- Autores: V.N. Gubko, V.F. Zalivakina, A.A. Kamanin, M.K. Domanskaya, E.A. Orlova, Centro Federal de Pesquisa do Instituto de Citologia e Genética do Ramo Siberiano da Academia Russa de Ciências
- Apareceu ao cruzar: Talalikhin 186 x Coração bovino por hibridização, seleção individual e em massa
- Ano de aprovação: 2000
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo fresco
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Tempo de amadurecimento, dias: 118
- Condições de cultivo: para terreno aberto
- Rendimento de fruta comercializável,%: 34
A variedade de tomate Danko criada na Sibéria conseguiu conquistar os proprietários de chalés de verão pela sua despretensão, combinação de tamanho compacto e frutificação abundante. Por ser um produto de seleção nacional, é zoneado para cultivo na maioria das regiões do país, sendo uma boa opção tanto para iniciantes quanto para horticultores experientes.
Descrição da variedade
A variedade é determinante, diferencia-se pela folhagem fraca e ramificação média. O arbusto em si é compacto, subdimensionado. A altura média não ultrapassa os 50-55 cm As placas das folhas são verdes, com ondulações fracas. O tomate forma inflorescências complexas.
As principais qualidades da fruta
A variedade Danko recebeu esse nome devido ao formato incomum da fruta - em forma de coração, com nervuras pronunciadas. Crescem grandes, até 300g, mas o peso médio varia na faixa de 96-171 G. A cor da casca da fruta madura é vermelha, as imaturas são verdes, com uma mancha mais escura no pedúnculo. No interior existe uma polpa carnuda. As frutas são propensas a rachar com muita umidade, você não deve ser excessivamente zeloso em regar durante o período de frutificação.
Características do sabor
O sabor refrescante deste tomate é adequado para saladas. A polpa é suculenta e doce. Os sabores se complementam harmoniosamente.
Amadurecimento e frutificação
A variedade é meia-temporada, do momento da germinação até a colheita leva cerca de 118 dias.
Produção
O tomate Danko é classificado como uma variedade frutífera com taxas de colheita de até 3,4 kg / m2. O rendimento de frutas comerciáveis está abaixo da média, cerca de 34%. Em termos de rendimento, Danko supera o padrão.
Momento de plantio de mudas e plantio no solo
Sementes de tomate Danko podem ser semeadas para obter mudas em março, de 1-2 décadas. Após 60-65 dias a partir do momento da germinação, as plantas podem ser transferidas para um campo aberto ou para uma estufa.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Devido ao tamanho compacto do arbusto, o tomate Danko é adequado para plantio denso. 7-9 plantas podem ser colocadas em 1 m2.
Crescendo e cuidando
Os tomates Danko podem ser cultivados em campo aberto e em casa de vegetação. A semeadura é feita em solo levemente compactado, em seguida, uma camada de cobertura morta de turfa com espessura de cerca de 10 mm é colocada no topo.O material plantado é regado cuidadosamente por uma peneira com água morna e coberto com papel alumínio até o surgimento dos brotos. Com os primeiros brotos, é retirado, as mudas são colocadas em local bem iluminado, mantendo o regime de temperatura nos primeiros 7 dias a +15 graus, depois até +22.
Uma escolha é feita quando 2 folhas verdadeiras aparecem. As plantas são transferidas para um local permanente mais tarde. O arbusto deve ter pelo menos 6-7 folhas inteiras e 1 cacho de flores. É realizado um pré-endurecimento, contribuindo para uma melhor aclimatação das plantas.
Escolha áreas bem iluminadas para colocação em terreno aberto. As plantas são sensíveis à luz solar, respondem bem ao aquecimento do solo. Mas mesmo no melhor local, deve-se esperar um pouco com o plantio, se o solo não aquecer, a ameaça de geada persiste. Após a transferência para um novo local, as plantas são regadas abundantemente e, em seguida, nenhuma umidade é adicionada nas próximas 2-3 semanas.
A formação desta variedade de tomates ocorre em 2-3 hastes. Isso é necessário para aumentar a intensidade da frutificação. O enteado e a liga não são obrigatórios aqui. Os rebentos não se formam com muita abundância, mas se houver muitos, vale a pena cortar manualmente os rebentos excedentes. Em condições de estufa, os arbustos se esticam mais, podem precisar de uma liga.
O cuidado básico com tomates desta variedade não é muito difícil. As plantas são regadas no máximo uma vez por semana; em caso de calor extremo, esse intervalo pode ser reduzido para 4 dias. Em seguida, o solo é necessariamente solto, coberto com turfa ou húmus, batata. A cobertura com complexos minerais e orgânicos especiais é realizada até 3 vezes durante a temporada.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
Danko é uma variedade altamente imune à maioria das doenças da cultura da erva-moura. Praticamente não é afetado por doenças fúngicas e virais, requer apenas raros tratamentos preventivos e desinfecção pré-planta da estufa. Como medida preventiva, você também pode usar a colocação de tomates longe de outras culturas de erva-moura. As pragas atacam os arbustos de forma bastante ativa, desde moscas-brancas e ácaros-aranha, pode ser necessário um tratamento especializado com inseticidas químicos, a Fitoverm fará.
Resistente a condições climáticas adversas
Danko combina muitas qualidades positivas, incluindo excelente tolerância à seca. Ele é capaz de suportar longos períodos sem precipitação, contenta-se com uma ingestão mínima de umidade. É uma sensação boa ao ar livre.
Visão geral da revisão
As opiniões dos produtores de vegetais sobre os tomates Danko podem ser geralmente consideradas positivas. Muitos jardineiros valorizam muito esta variedade pela aparência atraente dos frutos, seus tamanhos incomuns. Observa-se que a primeira colheita desta variedade é sempre a mais frutífera, e os ovários subsequentes já se formam menores. Muitos residentes de verão escolhem Danko por sua boa adaptação às condições de terreno aberto - você não precisa se preocupar com a necessidade de arejar a estufa ou regar com frequência.
E também os tomates dessa variedade costumam ser elogiados por sua resistência a doenças. Eles praticamente não precisam ser processados de podridão ou mosaico. Para aumentar a produtividade, proprietários experientes são aconselhados a racionar as escovas durante o período de floração, a formação dos ovários.
Os aspectos negativos dos moradores de verão incluem a tendência de quebra de frutas maduras, bem como o crescimento do mato. As desvantagens são também a baixa capacidade de transporte e manutenção da qualidade dos tomates. São mais indicados para saladas ou processamento, quando enlatados perdem grande parte de seu atrativo. Alguns horticultores reclamam da dificuldade de beliscar, assim como da frutificação tardia, mas aqui depende muito da região de cultivo.