- Autores: Portugal
- Sinônimos de nomes: Português DaCosta
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: universal
- Tempo de amadurecimento, dias: em estufa 110 dias, em campo aberto - 120
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Tamanho do arbusto: alta
- Altura do arbusto, cm: 120-200
- Característica de Bush: durável
A Dacosta Portuguesa é considerada uma das melhores variedades de tomate com frutos da gama rosa-framboesa. Esta é uma variedade rara e colecionável, cujas sementes não podem ser vistas em nenhuma loja de jardinagem. No entanto, basta comprá-los uma vez - e você terá material para plantar, pois as sementes podem ser aproveitadas de tomates maduros.
História de criação
Dacosta Portuguese - sinônimo de português da DaCosta - é uma variedade de tomate cultivado por criadores do ensolarado Portugal. É famosa pelo fato de que em 2017 esta safra foi incluída na lista de classificação das dez principais variedades de tomate.
Descrição da variedade
A planta indeterminada Dacosta Portuguesa cresce em campo aberto até 120-130 cm, em estufa protegida - até dois metros. É um arbusto muito forte, de folha média, não muito extenso, com inflorescências simples. A folhagem é verde, não apresenta pubescência. A variedade é cultivada em uma ou duas hastes.
As principais qualidades da fruta
A principal vantagem da Dacosta portuguesa é, claro, bonito rosa brilhante, de acordo com outras fontes - framboesa, frutas. São bastante densos, grandes, crescem em peso de 350 a 700 gramas, às vezes até um quilograma. Não há nenhum ponto verde na base, mas pode haver outros pontos mais claros.
Os frutos são arredondados, achatados nas duas faces, nota-se uma ligeira prega no pedúnculo, mas não necessária. Em todas as frutas existem pequenas câmaras, o número delas é 8, há poucas sementes, mas existem e podem ser utilizadas para o plantio. Polpa densa e suculenta.
Características do sabor
O sabor da Dacosta é doce português, há azedume, mas é pouco expresso, mas um cheiro característico rico em tomate está presente. Frutas deliciosas, aromáticas, carnudas e suculentas são adequadas para absolutamente todos os tipos de uso na culinária: saladas, molhos, sucos e outros pratos. Os tomates com framboesa grande são ideais para consumo in natura. É verdade que eles não são adequados para enlatados devido ao seu enorme tamanho.
Amadurecimento e frutificação
A cultura da seleção portuguesa é a meia-temporada. Os primeiros tomates amadurecem 110-120 dias após o plantio das sementes no solo.
Produção
Espera-se que a variedade de frutos grandes tenha altos rendimentos. Assim, no arbusto Dacosta português, os afortunados proprietários de plantas do seu jardim recolhem até 7 kg de frutos cor-de-rosa. E se você contar por metro quadrado, obterá até 20 kg de tomates.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
O tomate português Dacosta é cultivado exclusivamente através de mudas. As datas de semeadura variam dependendo da zona climática:
- territórios no sul - nos últimos dias de abril;
- na faixa do meio - após 15 de abril;
- no norte - os primeiros números de abril.
Se o plantio em estufa for realizado, você deve começar semeando as mudas 2 semanas antes.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
O número de plantas plantadas em uma área de 1 m2 vai depender da quantidade de troncos deixados na mata. Se uma planta de caule único é cultivada, até 4 arbustos são colocados no quadrado, se em dois troncos - 3.
Crescendo e cuidando
A Dacosta Portuguesa pode ser plantada num canteiro de jardim apenas quando o solo é aquecido a uma distância de 15 centímetros de profundidade. Mesmo assim é necessário, o risco de geadas recorrentes já passou. Antes do plantio, as mudas devem ter entre 45 e 55 dias.
Ao escolher um território para os tomates, é aconselhável colocá-los em uma área bem iluminada. Os canteiros com Dakosta portuguesa não são colocados onde as águas subterrâneas passam bastante próximas, e também se as plantas da família Solanaceae cresceram no local antes. Os melhores predecessores de tomates são melões e cabaças.
Será útil aplicar uma série de fertilizantes antes do plantio, como húmus, além de esterco (mas apenas aquele que já foi enchido demais), excrementos de galinha. Se o solo tiver uma acidez superior ao necessário, corrige-se com cinzas, misturando-se ao solo.
Os arbustos altos da Dacosta portuguesa devem ser amarrados. É melhor usar um fio sintético - ele não apodrece.
Regue a cultura se o solo secar, a uma taxa de 2-3 litros de líquido por planta.
A Dacosta Portuguesa reage a qualquer alimentação. Se você aplicar fertilizantes regularmente, alimentando os arbustos a cada 2 semanas, os tomates da variedade ficarão maiores e mais saborosos.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.