- Autores: Gorshkova N.S., Tarasenkov I.I., Bekov R.Kh.
- Ano de aprovação: 1999
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: universal
- Período de amadurecimento: cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 95-105
- Condições de cultivo: para terreno aberto
- Rendimento de fruta comercializável,%: 74-100%
- Altura do arbusto, cm: 40-55
Na rotina do trabalho diário, nem todo jardineiro tem tempo para cuidar integralmente da plantação diariamente. Residente de verão do tomate é adequado para essas pessoas. É despretensioso e tem um rendimento estável.
História de criação
O criador da variedade foi a empresa de sementes "Poisk", com o apoio do Instituto de Pesquisa de Vegetais e Criadores de Todas as Rússias Gorshkova N. S., Tarasenkov I. I., Bekova R. Kh. O registro no Registro do Estado data de 1999. A cultura foi criada para terreno aberto.
A área de cultivo recomendada é a região do Cáucaso do Norte. Mas muitos residentes de verão já ouviram falar da nova variedade e, com o tempo, ela se enraizou em muitas áreas. Até o momento, o tomate residente no verão é cultivado em toda a Rússia.
Descrição da variedade
O tomate verão residente pertence a culturas determinantes com baixo vigor. A altura do caule chega a 40-55 cm. Além disso, seu crescimento pára. A copa do arbusto é semi-espalhada, há ramificações presentes.
O caule é poderoso, espesso e robusto. Isso se deve ao fato de a variedade ter sido criada diretamente para o cultivo em campo aberto e ser capaz de se adaptar a qualquer condição climática. E também os arbustos têm um sistema radicular bem desenvolvido.
As folhas são médias, estreitas, oblongas. Sua cor é verde profundo, com um brilho fosco. A placa tem secção mediana e veias características. Existem grandes bordas irregulares ao longo das bordas. Não há rugosidade nas folhas.
As inflorescências são formadas nos entrenós. Eles são racemosos em tipo. Os botões são de tamanho médio, amarelos claros na tonalidade. Existem 10 ovários por inflorescência.
Os residentes de verão recomendam deixar de 2 a 4 ramos no mato. Em um ramo de 4 a 6 frutos são formados.
As vantagens incluem:
termos de amadurecimento;
cuidado com arbustos;
versatilidade de frutas;
transportabilidade;
validade;
despretensão no solo;
a capacidade de crescer em ambientes internos ou externos sem perder o rendimento.
Das desvantagens, pode-se notar:
suscetibilidade a certas doenças fúngicas;
devido à severidade do fruto, é necessário amarrar os arbustos.
Atualmente, existem outras variedades de tomate com nome semelhante no mercado:
Residente de verão dos Urais;
Residente de verão do Kuban;
Residente de verão F1.
Tirando o nome, essas culturas são completamente diferentes. Eles diferem em características e têm fabricantes diferentes.
As principais qualidades da fruta
Os frutos são de forma esférica, mas também os redondos achatados. O peso de um tomate é de 55 a 93 g. Com os devidos cuidados e alimentação constante, o peso da fruta pode aumentar.
O fruto pega bem no caule.
A casca é média, não racha. A capa é lisa, sem nervuras, brilhante. A cor dos tomates é vermelha ou vermelho-púrpura.
A polpa é firme, suculenta e não aquosa. O número de câmaras é de 4 a 6, pequenas sementes são formadas nelas.
As frutas são consumidas frescas para saladas. A variedade é adequada para enlatamento e secagem.
Características do sabor
Tomate Summer residente tem um gosto final agradável com um ligeiro azedume, que é típico de todos os tomates.
Amadurecimento e frutificação
A variedade Dachnik pertence a culturas de maturação precoce. O amadurecimento dura 95-105 dias. Embora os frutos se formem rapidamente, a própria frutificação se estende ao longo do tempo, e a colheita ocorre em pequenos lotes de 15 de julho a 20 de agosto.Nas regiões do sul, a colheita pode começar no início de julho e nas latitudes dos Urais - apenas em agosto.
Produção
Com cuidados irregulares com as plantas, o rendimento é de 4 kg por arbusto. Por ser uma variedade com bons indicadores de transportabilidade, é cultivada em escala industrial e o rendimento médio é de 251-347 c / ha.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
Para as regiões do sul, a germinação prematura das mudas não é necessária. As sementes podem ser plantadas imediatamente em terreno aberto após o preparo do solo. Após 3-3,5 meses, a primeira safra pode ser colhida.
Mas para regiões de climas mais frios, essa opção de semear não será eficaz, elas simplesmente não germinarão.
Caixas de mudas são preparadas para a semeadura. Neste momento, as sementes são embebidas em água derretida e, em seguida, embebidas com um cotonete com uma solução de permanganato de potássio.
Os poços da caixa devem ser feitos com 2 cm de profundidade, após o plantio, o solo é umedecido, coberto com papel alumínio e transferido para o peitoril da janela. As sementes brotarão em 5-7 dias. Depois disso, o filme pode ser removido.
É necessário regar as mudas com um borrifador. Os fertilizantes são aplicados na forma líquida. As mudas mergulham somente depois que o arbusto formar 2 folhas fortes.
A temperatura média da sala deve ser de +22 graus.
No início de maio, as mudas são levadas para fora para aclimatação. É necessário plantar no solo entre 15-20 maio ou 50 dias após a eclosão das mudas. Se você plantar mudas mais maduras, então não conseguirá criar raízes em um novo lugar ou ficará doente por muito tempo. Eventualmente, a floração e a frutificação serão deslocadas para uma data posterior.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro será capaz de colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
A área selecionada deve ser desenterrada, durante a aplicação de fertilizantes. Em seguida, o solo é derramado abundantemente com água e deixado durante a noite. Durante este tempo, todo o excesso de umidade será absorvido.
Além disso, os poços são formados com não mais de 15 cm de profundidade.O nitrato de amônio pode ser derramado no fundo do buraco para estimular o crescimento.
Após o plantio das mudas, cada arbusto é derramado com água. A próxima rega é feita após 1 semana.
A distância entre os arbustos deve ser de 70x60 cm. Os jardineiros recomendam não plantar mais de 6 arbustos por m2. Embora as mudas sejam compactas, seu grande acúmulo pode criar sombra e alguns frutos não terão luz solar suficiente.
Crescendo e cuidando
Embora o tomate verão residente seja despretensioso no cuidado, ainda é necessário observar alguns pontos agrotécnicos para aumentar a produtividade.
A variedade difere porque não precisa ser fixada. Mas, ao mesmo tempo, vale a pena retirar as folhas inferiores para uma circulação uniforme do ar.
Os pinos de gravata devem ser preparados. Sua altura deve ser de 0,6 m.
A rega é efectuada de acordo com o horário, à noite. A água deve estar calma e quente. Regado estritamente até a raiz.
A cobertura é aplicada após regar no solo úmido, então o sistema radicular não será queimado. Os fertilizantes devem conter elementos que contenham nitrogênio, bem como potássio e flúor.
O afrouxamento e a remoção de ervas daninhas desempenham um papel importante.A limpeza oportuna das ervas daninhas ajudará os arbustos a se desenvolverem corretamente, absorvendo todos os elementos benéficos. Se não houver possibilidade de remoção frequente de ervas daninhas, pode-se cobrir o solo com serragem ou feno.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
Residente de verão do tomate é suscetível a doenças fúngicas - requeima. A doença se desenvolve rapidamente em ambientes úmidos e em baixas temperaturas.
É melhor pulverizar os arbustos com fungicidas antes que os ovários se formem. Isso ajudará a evitar o aparecimento de doenças fúngicas.
A cultivar também é suscetível à mosca-branca. A luta contra essa praga é muito longa. É necessário escolher os produtos químicos corretos para que não afetem a fruta. Dos remédios populares, uma infusão de tabaco, mil-folhas ou alho é mais frequentemente usada.