- Autores: Gavrish S.F., Morev V.V., Amcheslavskaya E.V., Volok O.A., Gavrish F.S., Nesterovich A.N.
- Ano de aprovação: 2004
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo fresco
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Tempo de amadurecimento, dias: 111-118
- Condições de cultivo: para estufas de filmes
- Tamanho do arbusto: vigoroso
- Altura do arbusto, cm: mais de 200
Junto com os tomates de frutas vermelhas, os tomates com uma cor exótica são muito procurados entre os residentes e agricultores no verão. Uma delas é uma variedade de meia temporada com o nome incomum de Chukhloma - a mais produtiva, crescendo em condições de estufa.
História de criação
Este tipo de tomate foi desenvolvido por um grupo de cientistas da empresa agrícola "Gavrish" (E. V. Amcheslavskaya, O. A. Volok, A. N. Nesterovich, S. F. Gavrish e V. V. Morev) nos anos 2000. Em 2004, o tomate foi incluído no cadastro de aprovado para uso. As regiões mais favoráveis para o cultivo são Central, Volgo-Vyatka, Central Black Earth, Norte, Norte do Cáucaso e Noroeste. A variedade é produtiva em casa de vegetação, mas no jardim o tomate também pode crescer e dar frutos. O tomate é cultivado em solo desprotegido na parte sul do país.
Descrição da variedade
Chukhloma é uma planta alta de tipo indeterminado. Em condições favoráveis, o arbusto pode crescer até 200 cm ou mais.A planta apresenta folhagem fraca com folhagem verde escura, tronco central forte com bordo denso, ramificação média, raiz desenvolvida e inflorescências simples. O primeiro cacho de flores aparece acima de 10-11 folhas, onde 12-15 frutos são formados. Os cachos de frutas são alongados e bonitos.
O cultivo de uma cultura de beladona inclui a formação de 1 haste se o tomate crescer em uma estufa, e 2-3 troncos se a planta crescer em terreno aberto. Além disso, é necessário retirar enteados desnecessários, em liga para suportes potentes e beliscando a parte superior. Os tomates têm um propósito universal - são consumidos frescos, são amplamente utilizados na culinária e também podem ser conservados em frutas inteiras.
As principais qualidades da fruta
O tomate Chukhloma é um representante vívido das colheitas de erva-moura de tamanho médio. Em média, o peso de um vegetal é de 110-120 gramas. O comprimento do fruto chega a 12-15 cm.O tomate é dotado de forma cilíndrica com superfície lisa. Um tomate maduro é uniformemente coberto por uma cor laranja brilhante e em estado de maturidade técnica - verde claro. A casca do tomate é densa, brilhante, mas não dura. Além disso, o vegetal é resistente a rachaduras, tolera bem o transporte e é caracterizado por uma longa vida útil - de até 2 a 3 semanas.
Características do sabor
O tomate tem um gosto excelente. A polpa é firme, carnuda e suculenta, com pequena quantidade de sementes. O corte não apresenta vazios na polpa ou estrias brancas. O vegetal tem sabor equilibrado e aroma a sobremesa. A doçura domina o sabor. A acidez só pode aparecer se a cultura crescer em condições desfavoráveis, onde há pouco calor e muita umidade. A polpa dos vegetais é rica em vitamina A.
Amadurecimento e frutificação
Chukhloma é um vegetal de meia temporada. Menos de 4 meses se passam desde a germinação em massa das mudas até os frutos maduros nos galhos - 111-118 dias. Os tomates são assados aos poucos nos pincéis, para que você possa desfrutar de tomates deliciosos e frescos por muito tempo. A variedade tem um período de frutificação prolongado. Os frutos aderem bem e não se desintegram mesmo com a maturação absoluta. O pico de frutificação começa na última semana de julho e vai até o início do outono.
Produção
O rendimento da variedade é avaliado como alto, o principal é seguir todos os conselhos da tecnologia agrícola.9,6 kg de tomates deliciosos podem ser cultivados e colhidos por 1 m2 - isso é declarado pelo fabricante da variedade. Na prática, os indicadores de rendimento são ligeiramente mais altos - 5-6 kg de tomates de um arbusto.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
A semeadura de mudas para o cultivo de mudas é realizada em março. As mudas são cuidadosamente separadas, desinfetadas em solução fraca de permanganato de potássio e tratadas com estimulante de crescimento, que contribui para o desenvolvimento e fortalecimento do sistema radicular. A germinação dos brotos ocorre no 6º ao 9º dia. Os agricultores recomendam cobrir as mudas com vidro ou plástico para acelerar a germinação em massa. Com a aparência de 2 a 3 folhas verdadeiras, os arbustos podem ser mergulhados em copos individuais. Isso é seguido pela fertilização. De 10 a 14 dias antes do transplante das plantas para um novo local, inicia-se o endurecimento das mudas, o que facilitará o processo de adaptação do tomate às novas condições de cultivo. O tempo de endurecimento aumenta diariamente.
Você pode transplantar mudas para uma estufa do final de abril até meados de maio e para um campo aberto - no final da primavera. Recomenda-se preparar o solo com antecedência.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro será capaz de colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Considerando não só a tecnologia agrícola, mas também a densidade, e as formas de arranjar os arbustos no local, você pode cultivar tomates saborosos e saudáveis sem nenhuma habilidade. Não devem ser plantados mais do que 5 sementes de tomate por 1 m2, o que proporcionará às plantas ar e sol suficientes. Os pés de tomate são plantados de acordo com o esquema de 40x60 cm.
Crescendo e cuidando
Os tomates devem ser cultivados em solo solto, fértil e respirável. O local deve ser limpo de ervas daninhas e outros detritos. Os tomates são termofílicos, portanto, muita luz solar ou luz deve incidir sobre o local. Não é recomendado plantar em canteiros onde costumavam crescer pimentas, berinjelas ou batatas.
Além do solo corretamente selecionado, não se esqueça da tecnologia agrícola. O cuidado consiste nos seguintes procedimentos: regar com água morna embaixo da raiz, aplicar fertilizantes orgânicos (cobertura de raízes), afrouxar, capinar e mulching o solo, formando arbustos, retirando enteados, beliscando as copas no final da temporada, ligas nos apoios ou treliças, bem como proteção contra vírus e insetos. Em estufas, a ventilação regular é recomendada para ajudar a controlar os níveis de umidade.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
O tomate é resistente a muitas doenças da erva-moura - oídio, cladosporium, vírus do mosaico do tabaco, murcha de fusarium. Freqüentemente, os tomates desaparecem da requeima, mas as medidas preventivas não farão mal. O tratamento com preparações contendo sulfato de cobre pode proteger contra doenças fúngicas. As infestações de pragas podem ser evitadas aplicando sprays inseticidas oportunos. A pulverização pode ser realizada apenas até a formação dos ovários.
Resistente a condições climáticas adversas
A variedade apresenta excelente adaptabilidade a diferentes condições climáticas. Os tomates são resistentes às flutuações de temperatura, seca de curto prazo e calor. A única coisa a que a planta reage mal são as correntes de ar e a umidade prolongada, que causam doenças fúngicas.
Regiões em crescimento
A zona mais favorável para o cultivo de tomates Chukhloma é a parte europeia da Rússia. Recentemente, a geografia do cultivo de safras se expandiu um pouco em direção à Ucrânia e à Moldávia.
Visão geral da revisão
Esta variedade é amplamente cultivada por jardineiros, fazendeiros e fazendeiros. Isso se deve ao fato do tomate ser dotado de técnicas agrícolas simples, pouco exigentes quanto ao clima e solo, além de excelente rendimento e alto sabor de frutas. Além disso, o tomate cativa com sua composição de polpa benéfica e aparência atraente. Das deficiências, pode-se apontar a necessidade de ligas e beliscões regulares.