- Autores: Vasilevsky V. A., Nalizhity V. M., Korotkov S. A., Dynnik A. V. (JSC Scientific and Production Corporation "NK. LTD")
- Ano de aprovação: 2001
- Sinônimos de nomes: Maravilha do Mundo, Chudo Sveta
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: universal
- Período de amadurecimento: maturação tardia
- Tempo de amadurecimento, dias: 120
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para terreno fechado
- Tamanho do arbusto: alta
Escolhendo um tomate para cultivar no jardim, o residente de verão prefere variedades despretensiosas, de excelente sabor, boa produção e finalidade universal. Nem todas as variedades se enquadram nesses critérios. Um deles não é apenas saboroso, mas também esteticamente atraente, o tomate Maravilha do Mundo, que cresce tanto em estufas quanto em solos abertos.
História de criação
O tomate Maravilha do Mundo é uma cultura vegetal com uma longa história, desenvolvida por um grupo de criadores nacionais da NK. LTD ", como Vasilevsky V. A., Nalizhity V. M., Korotkov S. A., Dynnik A. V. Foi inscrito no Registro Estadual de Conquistas de Reprodução da Federação Russa e também teve permissão para usar a cultura em 2001. A variedade destina-se ao cultivo em campo aberto, mas, na prática, o tomate cresce bem em casa de vegetação. Tomate dividido em todas as zonas climáticas do país.
Descrição da variedade
A Maravilha do Mundo é uma planta indeterminada que cresce acima de 200 cm. Os arbustos altos são caracterizados por uma folhagem média com folhagem verde, caules centrais fortes e ramos flexíveis, um sistema radicular desenvolvido e inflorescências complexas. O primeiro cacho com frutos é formado acima de 11 folhas. Em cada cacho, 25-30 frutos são formados, às vezes até mais. Como regra, 5 a 6 cachos de frutas aparecem em cada arbusto.
Cada arbusto de tomate precisa ser formado em 2-3 hastes, em uma liga para um suporte confiável e remoção parcial dos enteados. Alguns jardineiros experientes também afinam a folhagem na parte inferior dos arbustos, o que evita o acúmulo de excesso de umidade.
O objetivo do tomate Maravilha do Mundo é universal. É consumido fresco, adicionado a vários pratos, em conserva, processado em massas e molhos e enlatado inteiro.
As principais qualidades da fruta
O vegetal representa uma classe de tomates de frutas médias. O peso médio do fruto é de 80 gramas. Em estado de maturação absoluta, o tomate é uniformemente coberto por uma rica cor amarela. Na fase de maturação técnica, o vegetal apresenta-se de cor verde claro com uma mancha escura no pedúnculo. A forma dos vegetais é incomum - obovate com um "nariz". Externamente, os tomates lembram limões.
A superfície do tomate é brilhante com uma leve nervura. A casca do vegetal é bastante densa, mas nem um pouco dura. Os tomates são caracterizados pela resistência a rachaduras e longa vida de prateleira. Eles toleram bem o transporte, sem perder o sabor e a comercialização.
Características do sabor
Os tomates são deliciosos. A polpa é carnuda, moderadamente firme e suculenta. O sabor é dominado por uma doçura pronunciada, que às vezes é complementada por um ligeiro azedume. O sabor pode variar ligeiramente devido às condições climáticas. O aroma das frutas é de sobremesa, não muito brilhante. No corte da polpa, há um leve teor de açúcar. O tomate praticamente não tem sementes. A vantagem da variedade é sua composição única, que contém 5% de açúcares e beta-caroteno.
Amadurecimento e frutificação
Os tomates da Maravilha do Mundo são cravos-da-noite de maturação tardia. A partir do momento em que ocorre a germinação em massa das mudas, passam-se 120 dias para os tomates maduros nas escovas. O período de frutificação da cultura é estendido.O pico de frutificação ocorre no final de julho, agosto e pode se arrastar até os primeiros dias frios.
Produção
Os indicadores de rendimento desta espécie de tomate são impressionantes. Sob condições favoráveis e tecnologia agrícola adequada, 1 arbusto pode produzir até 8 kg de tomate limão. Em média, 5,5-6,2 kg de vegetais podem ser cultivados por 1 m2.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
A cultura de vegetais é cultivada pelo método de mudas. Para isso, são semeadas as sementes, que primeiro devem ser classificadas, desinfetadas em solução de permanganato de potássio e tratadas com estimulador de crescimento. A semeadura é realizada no final de março - início de abril. A germinação rápida e o crescimento saudável dos arbustos são observados em condições especiais - temperatura ambiente de 20-25 graus e iluminação por 12-14 horas. Após a germinação em massa das mudas (por 5-7 dias), os indicadores de temperatura diminuem ligeiramente.
Na fase de aparecimento de 2-3 folhas, as plantas podem ser plantadas em vasos individuais, o que ajuda a fortalecer o sistema radicular das mudas. No processo de cultivo de arbustos, não se esqueça de regar e alimentar. De 10 a 14 dias antes do transplante para um novo local, os tomates começam a endurecer, expondo-os ao ar fresco todos os dias. Isso ajudará os tomates a se adaptarem rapidamente às novas condições de cultivo.
Você pode transplantar tomates com 2 meses de idade. Nesta fase, o arbusto deve ter 6-7 folhas e 1 cacho de flores. Na estufa, o desembarque ocorre um pouco mais cedo, e no jardim no final de maio - início de junho.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro será capaz de colher. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
É necessário plantar as mudas corretamente para que as plantas fiquem confortáveis, haja luz e ar suficiente. 3 arbustos podem ser colocados em 1 m2, não mais. Com esse plantio, os rizomas dos arbustos não vão interferir uns nos outros. O esquema de 50x70 cm é considerado o ideal para o plantio.
Crescendo e cuidando
Este tipo de tomate não é muito caprichoso, mas o máximo retorno é observado com os devidos cuidados e condições favoráveis de cultivo. O solo deve estar livre de gramíneas e ervas daninhas, com acidez neutra e respirável. Solo solto e fértil é considerado ótimo. É estritamente proibido plantar tomate em uma área onde berinjela, pimentão e batata foram seus predecessores.
O tomate, além da área corretamente selecionada, necessita de cuidados regulares - rega moderada com água sedimentada, introdução de fertilizantes minerais contendo potássio e fósforo, afrouxamento e capina do solo, formação e amarração de arbustos, retirada de enteados e ralo de folhagem (se necessário ), proteção contra insetos e vírus nocivos, bem como aeração se os tomates forem cultivados em uma estufa.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
O tomate tem boa imunidade a muitas doenças e pragas. Ele tolera firmemente a phytophthora, apesar do amadurecimento tardio. Já para o vírus do mosaico do tabaco e a mancha marrom, a variedade é menos resistente a eles, portanto, a pulverização preventiva deve estar presente. Se falamos de pragas, então na maioria das vezes os tomates são suscetíveis a ataques de ursos, mosca-branca, ácaros-aranha e pulgões, o que ajudará a se livrar dos tratamentos preventivos.
Resistente a condições climáticas adversas
A tolerância da variedade ao estresse permite que a cultura cresça e frutifique em diferentes condições climáticas. os tomates toleram uma seca curta, pulos repentinos de temperatura e calor. Vento forte, correntes de ar e excesso de umidade são refletidos negativamente nos tomates, portanto, a rega deve ser controlada.