- Autores: Gavrish S.F., Morev V.V., Amcheslavskaya E.V., Volok O.A. (LLC "Gavrish Breeding Firm")
- Ano de aprovação: 1999
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo in natura, para preservação de frutas inteiras
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Tempo de amadurecimento, dias: 110-120
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Marketability: Boa
- Transportabilidade: Boa
Chio-Chio-San é uma marca popular de doces na URSS. O tomate, que leva o nome deste doce, foi registrado no Registro Estadual da Federação Russa em 1999. Ao longo dos anos, o tomate foi testado por muitos jardineiros e conquistou uma reputação brilhante.
Descrição da variedade
O arbusto é indeterminado, de tamanho médio, 120-200 cm de altura. O limite superior de crescimento é determinado a critério do próprio jardineiro, mas durante o verão na faixa do meio, o arbusto geralmente atinge 150-170 cm. As folhas são de tamanho médio, opacas, com um leve ondulado, a folhagem é médio. Os caules são grossos e poderosos. A primeira inflorescência é formada sobre a 9ª folha, as subsequentes - a cada 3 folhas.
As principais qualidades da fruta
Os frutos são pequenos, ovóides, pesando até 40 gramas, coletados em cachos de 30 a 50 ou até mais pedaços. Os pincéis se distinguem por uma estrutura peculiar: primeiro, uma massa de frutos é amarrada, depois as folhas aparecem e, então, o pincel volta a crescer - lembra um galho de árvore. A cor dos frutos maduros é rosa, verde - mesmo verde claro. A pele é lisa, brilhante e firme. A variedade demonstra boa qualidade de conservação e transportabilidade.
Características do sabor
Frutos de sobremesa, muito saborosos. Todas as variedades de frutos rosa têm um sabor delicado, aromático e refinado. A variedade Chio-Chio-San é um representante digno desta categoria. Seus pequenos tomates são doces, encorpados e de sabor brilhante. A polpa acrescenta prazer: é macia, carnosa e oleosa, derretendo. As frutas são excelentes para consumo in natura e para preservação, são versáteis. Chio-Chio-San é maravilhoso, fresco sozinho, em saladas, sanduíches, sobremesas, bebidas, coquetéis. É salgado e em conserva inteiro. Com excesso de colheita, também é indicado para preparações, para as quais se costuma comer tomates grandes: saladas de inverno, ketchups, lecho, molhos e massas.
Amadurecimento e frutificação
A variedade é no meio da temporada, amadurece em 110-120 dias.
Produção
O rendimento é excelente mesmo para uma variedade moderna de frutos pequenos, 7,8 kg por 1 quadrado. m. Um arbusto dá até 4 kg de tomates. No contexto de variedades modernas que prometem até 15 kg por 1 sq. m, pode parecer modesto, mas os números Cio-Cio-San são confiáveis e comprovados pela prática. Com o cultivo prolongado, você pode obter muito mais do tomate, seu potencial é suficiente.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
As sementes são semeadas na época normal para as variedades de meia temporada: no final de março - início de abril. Faz sentido semear mais cedo se for possível providenciar iluminação complementar para as plantas. Como todas as variedades altas, o Cio-Cio-San pode crescer. Mudas prontas são plantadas em estufas em maio, em campo aberto no final de maio - início de junho.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Entre as linhas são mantidas a 60 cm, entre as plantas a 40 cm.
Crescendo e cuidando
A variedade Chio-Chio-San é despretensiosa, mas, como qualquer variedade indeterminada, não forma um caule puro por conta própria. É necessário regular o crescimento da planta. Jarreteira, modelagem e fixação são necessárias. O número de enteados e o crescimento da planta podem variar dependendo de suas próprias necessidades. Para safras mais abundantes, sobram 2 hastes, spud para formar raízes adicionais. O método clássico - cultivo em 1 haste, permite que você obtenha uma boa colheita mesmo em regiões difíceis.
Monitore cuidadosamente o crescimento das escovas para não confundi-las com hastes. Você não deve cortar os pincéis depois que as folhas aparecerem neles.
Rasgue todas as folhas em excesso. Certifique-se de remover as folhas sob o ovário inferior, quando quase todos os tomates atingirem o tamanho desejado. Se as folhas estiverem sujas, amareladas ou enrugadas, elas são removidas sem piedade ainda mais cedo. O próprio arbusto também é desbastado, para que as escovas fiquem à vista. Isso economiza a força da planta, permite que ela envie nutrientes não para as copas, mas para os tomates. Os iniciantes costumam ter medo de que o arbusto enfraqueça. A arrancada excessiva de folhas, de fato, não será benéfica e, com muitas variedades, esse procedimento pode ser negligenciado. Mas com o tomate Cio-Cio-San, é muito desejável. O arbusto é muito ativo, liberando constantemente novos brotos. Se não retirar o excesso, na hora da frutificação, os pincéis com tomate não serão visíveis nas moitas de copas. Na Sibéria e nos Urais, é melhor não deixar mais do que 3-4 escovas em um arbusto. O resto dos ovários não terá tempo de amadurecer de qualquer maneira e irá desperdiçar a força da planta em vão.
Durante o período de formação do ovário, sacudir as escovas será útil, mas mesmo sem isso, a variedade apresenta boa amarração. Como todos os tomates, a variedade adora uma temperatura uniforme, solo nutritivo e abundante, até rega.
Regar apenas pela raiz, certificando-se de que o solo está bem molhado. O solo deve secar bem entre as regas, mas não deve secar até virar pó. As interrupções no fornecimento de umidade afetarão adversamente a qualidade da colheita.
A variedade é ligeiramente afetada pela requeima, mostra boa saúde, mas perto de setembro nenhum tomate escapará deste flagelo. Para preservar o plantio, é aconselhável ajustar o cultivo para que a safra seja colhida antes do início das noites frias.
Pulverizar com Fitosporin será útil. É um concentrado de bactérias benéficas que habitam naturalmente o solo. Seu efeito nas plantas: estimulante, protetor. Os tratamentos podem ser realizados a qualquer momento.
É melhor não se deixar levar pela fertilização, o melhor é preparar bem primeiro o solo para o tomate, então seus nutrientes serão suficientes para toda a safra. Na hora de cavar acrescenta húmus, areia, se a terra for muito densa, cinza, que satura o solo com potássio, cálcio e magnésio, desinfeta e protege contra doenças e uma pequena quantidade de superfosfato. A frouxidão do solo é muito importante, os tomates adoram muita umidade, mas não toleram sua estagnação.
Você pode ajudar a planta amontoando. Os tomates constroem prontamente o sistema radicular. Eles se amontoam não quando é conveniente para o jardineiro, mas quando a própria planta deixa claro que está pronta para criar raízes adicionais rapidamente. Neste momento, tubérculos bastante grandes aparecem na parte inferior do caule.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Visão geral da revisão
Como qualquer tomate criado há mais de 10 anos, o tomate Cio-Cio-San também recebeu críticas negativas. Mas há surpreendentemente poucos deles, e quase todas as reivindicações podem ser dirigidas ao produtor da semente, e não à variedade (por exemplo, má germinação da semente). A maioria das críticas é unânime: a variedade é excelente. Particularmente impressionante é o enorme cacho de tomates que não cabe nem nas duas mãos. Durante o período de frutificação, o tomate atrai a atenção até mesmo no contexto de outros tomates cereja. É tão eficaz que pode ser usado como planta ornamental.
É despretensioso, embora, claro, seja mais agradável para jardineiros experientes que já automatizaram todos os cuidados - eles percebem a variedade como muito fácil de cuidar. O cultivo de variedades rosa indeterminadas que precisam de solo nutritivo e bom para regar pode parecer assustador para os iniciantes.
O sabor merece as notas mais altas. A variedade tem boa qualidade de conservação, pele fina que não explode em espaços vazios. Alguns jardineiros, incluindo os experientes, consideram a variedade a mais bem testada.