- Autores: Kozak V.I.
- Ano de aprovação: 2007
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo in natura, para preservação de frutas inteiras
- Período de amadurecimento: meio cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 105-110
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Marketability: Alto
- Transportabilidade: excelente
O tomate Chibis dificilmente pode ser chamado de planta completamente nova. Mas essa variedade também não pode ser chamada de velha. É necessário compreender profundamente essa cultura e tirar a conclusão correta.
História de criação
O desenvolvedor do Chibis é o criador V.I. Kozak. A planta foi autorizada a crescer em jardins privados em 2007. Portanto, uma experiência considerável já foi acumulada em lidar com ele.
Descrição da variedade
É precisamente uma variedade, e não um híbrido, que, aliás, tem uma dinâmica de desenvolvimento determinante. Pode ser cultivada tanto em terreno aberto como em estufas sob uma película. Os arbustos de abibe atingem um máximo de 0,5-0,7 m, são cobertos por uma folhagem de tamanho médio e de uma cor verde simples.
As principais qualidades da fruta
Não há nada inesperado aqui. As bagas que acabaram de aparecer nesta planta serão verdes. À medida que amadurecem, eles ficarão vermelhos. A massa dos frutos, mesmo adultos, é de cerca de 55 g, formar-se-ão em inflorescências simples, em caules articulados; sempre observe o aumento da qualidade de manutenção da colheita.
Características do sabor
Chibis é caracterizado por uma alta densidade de polpa.
Amadurecimento e frutificação
Esta variedade pertence ao grupo intermediário inicial. Normalmente, a maturação da cultura é atingida 105-110 dias após a eclosão dos primeiros rebentos. O período de colheita predominante é julho. Obviamente, o clima pode fazer ajustes significativos neste cronograma.
Produção
A coleta chega a 3 kg de 1 planta. De acordo com outras informações, o rendimento é de 2,1 kg por 1 m2. Portanto, essa variedade é considerada uma planta frutífera. O que é bom, os bagos colhidos são fáceis de transportar.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
É necessário semear vasilhas com sementes no final de março ou na primeira década de abril. Normalmente, a prontidão para o transplante de mudas é alcançada no final da primavera ou na primeira década do calendário de verão.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
O sistema de plantio ideal, de acordo com os fornecedores de sementes, é 400x600 mm. Por 1 sq. m pode acomodar até 6 arbustos. Mas esta oportunidade não deve ser abusada.
Crescendo e cuidando
A eliminação de enteados, a menos que a planta esteja excessivamente coberta por eles, não será exigida. A colheita das mudas é realizada quando a primeira folha verdadeira é formada. A frutificação normal é possível sem uma liga. Abibes são ótimos tanto para jardinagem quanto para plantações. A manutenção do rendimento declarado é possível mediante o amadurecimento dos bagos retirados no estado branco.
O cuidado com as mudas é bastante comum. Teremos que mergulhar, regar. O molho de cobertura é aplicado de acordo com o esquema padrão para tomates.As mudas devem ser endurecidas antes de serem transferidas para um local de cultivo permanente. A rega dos arbustos nas cristas deve ser abundante uma vez a cada 7 dias.
No entanto, se chover, a rega deve ser menos intensa. É necessário afrouxar a terra 1 vez em 10-14 dias. Com a mesma frequência, a cultura deve ser alimentada com compostos complexos. Com o mais simples cuidado, uma grande quantidade de frutas pode ser colhida. O cultivo de bagas ligeiramente maiores é possível, sujeito à liga e à formação oportuna.
Para maior produtividade, remova todos os enteados abaixo da primeira escova. É indesejável tocar todos os outros. Depois de beliscar parcialmente, você definitivamente precisará de um suporte. Uma safra madura pode ficar pendurada por um longo tempo sem rachar. O rápido desenvolvimento da planta elimina o perigo da requeima, mas a prevenção de doenças por meio do tratamento com permanganato de potássio insaturado é perfeitamente possível.
As sementes também são desinfetadas com permanganato de potássio antes do plantio. A próxima etapa será necessariamente enxaguar em água corrente. O peróxido de hidrogênio pode ser usado em vez de permanganato. Também é aconselhável processar o material de plantio com ativadores de crescimento. Não há mais "truques" especiais.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
O apodrecimento e a quebra das frutas praticamente não afetam o tomate Lapis. Outras infecções podem ser potencialmente perigosas. As medidas de prevenção já estão bem desenvolvidas e não diferem de cuidar de outras variedades.
Regiões em crescimento
Você pode plantar um tomate Chibis e obter um bom resultado em:
Sibéria Ocidental;
Região do Volga;
áreas do Norte do Cáucaso e do Extremo Oriente;
a parte europeia da Rússia.
Visão geral da revisão
As avaliações dos jardineiros observam:
armazenamento longo desta variedade;
pequena altura dos arbustos;
sabor agradável;
inadequação para enlatados em latas;
uma impressão positiva já no primeiro pouso.