- Autores: Myazina L.A.
- Ano de aprovação: 2010
- Categoria: híbrido
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo in natura, para preservação de frutas inteiras
- Período de amadurecimento: cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 85
- Condições de cultivo: para estufas de filmes
- Marketability: Alto
- Altura do arbusto, cm: 30-40
Você pode decorar uma cama de jardim no campo ou um peitoril de janela de um apartamento com um arbusto de tomate decorativo escolhendo uma variedade adequada de tomates, que irá deliciar não só externamente, mas também com frutas deliciosas. Uma espécie de Cherripals de maturação precoce será adequada.
História de criação
A variedade de tomate Cherripalchiki é uma criação do talentoso criador russo L.A. Myazina. A safra de beladona foi adicionada ao Registro Estadual de Conquistas de Reprodução da Federação Russa em 2010. Mini-tomate zoneado em todas as regiões do país. A variedade mais produtiva quando cultivada em estufas do tipo filme.
Descrição da variedade
O tomate cereja é uma planta determinante que atinge uma altura de 30-40 cm. O arbusto subdimensionado é dotado de compactação, folhagem fraca, folhagem esmeralda clara, tronco central ereto e inflorescências simples. O primeiro cacho de fruto aparece acima da 6ª folha. Em um arbusto de tomate saudável, são formados até 10 cachos com 9-12 tomates em cada.
Ao cultivar uma variedade de frutas ornamentais, é necessário formar arbustos em 1-3 hastes e também amarrar os galhos para que não quebrem com o peso das escovas de frutas. A relva e o desbaste das folhas são efectuados à vontade. Se você quiser aumentar a massa de tomates, pode deixar 3-5 escovas de frutas no arbusto.
Cherripalchiks são caracterizados por um propósito universal, portanto, os tomates são comidos frescos, usados na culinária, enlatados inteiros, em conserva.
As principais qualidades da fruta
Os mini-tomates pertencem à classe dos frutos pequenos. Em média, um tomate ganha uma massa de 15-20 gramas, no entanto, em condições favoráveis, os vegetais crescem até 30-45 g. O comprimento dos tomates é de 5-6 cm. A forma dos bagos é cilíndrica com uma textura perfeitamente lisa superfície. A cereja madura apresenta-se revestida de uma rica cor vermelha e, na fase de maturação técnica, o vegetal apresenta-se verde claro. A casca da fruta é brilhante e firme, mas não dura.
Os tomates caracterizam-se pela resistência à fissuração, toleram bem o transporte e são armazenados por muito tempo sem perder o sabor, as qualidades úteis e comercializáveis. Após a remoção dos bagos verdes, eles podem ser armazenados por até 6 meses.
Características do sabor
Os tomates têm um sabor excelente, apesar do seu hibridismo. A polpa do vegetal é densa, carnuda e muito suculenta. O sabor é dominado pela doçura, agradável teor de açúcar e leve aroma de sobremesa. As sementes na polpa praticamente não são sentidas, pois são poucas e são muito pequenas.
Amadurecimento e frutificação
Tomates maduros precoces. Do momento da germinação dos brotos aos tomates maduros nas escovas, leva menos de 3 meses - 85 dias. Os frutos amadurecem juntos, por isso a colheita pode ser retirada com pincéis inteiros. O processo de frutificação é prolongado, então você pode saborear deliciosos tomates por 3 meses - de julho a setembro.
Produção
O rendimento da variedade é impressionante, apesar de os arbustos serem em miniatura. Observando todas as recomendações agrotécnicas, pode-se cultivar de 2,8 a 3 kg de tomate por 1 m2.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
A semeadura das mudas é realizada no início de abril. Um regime especial de temperatura de 22-29 graus e um efeito estufa, que pode ser obtido com vidro ou polietileno, ajudarão a melhorar as mudas. Após 5 a 7 dias, os brotos aparecerão. Durante este período, a temperatura ambiente deve ser reduzida em 18-20 graus.
O mergulho das plantas é realizado na fase de aparecimento de 2-3 folhas verdadeiras. Após a colheita, fertilizantes úteis são aplicados. 10-12 dias antes do transplante, as plantas começam a se preparar - endurecer, levando-as para o ar fresco. Na idade de 55-60 dias, os arbustos podem ser transplantados para um local de crescimento permanente.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
O método de colocação e a densidade do plantio de pés de tomate não são menos importantes do que a tecnologia agrícola da planta. Recomenda-se plantar 3-5 arbustos por 1 m2. Os tomates devem ser plantados de acordo com o esquema de 40x60 cm.
Crescendo e cuidando
A variedade é totalmente despretensiosa no cuidado, mas tem alguns requisitos para o solo, que deve ser bem fertilizado. Uma área favorável é a área onde costumavam crescer pepinos, rabanetes, abobrinhas e repolho. Uma cultura especial não requer cuidados, mas medidas básicas são recomendadas: regar, alimentar, capinar e soltar o solo, arejar a estufa, fazer jarreteira e formar arbustos, controlar a umidade e proteger contra insetos e fungos.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
Os tomates têm resistência genética a muitas doenças da erva-moura: Alternaria, requeima, podridão das raízes e apical, murcha de Fusarium. A pulverização oportuna com produtos biológicos ajudará a proteger contra invasões de insetos nocivos.
Resistente a condições climáticas adversas
O tomate híbrido não tem medo de um clima mutável ou frio. Cresce bem e frutifica com curta estiagem e tolera o calor. O principal é controlar a umidade do solo, uma quantidade suficiente de luz e ar.