- Autores: Blokin-Mechtalin V.I.
- Ano de aprovação: 2019
- Sinônimos de nomes: Cherrivera
- Categoria: híbrido
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo in natura, para decapagem e conserva
- Período de amadurecimento: cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: cerca de 90
- Condições de cultivo: para estufas de filme, para estufas
- Tamanho do arbusto: alta
O Tomate Cereja Vera conquistou muitos jardineiros com as propriedades gustativas de seus frutos, que lembram o sabor da melancia madura. No entanto, também possui uma série de vantagens que certamente atrairão os iniciantes no negócio de jardinagem.
História de criação
A cultura híbrida Cherry Vera é relativamente nova, obtida pela empresa agrícola "Partner", e aprovada para uso em 2019. Foi criada pelo conhecido especialista na área de melhoramento VI Blokin-Mechtalin. é chamado de forma mais simples - Cherrivera.
Descrição da variedade
A cultura é indeterminada, alta, com arbustos poderosos e ao mesmo tempo compactos de até 200 cm de altura. Consequentemente, requer liga, fixação e modelagem. Com base na descrição do fabricante, as buchas devem ser formadas em 1 haste. A planta é destinada ao cultivo em estufas, mas nas latitudes meridionais o tomate também é cultivado em solos abertos.
As folhas da planta são comuns, de tamanho pequeno e em tons de verde escuro. As inflorescências são de tipo simples, produzindo 15-25 tomates pequenos, mas com sabor excelente. A primeira inflorescência é formada atrás de 9 folhas.
Eles usam frutas frescas e para enlatados.
Dentre as vantagens da cultura, destacamos o seguinte:
excelentes propriedades de sabor;
excelentes qualidades comerciais;
amadurecimento uniforme, tamanho igual dos frutos;
frutos verdes amadurecem com sucesso e com alta qualidade no estado de depenado;
alto nível de proteção imunológica contra doenças típicas das culturas de beladona.
O híbrido também tem desvantagens:
a cultura não possui um grau confiável de resistência a pragas, portanto, na primavera, é necessário o uso de fungicidas comuns no processamento das estufas;
a necessidade de modelagem, fixação e ligas.
As principais qualidades da fruta
A forma do fruto é ovóide, ligeiramente nervurada, regular, com uma pequena ponta em forma de gota ligeiramente desenhada. Os frutos maduros são intensamente vermelhos, e os verdes são de tonalidades verdes claras. O peso de cada cereja é de cerca de 30 G. A superfície é lisa e brilhante. A casca é forte, a consistência é compactada - os frutos toleram bem o transporte e podem ser armazenados por muito tempo.
O número de frutos em um cacho é de 15 a 20. As inflorescências são intermediárias, a primeira é formada imediatamente após o 9º nó e, em seguida, após 2-3 nós. Talos de frutas com articulações.
Características do sabor
As propriedades gustativas dos frutos da cultura são altamente estimadas - são doces, lembrando o sabor das melancias de alta qualidade. Eles contêm uma quantidade significativa de licopeno, que tem um efeito benéfico no funcionamento do músculo cardíaco. O teor de açúcar da fruta é próximo ao da melancia.
Amadurecimento e frutificação
A maturação da cultura é precoce, cerca de 90 dias.
Produção
O nível de rendimento chega a 13,8 kg / sq. m.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
Você pode semear as sementes bem no início - em fevereiro.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
O esquema de plantio padrão da cultura é de 5 plantas por 1 m2 (50 x 50 cm).
Crescendo e cuidando
Visto que o principal método de cultivo é o método de estufa, então não se pode prescindir de mudas. Inicialmente, o material da semente deve ser separado, depois desinfetado em solução rosa-escura de manganês por cerca de 30 minutos. Em seguida, as sementes são lavadas e colocadas em gaze úmida por 1 a 2 dias para germinação. Isso é seguido pela secagem da semente até o nível de fluidez.
Semeie as sementes da cultura em vasos separados com um volume de pelo menos 0,3 litros. O cultivo conjunto de arbustos híbridos em recipientes não é recomendado, é melhor plantar cada planta separadamente, para não ferir suas raízes durante o transplante.
Condições de cultivo - regime de temperatura não inferior a +25 ° С na primeira fase (antes da emergência dos rebentos do solo) e não inferior a +20 ° С - no resto do tempo. O nível de umidade deve ser em torno de 70%. A iluminação deve ser mantida por pelo menos 10-12 horas.
O processo de cultivo é realizado na parte mais leve das instalações. Normalmente, os contêineres são exibidos em ou perto dos peitoris das janelas. Quando há falta de iluminação, a iluminação de fundo com lâmpadas fluorescentes é usada. Em locais mal iluminados, os arbustos logo se alongam, parecem fracos, de cor esverdeada pálida. As mudas da cultura se adaptam por muito tempo e muitas vezes ficam doentes.
A irrigação da cultura da cereja é feita com água extremamente morna e sedimentada, em pequenos volumes, mas o substrato deve estar completamente saturado de umidade. A frequência de irrigação é escolhida como moderada - o solo não deve ser alagado.
A alimentação de plantas é realizada não mais do que 1 vez em 14 dias. São introduzidos fertilizantes minerais e substâncias orgânicas, mas é mais conveniente usar complexos de fertilizantes prontos. Você sempre pode descobrir as proporções usadas nos materiais de orientação anexados aos fertilizantes acabados.
O procedimento de endurecimento para plantas de estufa não é realizado, mas se forem preparadas para locais abertos, então são endurecidas durante os 7-10 dias finais. A idade dos arbustos no momento do transplante deve ser de cerca de um mês e meio.
Os arbustos da cultura são plantados nos canteiros, observando a densidade de plantio de 5 pcs. por 1 sq. m, colocando-os em ranhuras ou orifícios. No final do processo de plantio, são regadas, as superfícies dos canteiros são cobertas com lascas de turfa, serragem ou feno. Sem cobertura morta, será necessário afrouxar o solo após cada rega, e ele secará mais cedo.
No plantio de arbustos em solo aberto, por serem altos, devem ser amarrados a suportes ou são utilizadas grades. É importante pensar sobre este procedimento com antecedência, colocando apoios nos locais de pouso.
O processo de irrigação das plantas é realizado durante toda a estação de crescimento - uma vez a cada 2-3 dias. A cultura não requer quantidades significativas de água tanto nos estágios iniciais de desenvolvimento quanto durante o amadurecimento em massa dos tomates. Em climas quentes, a irrigação mais frequente é necessária do que em períodos nublados. Perto do final da estação de cultivo, o grau de irrigação é gradualmente reduzido e então completamente interrompido.
Se os solos nos canteiros não forem cobertos com cobertura morta, cada irrigação deve ser seguida de um afrouxamento.
A cultura é alimentada pelo menos 3 vezes por estação - antes do início da floração e depois com uma pausa de 14 dias. Adubos para alimentação das lavouras são utilizados como padrão: nitrato, carbamida, superfosfato, sal de potássio, monofosfato de potássio e outros. Dilua as soluções de acordo com as instruções apropriadas. Dos remédios populares, são usadas infusões de estrume (1 a 10) e soluções de cinzas (1 colher de sopa por 10 litros).
A primeira colheita dos frutos ultraprecoces inicia-se cerca de 3 meses após o surgimento das mudas, e daí até a maturação completa.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A cultura tem alto grau de resistência ao principal complexo de doenças, mas o principal é que é tolerante à requeima. O híbrido também demonstra um bom nível de tolerância a nematóides Fusarium, Verticilose e vermes da raiz.