- Categoria: híbrido
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo in natura, para decapagem e conserva
- Período de amadurecimento: cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 95
- Condições de cultivo: para interior
- Marketability: Alto
- Transportabilidade: Sim
- Tamanho do arbusto: alta
- Altura do arbusto, cm: até 200
Junto com os tipos clássicos de tomate, muitos moradores de verão sonham com tomates que podem ser usados para decorar o jardim. Na maioria das vezes, os jardineiros preferem variedades de cereja que não são apenas saborosas, mas também esteticamente atraentes. Isso inclui o novo tomate maduro cedo Cherry Luba.
História de criação
Cherry Lyuba é uma novidade criada por um grupo de criadores russos cuja tarefa era desenvolver uma variedade com boa resistência ao estresse e doenças. O tomate apareceu no mercado em 2016. No entanto, a cultura ainda não foi inscrita no Registro Estadual de Conquistas de Reprodução da Federação Russa. Apesar da "juventude", a variedade híbrida conseguiu atrair a atenção de jardineiros e agricultores. Recomenda-se o cultivo de tomates em estufa, mas as flores de cerejeira também são produtivas no jardim da faixa sul.
Descrição da variedade
Cherry Luba é um arbusto alto de tipo indeterminado. A planta é esticada até 200 cm de altura e é caracterizada por um fraco espessamento de folhagem verde, um forte tronco central com uma borda, um sistema radicular profundamente ramificado que satura a planta de nutrientes e inflorescências simples. O primeiro cacho com frutos é formado acima da 9ª folha. 15-20 bagas são formadas em cada cacho de fruta. O comprimento do pincel chega a 20-25 cm.
Pertence à variedade universal, por isso os tomates são consumidos frescos, usados na culinária, na decoração de pratos, processados em molhos e bebidas, enlatados inteiros, em conserva.
Durante o período de crescimento, os arbustos de tomate precisam ser formados em 1-2 hastes, fixadas com alfinetes, se necessário, afinando a folhagem inferior e também amarradas a suportes poderosos.
As principais qualidades da fruta
Os mini-tomates representam uma classe de beladonas com frutos pequenos. O peso médio de uma baga é 30 gramas, e um pincel inteiro tem 350-450 g. Externamente, os tomates lembram bolas arredondadas de formato regular com uma superfície perfeitamente lisa. As cerejas maduras apresentam-se uniformemente revestidas de uma cor vermelha densa e, na fase de maturação técnica, os bagos apresentam-se de cor verde claro. A casca das bagas não é fina, mas muito firme, não sendo sentida ao comer. Os mini-tomates crescem quase da mesma forma em formato e tamanho.
Os tomates são resistentes a rachaduras, são bem transportados em caixas e podem ser armazenados por muito tempo sem perder o sabor e o apelo do mercado.
Características do sabor
Apesar de ser um híbrido, a cereja tem um sabor delicioso. A polpa do fruto é carnuda, tenra, suculenta, de textura densa e baixo teor de sementes. O sabor é dominado pela doçura, harmoniosamente combinada com leve acidez e aroma perfumado.
Amadurecimento e frutificação
Cherry Luba é uma variedade de tomate precoce. Do aparecimento da massa de brotos aos tomates maduros em cachos de frutas, apenas 95 dias se passam. A variedade tem um período prolongado de produção de frutos, o que permite a retirada dos frutos maduros até o início do outono. A fase de frutificação ativa ocorre em julho e pode durar até meados de setembro.
Produção
O rendimento da colheita é alto e estável. Sujeito a todas as regras da tecnologia agrícola por 1 m2, você pode cultivar até 12-15 kg de tomate doce.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
No final de março - início de abril, as sementes são semeadas, que são separadas e desinfetadas antes disso.Para uma germinação rápida e amigável, é recomendado fornecer um efeito estufa usando filme plástico ou vidro. Com o aparecimento de 2-3 folhas nos arbustos, uma colheita (assento) pode ser realizada. Para que os arbustos se adaptem rapidamente às novas condições de cultivo, eles são pré-endurecidos por duas semanas.
As mudas são transplantadas com a idade de 55-60 dias. Por esta altura, os arbustos devem ter 5-7 folhas e um cacho de flores. O desembarque é realizado no final de maio.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro será capaz de colher. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Seu crescimento, desenvolvimento e frutificação dependem de quão corretamente os pés de tomate são plantados no local. Recomenda-se colocar 3-4 plantas por 1 m2 se os arbustos forem mantidos em 1 tronco. Se em 2 hastes, não mais do que 2 arbustos. O layout ideal para o plantio é de 40x60 cm.
Crescendo e cuidando
A cultura é absolutamente despretensiosa em tecnologia agrícola, mas existem alguns requisitos para o solo. O solo deve ser leve, fértil, respirável e livre de ervas daninhas. Os melhores antecessores no local são abobrinha, repolho e rabanete.
O cuidado integral com o tomate inclui regar, alimentar, modelar e amarrar arbustos, remover enteados, remover e remover ervas daninhas do solo, ventilar a estufa e proteger contra vírus.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
Esta espécie é geneticamente resistente a uma série de doenças - vírus do mosaico do tabaco, murcha de fusarium e podridão apical. Os tomates da requeima raramente são afetados, uma vez que muitas vezes conseguem dar a safra principal antes que ela chegue.
Resistente a condições climáticas adversas
Devido à sua resistência ao estresse, os vegetais podem resistir a flutuações de temperatura, seca, calor e ondas curtas de frio. Sombra e correntes de ar são indesejáveis para a planta.