- Autores: EUA
- Sinônimos de nomes: Cherokee Roxo
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: semi-determinante
- Compromisso: consumo in natura, para suco, para ketchup e extrato de tomate
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Tempo de amadurecimento, dias: 110-115
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Tamanho do arbusto: alta
- Altura do arbusto, cm: 180
Uma variedade espetacular de tomate semideterminante, a Cherokee Purple foi criada nos Estados Unidos, mas tem sido cultivada com sucesso em todo o mundo. É universal em sua aplicação, mas as frutas são especialmente boas no processamento - na preparação de sucos, ketchups, pasta de tomate. O cultivo no clima russo pode ser realizado tanto em ambientes internos quanto externos, a variedade é muito valorizada pelos coletores por sua estabilidade na formação de ovários, propriedades gustativas únicas.
Descrição da variedade
Os arbustos altos desta variedade de tomate atingem a altura de 180 cm, têm caules grossos, folhas simples e de tonalidade verde tradicional. Os topos de densidade média, lembram uma batata. Os cachos de frutas incluem 4-5 tomates, até 8 deles são formados no caule.
As principais qualidades da fruta
Os tomates lindos e grandes com casca roxa atingem uma massa de 300-400 g, e seu formato é achatado e redondo, correspondendo à categoria da carne bovina. A polpa da fruta é borgonha-framboesa, com um gel de semente verde. As câmeras internas são pequenas, mas existem muitas.
Características do sabor
As frutas são tenras e doces, pouco adequadas para armazenamento. Propenso a rachar em galhos. As nuances do paladar são delicadas, com notas ácidas harmoniosas, aroma picante, pronunciado, com tons esfumados.
Amadurecimento e frutificação
O tomate Cherokee Purple é considerado meia temporada. O amadurecimento da fruta leva 110-115 dias.
Produção
A variedade é fecunda.
Momento de plantio de mudas e plantio no solo
Você pode semear no início ou meados de março. As mudas são transferidas para o solo não muito cedo, no final das geadas de retorno. Em média, na idade de 55-60 dias.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Os arbustos são grandes, portanto, requerem um plantio relativamente esparso. Não mais do que 3 arbustos são colocados por 1 m2.
Crescendo e cuidando
É comum formar arbustos da variedade Cherokee Purple em 2-3 hastes. No processo de crescimento, os enteados devem ser regularmente cortados à mão sob o pincel de flores inferior. E também, ao transplantar para o solo, os adereços são imediatamente organizados, em forma de treliças ou estacas individuais. É praticada a fixação a uma cerca de malha com barbante ou prendedores de roupa.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
O tomate Cherokee Purple é resistente às principais doenças da cultura da erva-moura. Mas ele precisa de proteção contra pragas. Com especial cuidado, vale a pena examinar os arbustos para a detecção de ácaros-aranha ou mosca-branca. É difícil eliminar essas pragas na estufa, portanto, a pulverização com inseticidas deve ser iniciada o mais cedo possível.
Entre as doenças que afetam esta variedade de tomate, pode-se distinguir a murcha de fusarium e a perna preta. Os riscos de seu desenvolvimento são especialmente elevados em estufas, onde o regime de ventilação é violado. É importante regular cuidadosamente a umidade do ar. E também será útil 2-3 vezes durante a temporada para realizar o tratamento com preparações fungicidas.
Resistente a condições climáticas adversas
O tomate tolera bem as mudanças de temperatura, cresce bem em condições extremas de calor e seca. O teor de umidade do solo deve ser regulado para evitar a formação de rachaduras na casca da fruta.
Regiões em crescimento
Recomenda-se plantar na faixa do meio e no norte da Rússia exclusivamente em condições de estufa. O cultivo ao ar livre só é possível no sul.
Visão geral da revisão
Cherokee Purple é uma variedade bem conhecida dos criadores americanos, mas para a Rússia este tomate roxo ainda é exótico. No entanto, muitos residentes de verão têm plantado com sucesso por mais de 15 anos consecutivos, sem dificuldade em obter safras abundantes. A frutificação é esticada, os tomates frescos podem ser colhidos até meados do outono. Em campo aberto, pode ser cultivada até na faixa do meio, sujeita a verões quentes e secos.
Os produtores de vegetais amadores falam muito sobre o sabor dos tomates Cherokee Purple. Recomenda-se utilizá-lo na confecção de sanduíches e sanduíches, acrescente a saladas e preparações que não requeiram conservação de frutas inteiras. A principal desvantagem da variedade é a má qualidade de conservação dos frutos. Eles enrugam facilmente após serem arrancados do arbusto e não se destinam ao armazenamento a longo prazo.