- Autores: Andreeva E.N., Sysina E.A., Nazina S.L., Bogdanov K.B., Ushakova M.I.
- Ano de aprovação: 2000
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo fresco
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Tempo de amadurecimento, dias: 115
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Marketability: Alto
- Tamanho do arbusto: alta
Os tomates choke são representados por variedades de todos os tipos de formas, tons e tamanhos. O tomate Elefante Negro, popular na Rússia, distingue-se pela sua cor original e dimensões impressionantes, daí o seu nome.
História de criação
Um pedido de registro da variedade Black Elephant foi submetido ao State Register em 1998 pela seleção de Moscou e empresa de horticultura Gisok LLC. Os autores da novidade foram criadores: Andreeva E. N., Nazina S. L., Sysina E. A. e vários outros. O originador é a empresa TomAgros. Em 2000, após testes, a variedade foi aprovada e recomendada para cultivo em quase todas as regiões da Federação Russa: do Noroeste ao Leste da Sibéria.
Descrição da variedade
O elefante preto é uma variedade frutífera de meio de temporada com arbustos altos (160-180 cm) semiformados de tipo indeterminado, grandes folhas parecidas com batata e grandes frutos achatados marrom-escuros pesando 185-350 g. É cultivado em terreno aberto e protegido.
As principais qualidades da fruta
Uma aparência incomum não é a única vantagem dos tomates de fruta preta: essas variedades contêm antocianinas, que colorem os vegetais com uma cor escura e têm uma série de propriedades benéficas para os humanos. Os frutos do elefante negro pertencem à classe da carne - são tomates carnudos, redondos e pesados. Os tomates verdes têm uma mancha verde-escura no pedúnculo e, com o tempo, são preenchidos com tons ricos de vinho, transformando-se em marrom-escuro. Uma mancha verde acastanhada freqüentemente permanece nos "ombros" de um tomate. Os frutos achatados e achatados distinguem-se pelas nervuras: de fracos a pronunciados.
O peso médio dos tomates Black Elephant é de cerca de 200 g, mas pode chegar a 350-400 G. Os frutos têm casca densa e polpa suculenta, carnuda de cor vermelha escura com câmaras de sementes verdes. A variedade é bem transportada, mas sua qualidade de conservação é curta: 1-1,5 semanas.
Características do sabor
O elefante preto, como muitas variedades "pretas", tem um sabor excelente. O aumento do teor de açúcar é harmoniosamente combinado com uma leve acidez e adstringência. Às vezes, o sabor mostra um toque de morango.
A variedade é consumida in natura e é considerada uma das mais deliciosas variedades de saladas. Embora para cozinhar lecho, sopa de tomate, molhos, também é adequado. Se você fizer suco com ele, deverá adicionar variedades de frutas vermelhas para dar cor.
Amadurecimento e frutificação
Em termos de maturação, pertence às variedades do grupo da meia temporada. Passam um pouco menos de 4 meses (115 dias) desde a germinação até a primeira colheita. O período entre o plantio no local e o início da frutificação é de 60 dias. Os tomates maduros não devem ser mantidos nos arbustos por muito tempo - eles começam a se deteriorar.
Produção
O alto rendimento da variedade é confirmado por muitos produtores de tomate. Segundo o originador, esse valor é de 8 kg / m². De acordo com avaliações de usuários, o Elefante Negro pode trazer até 5 kg de um arbusto e cerca de 15 kg de 1 m².
O momento de plantar mudas e plantar no solo
A semeadura para as mudas é feita em épocas diferentes dependendo do método de cultivo: na primeira década de março - com o método da estufa, no final de março - se os arbustos crescerem em campo aberto.
O tempo de plantio e as próprias mudas sob o filme e em uma área aberta serão diferentes em 10-15 dias.Em solo desprotegido, as mudas são transferidas somente após as temperaturas estabelecidas acima de zero, para solo aquecido e preparado.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
As mudas são colocadas na lavoura levando em consideração a estrutura de arbustos altos e extensos: 2 peças por 1 m². Ao formar uma planta em 1 caule, você pode plantar até 3 arbustos. É mantida uma distância de 60-70 cm entre as filas, de modo a evitar o espessamento e os problemas a ele associados.
Crescendo e cuidando
Na maioria das regiões da Rússia, com exceção das regiões do sul, a variedade deve ser cultivada em estufas de filme. O cuidado consiste em vestir sazonalmente, soltar e mulching o solo, abundante, mas não freqüente rega na raiz.
Na estufa, é necessário manter um nível ideal de iluminação e umidade, ventilar para que a umidade não estagnar e fungos não se desenvolvam, e a camada superior do solo deve ser renovada a cada 2-3 anos.
Altos, continuando a crescer ao longo da estação, os arbustos de elefantes negros requerem pinçamento obrigatório, remoção das folhas inferiores e amarração das escovas e caules ao suporte. O arbusto desta variedade tem 1-2 hastes. A primeira inflorescência aparece alta, acima de 8-9 folhas, e as subsequentes - a cada 3 folhas. As flores duplas emergentes devem ser removidas, frutos deformados são amarrados a partir delas.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
O elefante preto resiste bem a muitas doenças, mas pode ser afetado pela requeima e murcha fusarium dos tomates. A prevenção protegerá contra essas doenças fúngicas: desinfecção do solo, adição de aditivos (cal, cinza, giz, enxofre), cobertura morta com película preta.
Pulverizar com produtos bioquímicos e técnicas agrícolas salvará da invasão de pragas: soltar, montar armadilhas, plantar plantas parceiras.