- Autores: Kudryashov A.V.
- Ano de aprovação: 2017
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo fresco
- Período de amadurecimento: meio cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 110-115
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Marketability: Alto
- Tamanho do arbusto: alta
Para os amantes de variedades incomuns de tomate, muitos tipos são oferecidos, incluindo tomates de cor escura contendo uma grande quantidade de vitaminas. Isso inclui a variedade de açúcar preto de meados do início, que é produtiva tanto na estufa, quanto na estufa e no canteiro do jardim.
História de criação
O açúcar preto é uma planta exótica desenvolvida pelo cientista russo A.V. Kudryashov em 2016. Um ano depois (em 2017), a safra de beladona foi aprovada para uso e passou a fazer parte do Registro Estadual de Conquistas de Reprodução da Federação Russa. Recomendado para o cultivo de tomate em todas as zonas climáticas do país. A variedade é produtiva, crescendo tanto no jardim como nas estufas.
Descrição da variedade
O tomate varietal é um arbusto alto de tipo indeterminado. Em regra, os arbustos atingem uma altura de 230 cm, sendo a planta caracterizada por folhagem verde moderada, ramificação média, caule central forte, sistema radicular potente que penetra fundo no solo e inflorescências simples. Em cada cacho de frutas, de 4 a 5 bagas grandes são amarradas.
Os arbustos exigem a formação de 1-2 talos, a retirada regular de enteados extras e a obrigatória liga ao suporte, pois os ramos podem quebrar com o peso de tomates pesados. O vegetal tem como finalidade a salada, por isso é consumido fresco, muito utilizado na culinária, transformado em bebidas e molhos. A variedade não é adequada para enlatamento de frutas inteiras devido ao tamanho dos tomates.
As principais qualidades da fruta
Tomates O açúcar preto é um representante incomum de beladonas de frutos grandes. Um vegetal cresce até 250-300 gramas. A forma da fruta é redonda com um estriado perceptível na superfície. O tomate gigante maduro apresenta-se recoberto de uma cor castanha escura e, na fase de maturação técnica, o tomate é verde com uma mancha escurecida no pedúnculo.
A casca do vegetal é brilhante, fina, mas forte o suficiente. O tomate é dotado de resistência ao craqueamento, boa transportabilidade e longa vida útil. Apenas tomates muito maduros podem rachar.
Características do sabor
Este vegetal se destaca não só pela bela cor, mas também pelo excelente sabor. A polpa do tomate é moderadamente densa, açucarada e suculenta. O sabor do vegetal é adocicado, com leve acidez. A polpa contém cerca de 5% de açúcar. O sabor equilibrado combina-se harmoniosamente com o aroma adocicado de sobremesa. A polpa do vegetal é rica em antioxidantes, licopeno e vitamina C.
Amadurecimento e frutificação
O tomate é meio cedo. Da germinação dos brotos aos frutos maduros nos arbustos, passam-se 110-115 dias. A fase ativa de frutificação ocorre em julho-agosto. Os tomates temperam juntos em uníssono, embora o período de frutificação em si seja ligeiramente prolongado.
Produção
Os rendimentos das colheitas são altos. Em média, observando todas as regras para cuidar de uma planta, cerca de 20-21,5 kg de tomates deliciosos podem ser cultivados por 1 m2. Os residentes de verão observam que coletam um balde inteiro de tomates por 1 m2 por temporada.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
Uma safra de vegetais é plantada por meio de mudas. A semeadura é realizada no final de fevereiro, em março. A germinação ocorre após 6-8 dias. Para agilizar o processo de brotação, pode-se cobrir as caixas com mudas com vidro ou plástico. No estágio de aparecimento de 2-3 folhas, os arbustos mergulham em recipientes individuais. No processo de crescimento, não se esqueça de regar e alimentar.Uma semana antes da transferência das plantas, elas são endurecidas, o que lhes permitirá se adaptar rapidamente às novas condições de cultivo.
Os arbustos são transplantados com a idade de 55-60 dias. O plantio é realizado em meados de maio e em casa de vegetação duas semanas antes.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro será capaz de colher. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
A densidade e a disposição dos arbustos são muito importantes no momento do plantio. Recomenda-se plantar 3 arbustos por 1 m2. O layout ideal para o plantio é de 70x40 cm.
Crescendo e cuidando
As plantas são absolutamente despretensiosas de cuidar, mas um pouco exigentes quanto ao local de crescimento e à qualidade do solo. O solo deve ser fértil, solto, permeável à umidade e ao ar e apresentar equilíbrio alcalino neutro. Ao plantar tomate na horta, não se esqueça que a área deve ser abundantemente iluminada pelo sol.
O cuidado integral consiste em uma série de medidas: regar com água sedimentada, fertilizar, capinar o solo, modelar, amarrar e prender arbustos, controlar a umidade se o tomate crescer em uma estufa, bem como proteger contra fungos e insetos.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A variedade tem imunidade suficiente para resistir a doenças comuns do tomate - vírus do mosaico do tabaco, murcha de fusarium, podridão apical e da raiz. Também é importante notar que devido à sua maturidade precoce, a variedade evita a requeima.
Resistente a condições climáticas adversas
A cultura de vegetais tem excelente durabilidade e resistência, por isso a planta se adapta perfeitamente às condições climáticas, tolera facilmente a seca, o calor e os saltos bruscos de temperatura. A única coisa a que uma cultura é suscetível é umidade e correntes de ar excessivas.