- Autores: Nalizhity V. M., Korotkov S. A., Dynnik A. V., Kochkin A. V. (JSC Scientific and Production Corporation "NK. LTD")
- Ano de aprovação: 2000
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo in natura, para preservação de frutas inteiras
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Tempo de amadurecimento, dias: 110-115
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme, para estufas
- Transportabilidade: Boa
- Tamanho do arbusto: alta
Black Moor - esta cultura, atípica para o tomate, certamente irá interessar a jardineiros experientes e iniciantes pela sua despretensão, frutificação abundante e excelentes propriedades gustativas de frutas aromáticas e doces.
História de criação
Esta variedade interessante foi criada por seleção, mas não no curso de modificação genética, por funcionários da ZAO NK LTD (região de Moscou) - V. M. Nalizhity, S. A. Korotkov, A. V. Dynnik, A. V. Kochkin. No Registro Estadual em 2000
Descrição da variedade
De acordo com o tipo de crescimento, o Black Moor é uma cultura indeterminada, destinada ao cultivo em solos abertos e em estufas. Utilizado para conservação e consumo in natura.
Os arbustos são altos (150-180 cm), crescendo em vários ramos, o grau de folhagem é médio. As folhas são de tamanho médio, de cor verde escura. A especificidade da variedade é a presença de entrenós curtos (distância entre as folhas). O número de hastes durante a moldagem é 1-2.
Das vantagens da cultura, notamos:
versatilidade de métodos de cultivo;
um bom nível de tolerância às flutuações de temperatura, mesmo bruscas;
a possibilidade de colheita rápida e cómoda dos frutos, uma vez que crescem com escovas;
alto rendimento (até 18 frutos são formados em uma escova);
o tamanho pequeno e as partições espessas da fruta são convenientes para a preservação;
a consistência compactada tem um efeito benéfico na transportabilidade dos tomates;
simplicidade e conveniência em crescer.
A evidência óbvia das vantagens da variedade não exclui a presença de suas desvantagens - a suscetibilidade da cultura a ataques de pragas e doenças.
As principais qualidades da fruta
Embora o nome contenha a palavra "preto", na verdade, seus frutos de configuração ovóide apresentam tons chocolate. A cor dos frutos verdes é esverdeada, com uma mancha verde-escura nos pedúnculos. Os frutos maduros são dominados por tons acastanhados, com manchas escuras na zona dos caules. O peso médio do fruto é de cerca de 45 g.
O número de racemos na haste principal chega a 8-10. A consistência da fruta é firme, carnuda, suculenta e macia. A concentração de matéria seca chega a 7,2%. A casca do tomate é lisa e firme.
As inflorescências são simples, a primeira é colocada sobre 8-9 folhas, as outras - após 3 folhas. Os talos são articulados.
Características do sabor
Os frutos da variedade são doces, com acidez discreta, refrescante.
Amadurecimento e frutificação
Em termos de amadurecimento, a cultura é meia-temporada - 110-115 dias. A colheita geralmente é feita em agosto-setembro.
Produção
A planta é de alto rendimento, até 4,8-5,3 kg / m2 (cerca de 6 kg por 1 arbusto).
O momento de plantar mudas e plantar no solo
A época padrão de semeadura para mudas é março-abril. O plantio em solo aberto é realizado a partir de meados de maio (na idade das mudas até 40 dias).
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
O padrão de pouso típico é de 40 x 50 cm.
Crescendo e cuidando
A época ideal para o plantio de sementes é no final de março ou início de abril. Se as sementes forem plantadas muito cedo, podem sentir falta de luz para o crescimento, ou os indicadores de baixa temperatura do ar não permitirão que as mudas preparadas sejam plantadas em solos abertos. Isso pode levar a uma longa germinação de mudas e seu tamanho desnecessariamente grande para replantio.
A semeadura deve ser feita em recipientes especiais, mas é melhor em vasos de turfa, pois o posterior transplante para o solo será mais conveniente e indolor para arbustos frágeis.
Previamente, antes da semeadura, é útil manter os vasos por vários dias em uma sala quente, a uma temperatura de 20-25 ° C.
Para o plantio, é melhor usar substratos prontos. As sementes germinam bem em fibras de coco amassadas e em pastilhas de turfa. Um substrato caseiro, preparado com solo turfoso e húmus (1: 1), pode ser adequado. Os substratos devem ser soltos, para isso se adiciona serragem ou turfa.
Ao preparar as sementes para o plantio, elas devem ser endurecidas, mantendo-as em local fresco por 2 a 3 dias.
Antes de plantarmos as sementes verificamos a germinação, para isso umedecemos e colocamos por 7 dias em local aquecido.
Como a cultura é suscetível a doenças, as sementes plantadas requerem tratamento adequado. Para esses fins, uma solução fraca de manganês é bastante adequada. Em seguida, eles devem ser enxaguados com água.
Na hora de semear as sementes devem ser enterradas 2 cm, pois o aumento dessa profundidade pode levar ao apodrecimento do material. A distância entre as sementes é mantida em cerca de 2 cm A densidade de semeadura depende da taxa de germinação da semente - quanto menor for, maior será a densidade de semeadura. É melhor cobrir os recipientes com sementes com papel alumínio.
Para o cultivo produtivo de arbustos de mudas, você deve seguir uma série de regras:
a substância não deve ser excessivamente ácida e, é claro, contaminada;
não guarde as sementes por muito tempo durante o endurecimento em local fresco;
é importante respeitar a profundidade de semeadura especificada;
o grau de germinação da semente deve ser de pelo menos 10%;
o local onde estão as sementes plantadas deve ser bem iluminado;
após o plantio das sementes, elas devem ser regadas, sendo a próxima irrigação realizada 2 dias após a germinação;
a irrigação excessiva e a baixa temperatura ambiente estão repletas de deterioração do material.
Após 7-8 dias, a cultura geralmente dá os primeiros brotos. Freqüentemente, os tegumentos das sementes grudam neles, interferindo no desenvolvimento das plantas. É melhor molhar ligeiramente e retirar com cuidado.
Após o surgimento das mudas, o filme é retirado dos recipientes. Quando aparecem duas folhas sobre eles, os arbustos mergulham de forma que a distância entre eles é de cerca de 5 cm. A irrigação é feita a cada 7 dias.
Após a germinação, os futuros arbustos são transferidos para um local fresco e luminoso. Na preparação para a transferência para solos abertos, eles são levados diariamente para o ar fresco (por 2-3 horas) e, imediatamente antes do plantio, são mantidos ao ar livre por um dia sem regar as mudas.
Depois de 1,5 meses, você pode plantar mudas nos canteiros, o solo em que é pré-irrigado. É melhor regar a cultura com água morna estabilizada.
É aconselhável selecionar áreas de cultivo que sejam ensolaradas e protegidas dos ventos.
No decurso do cultivo, a variedade requer não apenas técnicas de manutenção típicas - irrigação oportuna, remoção de ervas daninhas, afrouxamento do solo e cobertura, mas também pinçamento, liga e tratamento profissional.
Sabe-se que o aparecimento de enteados pode levar ao crescimento excessivo de arbustos, o que acarreta uma diminuição da produção e diminuição do tamanho dos frutos. Portanto, o processo de beliscar é realizado durante a estação de crescimento, até que os tomates estejam totalmente maduros (sobram 1-2 hastes). É mais conveniente realizar o procedimento quando os enteados atingem 5 cm de tamanho e os arbustos são amarrados de maneira padrão.
Dos procedimentos preventivos, indicamos o seguinte:
na primavera - desinfecção (com cal ou sulfato de cobre), fertilização, escavação e afrouxamento do solo nos canteiros antes do plantio das mudas;
os arbustos amontoados evitam o aparecimento de fungos;
pulverizações preventivas com formulações especiais;
após o plantio das mudas, os arbustos são fertilizados no máximo 3 vezes em 2 meses, até o aparecimento dos frutos (alternância de matéria orgânica e suplementos minerais).
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
Uma das desvantagens significativas da cultura é sua resistência relativamente baixa às doenças típicas do tomate. E durante uma seca, pode adoecer com podridão. Por este motivo, a implementação de procedimentos preventivos continua a ser extremamente relevante.
Resistente a condições climáticas adversas
O nível de resistência às manifestações climáticas extremas da cultura é bastante alto.