- Autores: Kondratyeva I.Yu., Kandoba E.E.
- Ano de aprovação: 2007
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo fresco
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Tempo de amadurecimento, dias: 105-110
- Condições de cultivo: para terreno aberto
- Rendimento de fruta comercializável,%: 73%
- Tamanho do arbusto: tamanho médio
As variedades de tomate de fruta escura estão se tornando cada vez mais populares entre os jardineiros e agricultores. Um dos mais populares é o tomate de Chernomor, que é produtivo tanto no canteiro quanto na estufa.
História de criação
Esta variedade exótica de tomate foi criada por criadores russos (I. Yu. Kondratyeva e E. E. Kandoba) em 2004, juntou-se ao Registro Estadual da Federação Russa e também foi aprovada para uso em 2007. O tomate é dividido em zonas na faixa do meio e na região de Chernozem (regiões de Belgorod, Lipetsk, Moscou, Kursk, Tambov e Voronezh). É possível cultivar hortaliças tanto em canteiro quanto em casa de vegetação, mas a produtividade máxima foi encontrada em solo protegido.
Descrição da variedade
Chernomor é um arbusto de tamanho médio com um tipo de crescimento determinante, atingindo uma altura de 130-150 cm. A planta é caracterizada por espessamento moderado de folhagem verde, caule central forte, ramificação média, raiz desenvolvida e inflorescências simples. 3-5 bagas são formadas em cada cacho de fruta.
Ao plantar tomateiros Chernomor, não se esqueça da formação de 2-3 talos, o que ajuda a aumentar a produtividade, a remoção regular de enteados que tiram a energia vital e a obrigatória liga para suportes poderosos.
As frutas têm um propósito universal, portanto, são consumidas frescas, adicionadas a saladas e outros pratos, processadas em sucos e molhos e enlatadas inteiras (as menores frutas silvestres).
As principais qualidades da fruta
O tomate Chernomor produz frutos de tamanho médio e grande - de 150-180 g até tomates gigantes que pesam 250-300 gramas. A forma da fruta é plana, arredondada com uma ligeira nervura da superfície. Um vegetal verde tem uma cor verde com uma mancha escura no caule. À medida que amadurece, o vegetal muda de cor várias vezes - do roxo ao vermelho profundo. A casca do fruto é densa, brilhante, mas não dura. O tomate é caracterizado pela resistência à fissuração, qualidade de conservação a longo prazo e transportabilidade. Apenas tomates superexpostos nos arbustos podem rachar.
Características do sabor
Tomate com gosto bom, equilibrado. A polpa do vegetal é carnuda, densa e suculenta. Existem muito poucas sementes na polpa. O sabor é dominado pela doçura da sobremesa, harmoniosamente combinada com um aroma picante de tomate. O sabor peculiar se deve ao teor de açúcar da fruta. A polpa de tomate é rica em vitamina A, licopeno e antioxidantes.
Amadurecimento e frutificação
A variedade está no meio da temporada, então leva de 105 a 110 dias desde o aparecimento dos brotos em massa até os frutos maduros nos arbustos. Os tomates amadurecem gradualmente, para que você possa desfrutar de seu sabor e aroma frescos por 4 a 8 semanas. O pico de frutificação ativa ocorre em julho-agosto.
Produção
O rendimento da variedade é muito alto. Com os devidos cuidados, um arbusto pode produzir até 50 tomates maduros por temporada. Em escala industrial, os indicadores de produtividade também são altos - de 184 a 506 c / ha.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
Os tomates Chernomor são cultivados por meio de mudas. A semeadura é recomendada a partir de 15 de março. A germinação ocorre em 5-7 dias. O efeito estufa (se utiliza vidro ou polietileno) vai ajudar a acelerar o processo de brotação. Para o crescimento das mudas, devem ser fornecidas condições favoráveis - regime de temperatura (20-24 graus) e luz suficiente.No estágio de aparecimento de várias folhas, os arbustos podem ser assentados em xícaras separadas. Após a colheita, fertilizantes minerais são aplicados.
Na idade de 60-65 dias, os arbustos podem ser transplantados para um local de crescimento permanente. Uma semana antes, as plantas são preparadas - endurecidas, expondo-as ao ar fresco todos os dias. O pouso no canteiro é realizado no final de maio, e na estufa - na primeira quinzena do mês.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Manter a densidade e o padrão de plantio do tomate é tão importante quanto garantir o cuidado adequado. Não mais do que 4 arbustos podem ser colocados por 1 m2. O layout ideal para o plantio é de 40x60 cm.
Crescendo e cuidando
O tomate não é caprichoso de cuidar, mas tem uma série de requisitos para o solo. O solo deve ser solto, permeável à umidade e ao ar, fértil e com acidez neutra. Deve haver muita luz solar na área com tomates plantados. O cuidado com as plantas consiste em um conjunto de medidas: regar pela raiz (sistema de gotejamento é adequado), cobertura, capinar o solo, modelar, pinçar e amarrar arbustos, ventilar a estufa e proteger contra doenças.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A cultura tem boa imunidade, por isso é resistente a muitas doenças comuns da erva-moura. A única coisa a que um tomate tem uma resistência fraca é a requeima.
Resistente a condições climáticas adversas
A variedade apresenta excelente resistência ao estresse. É resistente ao frio, tolera facilmente a seca e o calor, bem como as temperaturas extremas. Não gosta de sombra e correntes de ar de tomate a longo prazo. Além disso, o controle de umidade é recomendado.