- Autores: Brad Gates, EUA
- Sinônimos de nomes: Coração Negro de Brad
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: universal
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Tempo de amadurecimento, dias: 100
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas
- Tamanho do arbusto: alta
- Altura do arbusto, cm: 160-180
A variedade moderna de tomates é impressionante em sua variedade. Além dos já familiares tomates vermelhos redondos, existem outras variedades mais exóticas. Um deles é o coração negro de Brad.
Este artigo fornece informações detalhadas sobre como cultivar essa variedade incomum em seu site.
História de criação
Essa variedade indeterminada (ou seja, alta) foi batizada em homenagem ao criador californiano Brad Gates, que primeiro descobriu suas sementes entre os tomates Black Crimea no início do século XXI. Apesar de sua origem americana e do fato de que a variedade ainda não foi inscrita no registro estatal russo, é cultivada ativamente em todo o território do nosso país.
Infelizmente, as sementes deste tomate não estão disponíveis nas lojas, mas o material de plantio sempre pode ser comprado de agricultores ou coletores privados.
Descrição da variedade
Arbustos viçosos com 160-180 cm de altura Frutos grandes em forma de coração com "nariz" ou maçã redonda. Cor - rosa escuro ou vinho com uma tonalidade roxa. Perto do pedúnculo existe uma mancha verde, de onde vão pequenas pinceladas para o meio do fruto, e toda a superfície apresenta uma ligeira nervura.
As principais qualidades da fruta
A polpa é muito suculenta, carnuda, com baixo teor de sementes. O peso é de cerca de 300-500 gramas, mas em alguns casos pode chegar a um quilograma.
A cor escura do tomate deve-se ao seu alto teor de antocianina, um antioxidante natural, cujo uso regular tem um efeito extremamente benéfico para a saúde do coração e dos vasos sanguíneos, além de melhorar o funcionamento do fígado e dos intestinos.
Características do sabor
O sabor é doce, com fruta pronunciada e acidez de frutos silvestres. Ideal para preparar adjika, lecho, molhos, macarrão e suco de tomate, bem como para uso in natura como ingrediente em saladas de vegetais. Considerando a cor incomum da fruta, os pratos com ela parecem lindos e originais. Para a preservação como um todo e em fatias, esta variedade não é utilizada.
Amadurecimento e frutificação
Os frutos amadurecem 90-150 dias após a germinação das sementes. Além disso, amadurecem bem mesmo após a colheita no mato, sem perder o sabor.
Produção
Essa variedade tem um rendimento extremamente alto. Desde que o conteúdo esteja correto, até 20 kg de tomate podem ser obtidos de um arbusto. Como a variedade é meia-temporada, a primeira colheita é obtida cerca de três meses após o plantio das sementes, e os arbustos frutificam até o tempo muito frio. Recomenda-se colher vegetais em climas quentes e secos e não permitir que a umidade entre na caixa onde serão armazenados.
A colheita fica muito tempo armazenada e, devido à casca grossa, esses tomates toleram muito bem o transporte.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
Para preparar um solo adequado para mudas, você precisa misturar terra preta e húmus em proporções iguais e, em seguida, adicionar a mesma quantidade de areia ou serragem à composição resultante. Ou compre solo especial na loja. Independentemente de sua terra ser comprada ou feita em casa, ela deve ser desinfetada com uma solução saturada de permanganato de potássio ou calcinada em estufa a 100 graus. Os recipientes de mudas também são completamente desinfetados.
As sementes começam a ser plantadas em meados de fevereiro. Quando as duas primeiras folhas aparecem, os brotos mergulham em copos separados. Depois de uma semana, pode-se realizar a primeira fertilização com fertilizantes minerais. 7 a 10 dias antes do plantio das plantas em terreno aberto, os arbustos são endurecidos ao ar livre, aumentando gradativamente o tempo de "caminhada".
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Em campo aberto, os brotos são transplantados de meados de maio até o início de junho, e em estufas - no início ou meados de maio. Nas regiões sul, o transplante pode ser realizado já em meados de abril. O principal é excluir a possibilidade de geadas.
Recomenda-se plantar tomates na proporção de 1-2 arbustos por 1 m2, formando os arbustos em duas hastes, mas o plantio pode ser mais denso em uma estufa. O solo deve ser leve, solto e nutritivo, com pH neutro ou levemente ácido. É melhor preparar o solo no outono, misturando-o com esterco e, pouco antes do plantio, adicione uma mistura de esterco com superfosfato e silvina.
Escolha o lugar mais ensolarado em seu jardim para o plantio, mas longe de batatas ou outras plantas da família das beladonas para evitar a infestação de parasitas comuns. Os melhores vizinhos para os tomates são as cebolas, repolho, pepinos e qualquer leguminosa.
Crescendo e cuidando
A variedade Black Heart Breda pode ser cultivada com igual sucesso tanto no jardim como em estufas fechadas. Para evitar a torção dos caules, é necessário fazer uma liga após a floração, assim que os frutos começarem a se formar. As folhas inferiores são removidas para não obstruir a circulação do ar e reduzir o risco de fungos. E, claro, você precisa regar regularmente os tomates com irrigação por gotejamento ou pequenas porções de água morna. Certifique-se de que não entra água nas folhas!
As plantas são alimentadas com fertilizantes orgânicos. Para este propósito, a lama diluída de estrume ou cinza é adequada se as mudas não tiverem luz solar suficiente.
Com base nas avaliações, muitas vezes as folhas da variedade Black Heart of Breda estão enroladas. Isso geralmente ocorre devido a regas irregulares, além disso, o motivo pode ser uma deficiência de certas substâncias. Para eliminar este problema, é necessário usar fertilizantes minerais complexos e mudar o esquema de irrigação. Se desejado, a análise do solo pode ser realizada para determinar a causa exata.
Além disso, pode aparecer podridão na superfície das plantas, por isso é importante remover as partes afetadas a tempo e tratar o solo com uma solução desinfetante.
Fora isso, o Coração Negro de Breda é uma das variedades de tomate de fruta preta mais despretensiosa que mesmo os jardineiros novatos podem manipular.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A planta é resistente à maioria das doenças típicas das culturas de erva-moura, incluindo a requeima, mas não tem imunidade ao apodrecimento. Para reduzir a probabilidade de infecção, todas as ferramentas em contato com a planta devem ser desinfetadas, desinfetando o solo e as sementes, e também borrifando os arbustos com uma solução de nitrato de cálcio todas as semanas.
A decocção com dente-de-leão e a solução de sabão comprovaram sua eficácia na proteção contra pragas, enquanto os grandes insetos são removidos manualmente.
Regiões em crescimento
Inicialmente, os tomates desta variedade destinam-se ao cultivo nos territórios do sul, mas a planta enraíza-se bem na Sibéria e nos Urais devido à sua excelente resistência às temperaturas extremas do verão e à estação seca. A única ressalva é que nas regiões do norte é melhor plantar esses tomates em uma estufa aquecida.