- Autores: Jim Myers, Oregon, EUA
- Apareceu ao cruzar: base - Índigo Rosa
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo fresco
- Período de amadurecimento: cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 95-100
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para terreno fechado
- Tamanho do arbusto: alta
- Altura do arbusto, cm: 160-180
Você pode diluir as camas com tipos clássicos de tomate cultivando algo exótico, mas ao mesmo tempo muito saboroso e incrivelmente útil para o corpo humano. Uma delas é a espécie de tomate precoce Blueberry, que cresce no jardim e na estufa.
História de criação
Os tomates de mirtilo são o resultado de um trabalho árduo de criadores americanos liderados por D. Myers (Oregon). A cultivar Indigo Roses foi utilizada como base. A safra de beladona cresce tanto em estufas, quanto em estufas, e em solos desprotegidos. Recomendado para o cultivo de tomate em todas as zonas climáticas do país.
Descrição da variedade
O Boldo-do-tomate é uma planta alta de tipo indeterminado que pode atingir uma altura de 168-180 cm. Os arbustos têm caule central forte, ramificação moderada, espessamento elevado com folhas verdes brilhantes, sistema radicular desenvolvido e inflorescências simples. 6-8 bagas são amarradas em cada cacho de frutas.
Durante o cultivo, não se esqueça de amarrar arbustos a suportes ou treliças, bem como remover regularmente enteados e ralar a folhagem. Os arbustos são formados em uma haste. Alguns jardineiros recomendam beliscar a parte superior, o que ajuda a aumentar a massa dos frutos nos pincéis.
O propósito dos tomates exóticos é universal, portanto, podem ser consumidos frescos, adicionados a saladas e muitos outros pratos, bem como processados em molhos, molhos e massas. Além disso, os tomates mais pequenos são conservados inteiros.
As principais qualidades da fruta
O mirtilo é um tomate de frutos grandes que pesa 150-180 gramas. O vegetal exótico tem uma forma arredondada regular e uma superfície lisa sem a menor nervura. O tomate maduro tem uma cor incomum - marrom com ombros roxos. Em estado de maturação técnica, o vegetal é verde com ombros roxos. A casca das bagas é densa e brilhante, não é sentida quando comidas. Os tomates são caracterizados pela resistência a rachaduras, transportabilidade e longa vida útil.
Uma grande vantagem da variedade é a composição da polpa vegetal, que tem efeito bactericida, preenche o corpo com antioxidantes úteis, fortalece as paredes vasculares e protege o sistema imunológico de vírus e micróbios.
Características do sabor
O vegetal possui excelentes características de sabor. A polpa da baga é densa, carnuda e suculenta. O sabor é dominado por uma doçura rica sem a menor acidez. O aroma do tomate é doce e agradável. A polpa com pequeno teor de sementes apresenta cor castanha.
Amadurecimento e frutificação
A variedade é precoce, portanto, desde o momento da germinação em massa das mudas até os primeiros frutos maduros nos arbustos, decorrem pouco mais de 3 meses - 95-100 dias. A cultura tem um período de frutificação prolongado, o que permite desfrutar de tomates frescos e saudáveis por muito tempo. Na estufa, as últimas bagas podem ser retiradas dos arbustos na segunda quinzena de outubro. A fase de maturação ativa dos bagos ocorre no final de julho-agosto. A degustação da primeira colheita começa na segunda quinzena de julho.
Produção
Se todas as recomendações para o cultivo forem cumpridas, ele coleta de 6 a 8 kg de tomates em 1 m2.Ao cultivar uma planta em um canteiro de jardim, você pode contar com a coleta de 5 a 6 kg de tomates em 1 m2.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
A semeadura das mudas é realizada a partir de 15 de março. A rápida germinação será garantida pelo correto regime de temperatura na sala (22-24 graus), muita luz e um efeito estufa, proporcionado pelo revestimento das caixas com vidro ou polietileno. A germinação geralmente ocorre no 5-7º dia. O mergulho é realizado na fase de aparecimento de 2-3 folhas verdadeiras perto do arbusto. Os fertilizantes são aplicados uma semana após o plantio.
Os tomates são transplantados na idade de 55-60 dias. Você pode transferir mudas para a estufa na primeira quinzena de maio e para os canteiros na segunda.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Recomenda-se ter 3-4 pés de tomate por 1 m2. O plantio de plantas de acordo com o esquema 50x50 cm será correto.
Crescendo e cuidando
O solo para o cultivo de tomates deve ser solto e fértil. Além disso, deve passar bem o ar e a umidade e ter um equilíbrio alcalino neutro. Não é recomendado plantar tomate em uma área onde berinjela ou batata foram seus predecessores. O melhor lugar será onde o repolho ou pepino costumava crescer.
O cuidado com as plantas é padrão - regar, alimentar, capinar e soltar o solo, ligas e beliscar, arejar a estufa, proteger contra insetos e vírus.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
No nível genético, a variedade tem alta imunidade a muitas doenças do tomate - requeima de frutas e folhas, podridão apical e da raiz, oídio, murcha de fusarium. Dentre as pragas, apenas os pulgões costumam ser incomodados pelos tomates, dos quais os tratamentos preventivos ajudarão a se livrar.
Resistente a condições climáticas adversas
O tomate é dotado de alta resistência ao estresse, portanto tolera facilmente a seca, o calor, a sombra curta e as oscilações bruscas de temperatura.