- Autores: Seleção holandesa
- Categoria: híbrido
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: universal
- Período de amadurecimento: cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 95-100
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para terreno fechado
- Tamanho do arbusto: alta
- Altura do arbusto, cm: 150
- Cor de fruta madura: Preto
Um híbrido incomum de tomate da seleção holandesa - Black cacho, perfeitamente adaptado às condições de cultivo da Rússia. É plantado com sucesso em estufas e no campo aberto, frutas maduras parecem muito impressionantes, bem adequadas para fazer pizza, enlatados de frutas inteiras.
Descrição da variedade
Híbrido indeterminado, uso universal. O caule alto cresce até 150 cm em campo aberto. A folhagem é moderada, sem espessamento, o tamanho das placas é acima da média, o formato é um tanto grosseiro, sem dissecação intensiva. Partes da planta são pintadas de verde-azulado, mais escuras do que os tomates comuns. Grupos de frutas de 10-14 tomates em cada são formados no arbusto.
As principais qualidades da fruta
Os tomates Black Bunch têm tamanhos coquetéis, a pele negra é brilhante, com transbordamentos perceptíveis, densa. O peso médio do fruto chega a 45 g, o formato é ligeiramente estriado, redondo, regular.
Características do sabor
Os frutos são agridoces, com um sabor invulgar a ameixa.
Amadurecimento e frutificação
Um híbrido precoce, a colheita é realizada em julho-agosto. O período médio de maturação é de 95-100 dias.
Produção
O tomate é de alto rendimento. As taxas chegam a 6-6,5 kg / m² m.
Momento de plantio de mudas e plantio no solo
O cultivo do híbrido Black cacho é realizado principalmente por mudas. Você pode semear em um recipiente já em março, em 2-3 décadas. Uma mistura de solo pronta para tomates ou um substrato autoformado à base de grama, turfa e areia é colocado no recipiente. Não é necessário aprofundar profundamente as sementes, bastam 20 mm. A temperatura ótima para germinação é de +25 graus.
Os arbustos crescidos com 1 pincel de flor são transferidos para o solo com 55-60 dias de idade, aproximadamente no final de maio. Recomenda-se o pré-endurecimento, proporcionando às plantas a necessária adaptação suave às mudanças nas condições de temperatura.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Recomenda-se o plantio com distância entre plantas de 40 × 70 cm, sendo as covas feitas até 150 mm de profundidade, após saturação do solo com composto, cinzas e fertilizantes minerais.
Crescendo e cuidando
Após a transferência para o solo ou estufa, os arbustos são formados em 2 hastes, distribuindo uniformemente a carga. O enteado do segundo tronco é colocado sob o arbusto de flores inferior.Todos os outros rebentos laterais se partem, as folhas inferiores amareladas no topo também são removidas. Para o cultivo bem-sucedido, os pés de tomate devem receber uma gama completa de medidas agrotécnicas necessárias. O solo da base é afrouxado e capinado semanalmente, a rega é feita apenas com água morna.
A alimentação com substâncias orgânicas começa 2 semanas após o plantio, alternando com suplementos minerais. O híbrido Black bunch responde bem à irrigação das folhas com soluções nutritivas em tempo nublado. A liga do arbusto é obrigatória, é realizada logo após o plantio, na fase de frutificação são utilizados adereços adicionais.
A maturidade dos tomates pretos neste híbrido pode ser determinada pela formação de manchas laranjas na área do pedúnculo. As plantas são regadas 2 a 3 vezes por semana, na zona das raízes das estufas. Em campo aberto, sua frequência é regulada individualmente. Na fase em que os frutos atingem a maturação plena, interrompe-se a rega para evitar que o tomate fique muito aquoso.
O híbrido responde bem à alimentação com infusões de ervas na fase de crescimento da massa verde. Depois de endurecer os frutos, começa a aplicar-se fertilizante potássico, pode-se até sobreviver com a habitual infusão de cinzas. As soluções de purê de pão também são populares entre os molhos naturais.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
O tomate tem uma imunidade complexa à maioria das doenças comuns. A única coisa que vale a pena considerar são as recomendações para o tratamento contra a requeima. Normalmente é realizado duas vezes, com cultivo em estufa, no final de julho-agosto.
Resistente a condições climáticas adversas
Tomate Black cacho é resistente a condições de cultivo desfavoráveis. Só não tolera a seca - é importante monitorar o estado do solo, umedecê-lo à medida que seca.
Regiões em crescimento
Os tomates são divididos em zonas para a maioria das regiões da Rússia. O híbrido é plantado em estufas apenas na Sibéria, nos Urais, onde simplesmente não tem tempo de amadurecer.Em outras regiões, os frutos têm tempo de amadurecer ao ar livre.
Visão geral da revisão
O cacho de tomate preto causa sentimentos conflitantes entre os residentes de verão. Entre as críticas positivas, encontram-se referências à excelente germinação das sementes desse híbrido, sua resistência a doenças e rápido crescimento. Entre outras vantagens, os jardineiros destacam especialmente a despretensão de um tomate exótico para a Rússia. Ela cresce com sucesso em terreno aberto, mesmo sem fertilização adicional, especialmente se a terra for fértil o suficiente.
Nota-se que as mudas, apesar do híbrido em si ser alto, mostram-se bastante fortes. Alguns moradores de verão a cultivam mesmo sem formar, já que o arbusto é bastante compacto. É mencionado que na fase de maturação dos frutos pode ser difícil determinar o estágio de maturação.
Nem todos os moradores do verão gostaram do sabor com notas de ameixa - na falta de sol, torna-se ácido, adstringente. Afeta o número de dias quentes no verão e o amadurecimento dos frutos. No verão frio, é melhor retirá-los do marrom, permitindo que ganhem cor em casa. Com o cultivo em estufas em condições de falta de sol, outra desvantagem se manifesta - uma coloração fraca da casca, mas em campo aberto, os horticultores amadores obtêm com sucesso frutos maduros preto-azulados.