- Autores: Agapov A.S., Skvortsova R.V., Kondratyeva I. Yu., Gurkina L.K. (Centro Científico Federal de Cultivo de Vegetais da Instituição Científica Orçamentária do Estado Federal)
- Ano de aprovação: 1997
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: universal
- Período de amadurecimento: cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 82-121
- Condições de cultivo: para terreno aberto
- Marketability: Alto
- Transportabilidade: Boa
Muitos jardineiros estão tentando cultivar tomates, que podem alimentar não apenas toda a família, mas também fazer os preparativos para o inverno. Na maioria das vezes, a preferência é dada a tomates não caprichosos com um período de maturação precoce, que são produtivos, crescendo nos canteiros. Isso inclui a lançadeira do tomate.
História de criação
O Tomatoes Shuttle foi criado por um grupo de cientistas do Centro Científico Federal de Cultivo Vegetal (I. Yu. Kondratyeva, LK Gurkina, AS Agapov, RV Skvortsova) em 1993. A cultura foi adicionada ao Registro Estadual de Conquistas de Reprodução da Federação Russa , e também admitido para uso em 1997. O tomate é dividido nas regiões Central, Volgo-Vyatka e Oeste da Sibéria. O tomate tem se mostrado o mais produtivo, crescendo em solos desprotegidos, porém, em regiões com lavouras de risco e verões curtos, o tomate é cultivado em abrigos.
Descrição da variedade
Cultura de vegetais A lançadeira é uma planta de baixo crescimento do tipo determinante. Em média, o arbusto cresce até 40-45 cm, caracterizado por um caule grosso ereto com uma borda clara, ramificação fraca, espessamento moderado de folhagem verde escura, uma raiz desenvolvida e inflorescência intermediária. A planta é uma planta padrão, então o crescimento do arbusto pára por conta própria. O primeiro cacho com frutos é formado acima de 6-7 folhas, onde 7-10 bagas são amarradas.
Quando cultivados, os pés de tomate não precisam de moldagem precisa, assim como de serem beliscados regularmente. A única coisa que se recomenda, apesar da baixa estatura, é uma liga, já que os cachos dos frutos são pesados.
O objetivo do tomate é universal. A primeira, a colheita mais precoce, vai para saladas e vegetais frescos, e depois são processados, em conserva e enlatados. A variedade é ideal para enlatar frutas inteiras.
As principais qualidades da fruta
A lançadeira é um tomate de tamanho médio que pesa 23-55 gramas. O formato do vegetal é alongado-oval com um bico na parte superior, às vezes em forma de pimenta. O vegetal maduro é coberto por uma cor vermelha profunda. Na fase de maturação técnica, o tomate apresenta uma cor verde clara. A casca do vegetal é bastante densa, lisa, com um brilho pronunciado, mas absolutamente não dura. Os tomates são resistentes a rachaduras, toleram bem o transporte e podem ser armazenados por muito tempo.
Características do sabor
Os tomates da lançadeira têm um sabor pronunciado. A polpa do fruto é carnuda, moderadamente firme, muito suculenta, mas não aquosa. O sabor é equilibrado, adocicado com leve acidez. O aroma do tomate não é muito pronunciado. Existem poucas sementes na polpa. Quando comido, a dureza da pele não é sentida.
Amadurecimento e frutificação
Os tomates pertencem à categoria das primeiras beladonas. Os primeiros tomates amadurecem em 82-121 dias a partir da germinação em massa dos brotos. O período de frutificação é prolongado - pode durar do final de junho ao início de outubro. Os tomates ficam mais apimentados gradualmente, então você não conseguirá colher com pincéis.Tomates tecnicamente maduros podem cantar bem em temperatura ambiente.
Produção
Os indicadores de rendimento da variedade são muito bons. Com os devidos cuidados, a cultura certamente agradecerá com uma excelente colheita. Em cada região, o tomate rende diferentes. As taxas mais altas estão na região de Volga-Vyatka - de 220 a 441 centners / ha. Nas regiões central e ocidental da Sibéria, o rendimento varia de 160 a 412 c / g. Os jardineiros removem até 8 kg de tomates de 1 arbusto por temporada.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
Os tomates são cultivados por meio de mudas. A semeadura é realizada na primeira quinzena de março. Antes da semeadura, recomenda-se separar as mudas, desinfetar e tratar com estimulador de crescimento. A uma temperatura ambiente de 22-25 graus, a germinação ocorrerá em 5-7 dias. Na fase de aparecimento de 2-3 folhas reais, é realizado um mergulho (plantação de plantas em vasos individuais). A rega e a alimentação são realizadas de acordo com o horário. Uma semana antes do transplante, fertilizantes contendo nitrogênio são aplicados no jardim.
Os arbustos são transplantados para o jardim com 2 meses de idade. O melhor período é a segunda quinzena de maio, se for em campo aberto, e em estufa - duas semanas antes.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
A disposição dos arbustos é tão importante quanto o cumprimento das normas agrotécnicas. Podem ser plantados até 4 arbustos de mudas por 1 m2, o que lhes permitirá receber a quantidade necessária de oxigênio e luz. As plantas são plantadas de acordo com o esquema 70x60 cm.
Crescendo e cuidando
A cultura cresce confortavelmente em solos frouxos, permeáveis ao ar e férteis, nos quais o sol está em quantidade suficiente. O solo deve ser úmido e neutro em acidez. Não é recomendável plantar tomate em uma área onde anteriormente foram cultivadas berinjelas ou batatas.
A tecnologia agrícola inclui uma série de medidas, incluindo irrigação com água sedimentada, introdução de fertilizantes orgânicos e minerais, capina e soltura do solo, ligas de arbustos, bem como proteção contra insetos e fungos. Além disso, a umidade e as correntes de ar precisam ser controladas se os tomates forem cultivados em estufas.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos.Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A imunidade da planta não é muito alta, então o tomate é suscetível a algumas doenças do tomate. A variedade tem resistência média à requeima, por isso não se deve esquecer dos tratamentos preventivos. Na maioria das vezes, a planta sofre de antracnose e oídio. Às vezes, os tomates são atacados por insetos nocivos como o besouro da batata do Colorado, o ácaro-aranha, o urso e o pulgão-do-melão. Pulverizar com inseticidas se tornará proteção contra pragas.
Resistente a condições climáticas adversas
A resistência da planta ao estresse é suficiente para crescer e dar frutos, mesmo com oscilações bruscas de temperatura. Os tomates não têm medo da seca de curto prazo, do calor e da sombra clara. A cultura não gosta apenas de umidade excessiva, que pode levar ao aparecimento de fungos e rajadas de vento.
Regiões em crescimento
O tomate é capaz de crescer e dar altos rendimentos em quase todas as condições climáticas. A Sibéria é considerada uma exceção. Na faixa centro e sul, a planta cresce nos canteiros, e em outras regiões - sob abrigos de filme.
Visão geral da revisão
O tomate vaivém é uma das variedades populares de residentes de verão inexperientes e agricultores que cultivam vegetais para fins comerciais. O tomate conquistou o amor dos horticultores devido ao seu cuidado despretensioso, rápida adaptação às condições de cultivo, excelente sabor e comercialização.
Junto com suas muitas vantagens, a variedade tem algumas desvantagens. A desvantagem mais significativa dos tomates é sua imunidade fraca, que não oferece resistência a todas as doenças da erva-moura.