- Autores: Barbaritskiy A. Yu. (Nutritech Yug LLC)
- Ano de aprovação: 2018
- Categoria: híbrido
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo fresco
- Período de amadurecimento: cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 95-100
- Condições de cultivo: para estufas de filme, para estufas
- Transportabilidade: Alto
- Tamanho do arbusto: alta
Cetus é uma variedade híbrida de tomate criada por criadores russos e aprovada para uso em 2018. Apesar da relativa novidade, o Cetus rapidamente conquistou o coração dos jardineiros russos e, embora ainda haja muitas informações sobre esta variedade, já é possível tirar algumas conclusões sobre o sabor e a taxa de sobrevivência do tomate.
Descrição da variedade
O arbusto é do tipo indeterminado, alto, podendo atingir 2 m de altura, mas parece bastante compacto. Folhas de comprimento médio, verdes, formadas em pequenas quantidades. A variedade é caracterizada por entrenós curtos, o que simplifica o cultivo. As flores têm uma vitalidade elevada, o que explica a elevada percentagem de conjunto. Já o primeiro cacho forma até 5 frutos, no total, 6-8 tomates são formados nos cachos. Além disso, o arbusto se distingue por um sistema radicular desenvolvido.
As principais qualidades da fruta
Quando verdes, os frutos são verdes claros, quando maduros tornam-se rosados. A massa do tomate é de 200 g, os frutos são achatados e arredondados, com formato levemente estriado. A inflorescência é simples, o pedúnculo é articulado.
As variedades apresentadas caracterizam-se pela elevada transportabilidade e boa qualidade de conservação. E embora se forme uma grande quantidade de umidade suculenta na polpa, a casca densa permite que os tomates sejam armazenados por muito tempo sem perder sua apresentação e sabor.
Características do sabor
A julgar pelas críticas dos jardineiros, estes tomates distinguem-se pelo seu excelente sabor e aroma pronunciado. A polpa é densa, com poucas sementes, por isso os frutos são recomendados para consumo in natura. O sabor revela-se especialmente bem quando se adiciona tomate Cetus a uma salada de legumes fresca.
Amadurecimento e frutificação
A variedade apresentada pertence a variedades com um período de maturação precoce. O sabor dos primeiros tomates pode ser apreciado dentro de 95-100 dias a partir do início da germinação. Normalmente, o período de colheita é setembro-outubro.
Produção
Esta é uma variedade de alto rendimento que permite colher até 16 kg de tomates de 1 sq. m.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
O rendimento será maior se a semeadura for realizada em março-abril, então a colheita será em setembro. Uma pequena rotatividade permite que você obtenha rapidamente tomates prontos, mas eles serão menores e a produtividade será menor. Esta é uma variedade híbrida, portanto, a cada estação, você precisa comprar um novo material de plantio - as sementes de seus vegetais não são adequadas para o cultivo. Caso contrário, as regras para o cultivo de mudas são as mesmas que para outras variedades.
Portanto, em primeiro lugar, você deve preparar o solo, recomenda-se usar um substrato pronto, comprado. Coloque em um recipiente, polvilhe com água e afunde as sementes de 1 a 1,5 cm. Em seguida, umedeça novamente o local de plantio, cubra o recipiente com um filme e retire em local escuro. Quando os primeiros brotos eclodem, o filme pode ser removido e o recipiente pode ser colocado em um local iluminado.
Mudas da variedade apresentada mergulham quando aparecem duas folhas e, uma semana antes do transplante, começam a endurecer as plantas. Para fazer isso, eles são levados para o ar fresco, aumentando a cada dia o tempo que passam ao ar livre.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
É comum cultivar a variedade Cetus em casa de vegetação, pois é muito termofílica. Para que as mudas sintam-se confortáveis e tragam uma colheita sólida no futuro, plante-as a uma distância de 35-45 cm, e deixe uma distância de 55-75 cm entre as linhas.
Crescendo e cuidando
A regra mais importante ao cultivar este tomate é a sua liga ao suporte. Se a planta não ficar presa a tempo, corre o risco de quebrar com o peso do fruto. A variedade é pouco exigente para a rega, pois possui um sistema radicular desenvolvido, que também fornece aos rebentos uma quantidade suficiente de nutrientes. A variedade também tolera alta umidade.
Distingue-se pela resistência ao calor e ao frio, por isso pode ser cultivado tanto no sul da Rússia quanto em áreas de agricultura de risco, ou seja, a cultura não tem medo de condições extremas. O Cetus é tolerante às doenças comuns do tomate, é resistente ao craqueamento dos frutos, no entanto, como medida preventiva, é importante remover as ervas daninhas em tempo hábil.
Outra propriedade interessante deste tomate é a capacidade de cultivá-lo em estruturas de vidro ao longo do ano.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.