- Autores: Kiramov O.D.
- Ano de aprovação: 2017
- Categoria: híbrido
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo in natura, para decapagem e conserva
- Período de amadurecimento: cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 100-105
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Marketability: excelente
- Transportabilidade: excelente
Muitas pessoas dizem que as culturas híbridas são muito mais fáceis de cuidar. Eles são mais produtivos e o período de amadurecimento costuma ser precoce. O Tomato Royal Temptation reúne todas estas características, e é por isso que muitos jardineiros lhe dão a sua preferência.
História de criação
A tentação do czar do tomate pertence aos híbridos da primeira geração. Foi retirado há relativamente pouco tempo, em 2017. O criador foi o agrofirma "Parceiro", e o autor-criador foi O.D Kiramov A variedade é indeterminada, destinada ao cultivo tanto em estufas quanto em canteiros.
A cultura cresce melhor no sul e na região da Terra Negra Central. No resto do país, para se conseguir uma grande colheita, é necessário cobrir os arbustos.
Descrição da variedade
O arbusto é de tamanho médio, com vigor ilimitado. A altura do caule é de 160-180 cm. Se você não beliscar a colheita a tempo, a altura do tronco pode chegar a 200 cm. Normalmente o topo é beliscado na altura desejada, especialmente quando a planta formou cerca de 6- 8 ramos frutíferos.
O tronco é potente, rígido e bem desenvolvido. Por segurança, é necessário amarrar a haste ao suporte, pois sob seu peso a coroa começará a se inclinar até o solo. E durante a frutificação, os ramos podem quebrar completamente. Qualquer ferimento no arbusto pode causar infecção ou ataque de pragas de insetos que cheiram a seiva.
As folhas são alongadas, verdes. Eles têm pequenas bordas irregulares, listras e pêlos. A inflorescência é simples, é colocada acima de 7-9 folhas. O próximo é a cada três. Em média, 15-20 racemos com flores são formados no caule principal. Em um cacho, 7-9 frutos amadurecem em cachos. O pedúnculo é articulado.
Alguns jardineiros apontam que o rendimento e a duração da frutificação podem ser aumentados se a estufa for aquecida e lâmpadas UV especiais forem instaladas nela. Nesse caso, você pode colher vegetais até o inverno e até mais.
Afirma-se que a variedade Tsarskoe Temptation tem uma boa imunidade a doenças fúngicas. A fruta tem um sabor brilhante e rico, e a produção é alta.
Entre as desvantagens que os residentes de verão observam, estão beliscar e modelar um arbusto. A reprodução independente é impossível, por se tratar de um híbrido, todas as sementes dos frutos estão vazias. O rendimento depende do clima e da duração do dia.
As principais qualidades da fruta
Os frutos são cilíndricos ou em forma de pimenta, com um pequeno bico oblongo na parte superior. A pele é lisa, firme, não racha. A cor de um vegetal maduro é vermelha. A massa de uma baga é 120-130 g.
A polpa é macia, carnuda. No interior, 2-3 câmaras são formadas com um pequeno conteúdo de suco. As sementes são pequenas e vazias.
A variedade é universal, portanto, é adequada para o preparo de saladas e consumo in natura. Devido à sua forma oblonga, os tomates podem ser usados para decapagem e salga. Nota-se que os frutos toleram bem o congelamento e, após o descongelamento, não perdem a forma e não se transformam em mingaus.
Graças à densa casca, ficam armazenados por muito tempo (até 2 meses) e toleram perfeitamente o transporte em caixas, não amassam ou racham.
Características do sabor
O Tomato Royal Temptation tem um bom sabor doce que agradará a muitos.
Amadurecimento e frutificação
O tipo está maduro cedo. Os frutos amadurecem rapidamente, em apenas 100-105 dias. A frutificação ocorre em vários estágios de julho a setembro. Em regiões de clima quente, a frutificação pode ser realizada várias vezes por temporada, com tratamento adequado dos arbustos.
Produção
Com os devidos cuidados em estufas, podem ser retirados até 5 kg de um arbusto e 24 kg de 1 m2. Em uma cama aberta, o rendimento é de 3 kg, e de 1 m2 - 11 kg. Mas desde que sejam plantados pelo menos 3 arbustos por 1 m2.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
A semeadura começa no início de março, se o cultivo ocorrer em regiões frias. Nas regiões do sul, o material pode ser semeado imediatamente no solo.
O solo para caixas de mudas é comprado em loja especializada ou colhido de forma independente. O solo deve incluir solo com fertilizantes, turfa e areia. Deve ser macio e solto e absorver bem a umidade.
As sementes são semeadas em pequenas trincheiras com profundidade de 1-2 cm, e a distância entre elas é de 2-3 cm. Uma nova camada de terra é despejada por cima e tudo é umedecido com água morna. Um filme é esticado sobre as caixas para manter a temperatura desejada e tudo é retirado para um local escuro e aquecido. Após 7 dias, as sementes devem eclodir e o filme pode ser removido.
No cuidado com as mudas, dois pontos são importantes, a saber:
rega;
monitorar a quantidade de luz solar.
O transplante para campo aberto é feito quando as mudas estão com 50-60 dias de idade.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Para uma colheita abundante, o plantio correto das mudas é importante. A densidade dos arbustos deve ser de 3-4 plantas por m2, com um padrão de plantio de 50x50 cm.
Crescendo e cuidando
Para um bom crescimento do tomate, os seguintes pontos devem ser observados.
A rega deve ser regular e realizada uma vez por semana. A secagem do solo e a irrigação excessiva não são permitidas. Se a variedade cresce em campo aberto e costuma chover, a rega é reduzida para uma vez a cada 2-3 semanas.
Após a irrigação, o solo é solto para fornecer oxigênio às raízes e para que a fertilização que é aplicada a seguir não fique presa nas camadas superiores do solo.
As plantas são alimentadas regularmente, especialmente durante a estação de crescimento. Diferentes minerais são misturados, como nitrato de amônio, superfosfato e cloreto de potássio. E também o magnésio é adicionado a cada 14 dias. Durante o período de formação e floração dos pedúnculos, a planta é alimentada com ácido bórico.
O solo também precisa de cuidados. As ervas daninhas são removidas ou tudo é colocado com cobertura morta com uma camada de 3 cm, para isso, serragem, turfa ou palha são adequados. Deve-se lembrar que a cobertura morta deve ser trocada a cada 3 semanas e não deve ser inundada com muita água, pois o ambiente úmido é muito procurado por lesmas e caramujos.
Nas regiões do sul, o arbusto pode ser moldado em 2 hastes, nas regiões do norte - geralmente apenas uma.
A decapagem é realizada regularmente, especialmente quando uma haste é formada. O arbusto é indeterminado, então ele joga fora os enteados quase a cada duas folhas. A remoção é realizada quando a altura do rebento é de 5 a 7 cm. Os jardineiros recomendam não cortar pela raiz, mas deixando um pequeno toco de 2 cm de altura.O procedimento é realizado apenas em dias quentes e ensolarados. Em dias frios e chuvosos, existe o risco de infecção.
A temperatura na estufa não deve exceder + 30 ° С. A sala é ventilada todos os dias.
A pulverização preventiva é realizada pelo menos duas vezes por temporada. É necessário ler as instruções antes de usar os produtos. O momento é especialmente importante, onde se diz como colher após a pulverização.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
O Tomato Royal Temptation é resistente a várias doenças fúngicas. A planta pode tolerar mosaico de tabaco, verticillium e fusarium.
Mas o fabricante afirma que, se a variedade for cultivada de maneira inadequada em ambientes fechados, os arbustos ficam expostos à podridão da copa, que pode ser causada pela rega excessiva e alta umidade.