- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: universal
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Tempo de amadurecimento, dias: 110-115
- Condições de cultivo: para estufas de plástico, para estufas
- Marketability: Alto
- Transportabilidade: Alto
- Tamanho do arbusto: alta
- Altura do arbusto, cm: 150-200
O tomate gigante coração bovino dá frutos realmente muito grandes, de até um quilo e meio de peso. É popular entre os jardineiros por sua resistência ao frio e ótimo sabor. Eles usam tomates para saladas, sucos e ketchup.
História de criação
A variedade surgiu em 2013, no mesmo ano em que foi incluída no Cadastro Estadual. O criador é LLC Agrofirma Poisk.
Descrição da variedade
O arbusto é alto - 150-200 cm, o caule é reto, forte, pubescente, mas se rompe com o peso da colheita. A folha é média, de variedade simplificada, verde brilhante. O tipo de crescimento é indeterminado. A inflorescência é simples, as flores são amarelas. O primeiro pincel aparece acima de 8-9 folhas, o próximo - após 2-3.
Os frutos são amarrados independentemente das condições climáticas, mudanças de temperatura, mesmo em verões frios. Adequado para plantio em estufas de filme e vidro. Em campo aberto, é necessário instalar uma treliça alta para a liga.
As principais qualidades da fruta
Os frutos são enormes, em forma de coração, com peso médio de 400-600 g, podem chegar a 1.500 g, cor escarlate escuro. A casca é fina e firme. A polpa é firme, carnuda, de cor vermelha viva, açucarada e muito suculenta. Existem poucas sementes. Alta apresentação e transportabilidade, em local frio e escuro os frutos mantêm a forma e o sabor por cerca de 2 semanas.
Características do sabor
O sabor é considerado "clássico", em comparação com outros tomates em forma de coração. Caracterizado como um tomate lindo e doce, com um ligeiro azedume.
Amadurecimento e frutificação
Pertence à espécie de maturação intermediária, em termos de maturação é considerada época intermediária, a safra pode ser colhida 110-115 dias após o transplante. Frutificação - do início de agosto a outubro. Na parte inferior aparecem os tomates maiores - a partir de 400 g, nos superiores, os menores - 50 a 100 g, para obter frutos com peso superior a 500 g, o arbusto forma-se um só caule.
Produção
Até 5 kg são retirados de 1 arbusto nas camas, na estufa você pode obter a partir de 8 kg.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
O plantio das mudas é realizado no período de março a abril, de 50 a 60 dias antes da transferência para o local. É melhor fazer isso em março, quando o sol fica mais intenso e as mudas podem se desenvolver plenamente, não se esticando por falta de luz. Elas são plantadas no canteiro do jardim apenas na primeira ou segunda década de maio - muitas vezes depende do clima da região. Em climas quentes mais cedo, e na faixa do meio na primavera fria, o plantio pode ser adiado até o final do mês. Eles são transferidos para leitos abertos apenas em junho. Pode ser plantado em estufa aquecida em abril.
O solo é necessário leve, solto, com alto teor de húmus, levemente acidificado.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Coloque no máximo 3 mudas por 1 sq. m, a uma distância de 50x80 cm.
Crescendo e cuidando
Para obter uma colheita farta e de alta qualidade, é necessária uma adesão cuidadosa às técnicas agrícolas. O tomate exige uma liga, beliscar. O arbusto é formado em 2 hastes quando plantado em uma estufa e 3 hastes - em campo aberto. Ao formar o segundo caule, o enteado não é cortado sob o primeiro pincel de flores; se formado em 3 hastes, o próximo enteado é deixado imediatamente atrás dela - como resultado, 3 troncos são obtidos.
Para aumentar a produtividade, é recomendado mergulhar a cada segundo broto. A planta tem tendência a acumular massa verde, certifique-se de cortar toda a folhagem até ao primeiro pincel com um ovário, belisque a parte superior após a formação de 8 inflorescências. Algumas flores e ovários são removidos para que não mais do que 5 tomates amadureçam na planta de cada vez. Como regra, não restam mais do que 4 pincéis. Troncos e galhos de frutas precisam de uma liga.
O tomate responde bem aos curativos orgânicos (húmus, excrementos de pássaros) e minerais (cloreto de potássio, superfosfato, salitre), recomenda-se que sejam realizados a cada 10-15 dias. Durante a temporada, são realizados pelo menos 6-7 curativos: necessariamente 10 dias após o mergulho, depois 14 dias antes de pousar no local, depois no início da estação de crescimento, quando aparecem os ovários e durante o amadurecimento. Os compostos de nitrogênio são introduzidos com cautela e apenas durante o período de crescimento intenso.
Com bom atendimento, os rendimentos e o tamanho dos frutos aumentam. A variedade prefere alta umidade de 50-60% e rega regular. Despeje água morna sob a raiz.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A variedade é suscetível à requeima. Para a profilaxia durante o período vegetativo, são tratados várias vezes com os fungicidas "Fundazol", "Ordan". É afetado por vários tipos de podridão. Para a prevenção de doenças quando a condensação úmida aparece nas folhas, muitas vezes é recomendado ventilar a estufa.
Os arbustos são suscetíveis ao ataque de pulgões, dos insetos são tratados com "Akarin", "Confidor". A partir do ataque de lagartas, colheres de tomate são borrifadas com "Zolon" ou "Karate".
Resistente a condições climáticas adversas
Difere na resistência ao frio, tolera bem o calor e as mudanças de temperatura.
Regiões em crescimento
Recomendado para todas as regiões da Federação Russa. Nas regiões sul, o terreno aberto é aceitável, na faixa do meio eles são plantados apenas em estufas.
Visão geral da revisão
Segundo os jardineiros, o Coração de Touro Gigante é uma variedade saborosa, mas caprichosa, pouco produtiva, que precisa de proteção contra a requeima e podridão apical. Muitas pessoas realmente gostam deste tipo de tomate em saladas, geralmente são cultivados frescos para consumo, apenas 2-3 arbustos.