- Autores: Lukyanenko A. N., Dubinin S. V., Dubinina I. N. (Agrofirm Sedek LLC)
- Ano de aprovação: 2010
- Sinônimos de nomes: Bourgeois F1
- Categoria: híbrido
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: universal
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Tempo de amadurecimento, dias: 111-115
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Marketability: Alto
Em cada chalé de verão, deve-se cultivar uma variedade de tomate que não exija cuidado, cresça rapidamente e dê altos rendimentos. Além disso, a variedade deve ser versátil, saborosa, fresca e enlatada. Uma delas é a variedade Bourgeois de meia temporada.
História de criação
Esta variedade híbrida foi cultivada por criadores ucranianos em 2002 como uma cultura de sementes, resistente a diferentes condições climáticas, cultivada em campo aberto e estufas. A variedade foi inscrita no Registro Estadual da Federação Russa em 2004 e aprovada para uso em 2010.
Descrição da variedade
Esta cultura de sementes é um arbusto padrão de tipo determinante de crescimento, caracterizado por um forte espessamento, um poderoso caule e inflorescências simples. As folhas dos arbustos são verde-escuras de forma regular e o sistema radicular é bem desenvolvido. A planta cresce até 80-120 cm. Em uma estufa, a altura dos arbustos pode ser 150 cm. Os especialistas recomendam a formação de uma planta em 2-3 caules. Durante o crescimento e desenvolvimento ativos, os arbustos exigem uma liga para o pino.
As principais qualidades da fruta
Os frutos do tomate Bourgeois têm um formato achatado e redondo com nervuras ligeiramente pronunciadas. A cor da fruta é uniforme, vermelha, sem manchas na base. Quando verde, o fruto é verde claro. A casca do tomate é densa, lisa, com brilho brilhante, resistente a rachaduras. A massa do tomate é média - cerca de 200 gramas, no entanto, nas estufas os frutos ficam um pouco mais pesados - até 400-500 g. Também vale a pena notar a boa transportabilidade do tomate e a qualidade de conservação a longo prazo (30-45 dias )
Características do sabor
A polpa do tomate Bourgeois é suculenta (apenas 6% da matéria seca), carnuda, com sabor pronunciado. O sabor do tomate é dominado pela doçura com um azedume mal sentido. A variedade é versátil, portanto ideal para consumo in natura e processado - molhos, molhos, saladas, sucos. Além disso, a variedade é adequada para salga em cascos e latas.
Amadurecimento e frutificação
É uma variedade de meia estação, portanto o período de maturação e frutificação é longo, amadurecendo em 111-115 dias. A frutificação é de longo prazo, então você pode se deliciar com tomates frescos e saborosos por muitas semanas. Apesar da fragilidade dos ramos e do peso dos frutos, os tomates não se esfarelam.
Produção
O rendimento das espécies híbridas é bom. Sujeito às regras de tecnologia agrícola, até 7-8,5 kg podem ser colhidos de um arbusto por temporada. Em média, é coletado de 1 m2 a 9,6 kg.
Momento de plantio de mudas e plantio no solo
Os tomates burgueses são cultivados por meio de mudas. A semeadura é realizada na primeira quinzena de março, após desinfecção do material em solução de permanganato de potássio. Após a semeadura, recomenda-se cobrir os recipientes com polietileno, criando um efeito estufa que irá acelerar o surgimento das mudas. As mudas são cultivadas em uma sala quente com iluminação suficiente. Com o aparecimento de 2-3 folhas, é efectuado um mergulho (plantação de arbustos em vasos separados). Demora 60-65 dias para crescer. Durante esse tempo, o arbusto deve ter de 7 a 8 folhas.
Antes do plantio em campo aberto (cerca de 7 a 10 dias), os arbustos devem ser endurecidos, adaptando-se às novas condições de cultivo. As mudas são plantadas em campo aberto no início do verão, e sob o filme - em meados de maio. Durante o pouso no solo, a temperatura do ar deve estar acima de + 16 ... 18 graus, e não deve haver ameaça de geada.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
A densidade de plantio recomendada é de até 3-4 arbustos por 1 m2. Esquema ótimo de plantio: 50x40 cm O plantio dos arbustos é feito em tempo nublado ou após o pôr do sol.
Crescendo e cuidando
A safra de sementes é despretensiosa e se adapta rapidamente às condições climáticas, mas o solo deve ser pré-preparado. O solo deve ser limpo de ervas daninhas, bem desenterrado, o que melhora a permeabilidade ao ar, está saturado de fertilizantes, fértil. O solo ideal para o plantio de mudas será o local onde costumavam crescer cenoura, repolho ou cebola.
O cuidado integral com o tomate Bourgeois consiste nos seguintes procedimentos: regar, alimentar, soltar o solo, formar arbustos, amarrar.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
Possui imunidade a quase todos os vírus e doenças (cladosporium, verticilose, vírus do mosaico do tabaco, murcha de fusarium, podridão apical e requeima).
Resistente a condições climáticas adversas
A cultura é resistente ao frio, seca, calor abafado e temperaturas extremas.
Regiões em crescimento
A variedade é recomendada para cultivo em campo aberto nas regiões sul e centro, e em estufa na região norte.
Visão geral da revisão
Os tomates da variedade Bourgeois são convidados frequentes em dachas e hortas, pois se caracterizam pela facilidade de cultivo, resistência a doenças e catástrofes climáticas. É importante que os tomates sejam saborosos, aromáticos, armazenados por muito tempo, possam ser processados e conservados.