- Autores: Nastenko N.V., Kachainik V.G., Kandoba A.V. (Agrofirma Aelita LLC)
- Ano de aprovação: 2008
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo in natura, para decapagem e enlatamento, para conservas de frutas inteiras
- Período de amadurecimento: ultra cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 75-80
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme, paisagismo decorativo
- Transportabilidade: Alto
- Tamanho do arbusto: subdimensionado
A joaninha é uma variedade de tomate determinante, conhecida por muitos residentes no verão. A variedade é popular na medida em que não só dá uma rica colheita, mas também fica bonita, decorando o jardim. No entanto, esses não são todos os seus pontos fortes.
História de criação
A variedade é usada por jardineiros desde 2008. Essa variedade de tomates foi desenvolvida na Agrofirma Aelita LLC. Os trabalhos de reprodução foram realizados por N.V. Nastenko, V.G. Kachainik, A.V. Kandoba.
Descrição da variedade
A joaninha não é muito alta, aqui tem apenas 30-50 centímetros. A planta é decorativa, por isso é frequentemente utilizada para paisagismo e enobrecimento do local. Arbustos compactos podem crescer tanto ao ar livre quanto em estufas de filme. As plantas são cobertas por pequenas folhas verdes. A joaninha pertence às variedades ampel.
As principais qualidades da fruta
A joaninha dá frutos em pequenos tomates, cujo peso é de apenas 20-25 gramas. Frutos vermelhos maduros pendem da planta com borlas, no entanto, o amadurecimento é desigual, então mais freqüentemente em um arbusto você pode ver tomates de três cores ao mesmo tempo: verde claro, vermelho e quase vinho. Isso dá à joaninha uma aparência decorativa.
Os bagos redondos da variedade apresentam-se revestidos de epiderme densa e lisa. Não tende a rachar, mas muitos jardineiros reclamam que a casca é espessa demais.
Características do sabor
A joaninha é uma deliciosa variedade de tomate. Frutas pequenas e doces são lembradas por todos que as provaram pelo menos uma vez. A doçura dilui-se com um ligeiro azedume, por isso podemos falar aqui da harmonia do paladar.
Os frutos obtidos com a joaninha são muito utilizados para decorar pratos prontos. Seu pequeno tamanho também os torna disponíveis para enlatamento de frutas inteiras.
Amadurecimento e frutificação
Os tomates da variedade Ladybug começam a amadurecer na parte inferior. O atrativo é que à medida que frutificam, os bagos não encolhem, permanecendo os mesmos da primeira colheita. A variedade ultra-precoce amadurece em 75-80 dias. As frutas são colhidas por dois meses: julho e agosto.
Produção
Os tomates cultivados sob o filme dão uma boa colheita - 9 quilos por metro quadrado. Mais de 3 kg de bagas são obtidos no mato. É importante notar que, para tais indicadores, é necessário cuidar do tomate. As plantas se esticam rapidamente, o que faz com que apareça apenas um pincel, em vez de vários. Os frutos vão pesar cerca de 10 gramas, naturalmente, o rendimento será baixo.
Momento de plantio de mudas e plantio no solo
O momento do plantio das sementes depende da região onde o jardineiro mora. Portanto, em áreas quentes, a semeadura começa a partir de 20 de maio. Se a área for fria, você pode mover as datas de volta para 10 de abril. Os recipientes para cultivo são retirados de madeira, sua desinfecção é uma etapa obrigatória. O solo é mais usado comprado, já tem todas as proporções. A base dessa terra é a turfa. Os recipientes devem ter orifícios e uma camada de drenagem.
As sementes são tratadas com permanganato de potássio antes do plantio, secas. Você também pode usar formulações que estimulam o crescimento. Os grãos plantados recebem abrigo e irrigação com água morna. Na hora certa, eles dão um mergulho. Não se esqueça dos indicadores de temperatura (mínimo +18) e das horas de luz do dia (12 horas).Dependendo da época de semeadura inicial das sementes, as mudas são transferidas para campo aberto de 15 de maio a 5 de junho.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
As plantas plantadas devem receber muito oxigênio e nutrientes suficientes. Portanto, 1 sq. m, você não pode colocar mais de 5 arbustos de joaninha. O solo para o plantio deve ser solto e desenterrado, e as próprias mudas são borrifadas previamente com oxicloreto de cobre. Os tomates são plantados no solo de acordo com o esquema de 50x40 centímetros. Isso é imediatamente seguido por uma rega abundante.
Crescendo e cuidando
Mudas inicialmente plantadas precisarão ser sombreadas se crescerem ao ar livre. Não é necessário regar nos primeiros dias. Durante o dia, a planta parecerá frágil, mas à noite a folhagem crescerá. Se você mantiver os arbustos assim por vários dias, eles aprenderão como extrair água do solo de forma independente.
Cuidados posteriores serão fáceis, aqui estão seus pontos principais:
a duração do dia deve ser de pelo menos 12 horas;
as plantas são regadas uma vez por semana com água morna, mas a irrigação por gotejamento se mostra melhor de todas;
os arbustos com certeza vão precisar de uma liga, pois há muitos frutos e as escovas são pesadas;
uma vez a cada 10 dias pela manhã, os enteados são removidos dos tomates;
o solo precisa ser afrouxado algumas horas após a rega, as ervas daninhas removidas e coberto com cobertura morta novamente;
O curativo de cobertura deve conter uma grande quantidade de fósforo.
Os principais erros ao cuidar de uma joaninha:
garantindo que a temperatura esteja abaixo de +18 graus;
o uso de fertilizantes com grande quantidade de nitrogênio;
crescendo em solo denso com alta acidez;
remoção prematura de enteados, resultando em densidade e fungos.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.