- Autores: Mini Zachariah (Nova Jersey, EUA)
- Sinônimos de nomes: Big Zac, Big Zac
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo in natura, para suco, para ketchup e extrato de tomate
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Condições de cultivo: para estufas
- Tamanho do arbusto: alta
- Altura do arbusto, cm: até 200
- Característica de Bush: poderoso
Entre as variedades de frutos grandes, há muitos gigantes, mas a variedade indeterminada Big Zak (sinônimos Big Zac, Big Zak), incluída no Livro de Recordes do Guinness, bate com recordes especiais. Tomates recordistas ganham peso acima de 2 ou até 3 kg, mas o autor da variedade Mini Zakharia conseguiu um tomate com mais de 6 kg. Frutas gigantes são destinadas ao consumo fresco e processamento em sucos, pastas, ketchups. Nas condições russas, a variedade é cultivada em estufas.
História de criação
O tomate gigante foi criado por Mini Zachariah, um americano de New Jersey, EUA.
Descrição da variedade
O Big Zak é um arbusto poderoso, com 2 metros ou mais de altura, com caules grossos cobertos por folhas moderadamente franzidas do tipo usual. A planta requer a formação de um arbusto de 1-2 hastes, pinçamento constante, racionamento do número de frutos. Quanto mais frutas houver no arbusto, menores serão. Além das vantagens óbvias, o tomate tem algumas desvantagens.
Vantagens | desvantagens |
Sabor fantástico | Necessidade de fixação |
Alto rendimento | Maior cuidado com as plantas, que inclui alimentação mais frequente |
Registro de frutos grandes | Tratamentos preventivos de doenças e pragas são obrigatórios |
Versatilidade de nomeação | |
A capacidade de crescer não apenas em uma estufa, mas também ao ar livre em climas quentes |
A planta tem um aspecto atraente com frutos surpreendentemente grandes.
As principais qualidades da fruta
Os frutos grandes e redondos, por vezes semelhantes a pequenos acréscimos, têm um peso mínimo de 500-700 g, no entanto, o cumprimento dos requisitos agrotécnicos permite que os jardineiros obtenham gigantes com peso superior a 2 kg. O recordista da temporada passada pesa 3,8 kg. Os frutos verdes apresentam-se com coloração verde não uniforme, passando na fase de maturação técnica para vermelho.
Características do sabor
A polpa vermelha da fruta com manchas brancas é recoberta por uma casca fina, tem um sabor doce muito doce com um ligeiro toque azedo.
Amadurecimento e frutificação
Bolshoi Zak é uma cultura de meia temporada, a colheita começa no final de julho - início de agosto.
Produção
O tomate é conhecido não apenas pelas amostras individuais de grande frutificação, mas também por seu alto rendimento. Um arbusto é capaz de produzir até 30 quilos de excelentes frutos.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
As mudas são plantadas no solo com 60-65 dias de idade, por isso começam a semear no final de fevereiro ou no início de março.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro será capaz de colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Ao desembarcar 1 sq. m recomenda-se colocar até três raízes.
Crescendo e cuidando
O cultivo de tomate em campo aberto é possível, mas apenas nas regiões do sul, portanto, o método tradicional de mudas é usado principalmente. Em quase todos os lugares, o Big Zak é plantado e cultivado em estufas. É essa abordagem que permite que você use com mais eficácia os recursos do tomate gigante. As mudas são cultivadas da maneira mais comum, iluminadas com fitolampos se as plantas forem deficientes em luz solar. Duas semanas antes da mudança de "local de residência" os animais jovens começam a se temperar, acostumando-os à temperatura do ambiente externo, aos raios brilhantes do sol. São plantadas em estufa dois meses após a semeadura, em campo aberto - depois de passada a ameaça de geadas recorrentes. Se o tempo estiver frio nesta época, então as plantações jovens devem ser cobertas durante a noite com fibra vegetal - as geadas noturnas podem matar as plantas, mesmo em uma estufa fechada. Em campo aberto e em climas quentes, as mudas devem ser sombreadas por cerca de duas semanas.
A cultivar precisa de solo fértil e respirável. Os suportes são instalados imediatamente nos furos preparados. As raízes das plantas são suavemente endireitadas, borrifadas com solo enriquecido com matéria orgânica e fertilizantes minerais, compactam o solo e hidratam bem. O cuidado adicional consiste no acompanhamento constante do crescimento do tomate - este é o beliscão e a formação de um arbusto em 2 hastes. Depois que os ovários aparecem na primeira escova de flores, todas as folhas inferiores são removidas. Após as próximas escovas, as folhas são retiradas por meio do corte. A variedade precisa de alimentação regular. E também precisa de rega, remoção de ervas daninhas, afrouxamento e cobertura morta. O gigante requer uma quantidade maior de água - na estufa, eles são regados pelo menos uma vez a cada 2-3 dias.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A planta poderosa é caracterizada por uma imunidade bastante forte a doenças e ataques de pragas característicos da erva-moura. No entanto, tratamentos preventivos com inseticidas e fungicidas são necessários para não perder uma safra excelente e promissora.
Resistente a condições climáticas adversas
A este respeito, a variedade não pode se orgulhar de características notáveis - não tolera quedas de temperatura, ondas de frio agudas e não tolera geadas mínimas.
Regiões em crescimento
Como a pátria do tomate fica no continente americano, é muito comum na América, Canadá e Europa. No nosso país, é cultivado na Ucrânia, Bielo-Rússia, Região Central da Terra Negra, bem como em estufas em quase todas as regiões.