- Autores: Andreeva E.N., Nazina S.L., Ushakova M.I. (Seleção LLC e empresa de cultivo de sementes "Tomagros")
- Ano de aprovação: 2004
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo fresco
- Período de amadurecimento: cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 95
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Tamanho do arbusto: subdimensionado
- Altura do arbusto, cm: até 100
Muitas variedades de hortaliças têm nomes incomuns. O tomate do pântano é um excelente exemplo de tal planta. No entanto, ele ainda merece a maior atenção.
História de criação
O trabalho da casta foi efectuado na empresa de selecção e sementeira "Tomagros". O projeto de criação foi realizado por Andreeva, Nazina e Ushakova. A permissão para o cultivo em massa foi concedida em 2004. Ao mesmo tempo, a cultura foi inscrita no Registro Estadual.
Descrição da variedade
Os arbustos perto do Pântano não são altos. Eles podem crescer até um máximo de 1 M. As grandes folhas verdes desta planta são caracterizadas por uma ondulação fraca. Vale lembrar que o Pântano é uma variedade indeterminada. É adequado tanto para terreno livre como para estufas.
As principais qualidades da fruta
Bagas verdes verdes têm uma área verde escura na área do pedúnculo. Os tomates maduros também têm uma cor verde, mas são encontradas inclusões rosa ou amarelas. O peso de 1 fruta pode variar de 150 a 245 g. São tomates achatados com costelas suaves.
Características do sabor
Em geral, o tomate do pântano é doce. No entanto, uma certa nota azeda está sempre presente nele. A polpa da fruta é sempre macia e agradável. A safra colhida deverá ser consumida principalmente in natura, já que seu armazenamento é muito limitado.
Amadurecimento e frutificação
O pântano é um tomate típico precoce. Depois que ele joga fora os brotos verdes, em média, leva 95 dias para formar os frutos prontos. Em condições de casa de vegetação, o período de colheita é de junho a setembro. Quando cultivadas em campo aberto, os primeiros frutos costumam ser obtidos em julho. É claro que o clima atual pode afetar muito esses horários.
Produção
A coleção chega a 5,4 kg por 1 sq. m. Mas este é apenas um indicador estatístico médio, que não será difícil de alcançar, mesmo para jardineiros inexperientes. Leva apenas um mínimo de diligência. Em estufas, a produtividade é em média maior do que ao ar livre.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
Se você planeja cultivar arbustos em um local aquecido, é necessário semear em caixas de mudas em meados de março. Para o cultivo em terreno aberto, é necessário esperar até o final de março - início de abril. Assim, o desembarque geralmente ocorre no início e no final de maio. Em alguns casos, levando em consideração o clima, é necessário mudar essas datas em vários dias. Mas dificilmente vale a pena atrasar muito.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Na estufa, você precisa plantar 2 pés de tomate por 1 sq. m. Em um jardim aberto, você pode adicionar mais 1 arbusto na mesma área. Claro, jardineiros experientes podem ajustar isso para atender às suas próprias necessidades. É necessário formar plantas em 1 caule.
Crescendo e cuidando
É dificilmente possível cultivar um pântano sem beliscar e trabalhar liga. É melhor programar o pouso no momento em que o solo estiver totalmente aquecido. Cavar o solo é recomendado desde o outono. Ao mesmo tempo, o assento é alimentado com húmus e cinzas. Nova escavação é recomendada antes do desembarque.
O pântano deve ser regado diariamente. Melhor fazer isso à tarde, não de manhã. A passagem é realizada como novos brotos se formam. A primeira alimentação é realizada aproximadamente 20-21 dias após o plantio no local de crescimento principal. Os especialistas observam que a alternância de matéria orgânica e misturas de minerais é a mais produtiva; a alimentação foliar com formulações à base de boro também é incentivada.
Às vezes, as folhas murcham e ficam amarelas. Normalmente, este problema é resolvido ativando a rega. Irregularidades na forma das partes das plantas podem indicar uma falta de componentes nutricionais. O mesmo é frequentemente expresso no crescimento das raízes diretamente no caule. A alimentação operacional eliminará quase sempre uma e outra patologia.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Regiões em crescimento
A variedade é oficialmente zoneada na região do Volgo-Vyatka e na região do Médio Volga. E também pode ser cultivado com sucesso em:
Região Central da Terra Negra;
várias regiões e repúblicas do Cáucaso do Norte;
o centro da parte europeia da Rússia;
regiões do norte e noroeste da Federação Russa.
Visão geral da revisão
O tomate do pântano tem um sabor agradável. No entanto, são observadas rachaduras e uma alta suscetibilidade a doenças. Muitas pessoas gostam da originalidade da cor. Neste caso, entretanto, há reclamações sobre um rendimento relativamente baixo. Em geral, é observada a conformidade da cultura com os parâmetros declarados.