- Autores: Myazina L.A.
- Ano de aprovação: 2007
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo in natura, para decapagem e conserva, para suco, para ketchup e polpa de tomate
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Tempo de amadurecimento, dias: 105-110
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Tamanho do arbusto: subdimensionado
- Altura do arbusto, cm: 55-70
A popularidade cada vez maior de tomates de baixo crescimento desperta um interesse genuíno dos jardineiros por novidades e variedades testadas pelo tempo. Uma delas é a determinante variedade Bogatyr, destinada ao cultivo em estufas de filme, vidro e policarbonato, bem como em campo aberto. As frutas grandes têm um sabor excelente e uma ampla gama de aplicações - consumo in natura, cozimento de sucos, molhos, pasta de tomate, preparação de saladas de verão e de inverno.
História de criação
O criador da variedade é o famoso criador Lyubov Anatolyevna Myazina, autor de mais de 25 variedades e quase 40 híbridos de tomates. A variedade foi registrada no Registro Estadual de Conquistas Reprodutoras em 2007.
Descrição da variedade
Os arbustos de baixo crescimento e folhas médias (55-70 cm) são cobertos por folhas de tamanho médio de uma cor verde clássica. As flores amarelas usuais são coletadas em inflorescências simples. Os frutos estão presos em cachos em um pedúnculo articulado.
Características e vantagens da variedade:
não há necessidade de amarrar;
grande frutificado com tamanhos limitados;
resistência a rachaduras e excelente sabor;
alto rendimento, forte imunidade, despretensão.
Entre as deficiências, eles notam uma fraca proteção contra mudanças bruscas de temperatura e requisitos aumentados para a composição do solo.
As principais qualidades da fruta
Frutos grandes (a partir de 150 g), redondos e ligeiramente estriados, verdes em estado imaturo, tornam-se vermelhos brilhantes, brilhantes, muito atraentes externamente.
Características do sabor
A polpa carnuda, suculenta e sem caroço, tem uma consistência média, na hora que brilha com cristais de açúcar. A casca densa evita rachaduras e permite que a fruta seja transportada por longas distâncias.
Amadurecimento e frutificação
O tomate pertence à categoria de maturação intermediária, o período de maturação é de 105-110 dias.
Produção
O herói dá rendimentos estáveis - 2,2 kg de um arbusto, a boa tecnologia agrícola fornece pelo menos 3-4,5 kg por planta.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
Em meados de março, as mudas são semeadas e o plantio no solo ocorre após 60-65 dias.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Para obter uma safra estável e completa, o criador recomenda seguir o esquema de plantio de 40x60 cm.
Crescendo e cuidando
Levará dois meses para crescer as mudas de Bogatyr, após os quais estão prontas para serem transplantadas para um local permanente.Antes disso, deve-se realizar o endurecimento - as plantas devem estar acostumadas com a temperatura do ambiente externo, suas oscilações diárias e os raios solares, agressivos na primavera e início do verão.
Para o transplante, o solo da estufa é preparado com antecedência. Essas atividades começam no final do outono, quando a terra é limpa de resíduos vegetais e domésticos. Isso é seguido pela introdução de matéria orgânica para cavar - esterco, húmus, composto, excrementos de pássaros. Na primavera, estrume fresco não é recomendado - ele não só pode queimar raízes fracas, mas os benefícios dele são muito menores do que o húmus.
Isso é explicado de forma simples - apesar do fato de conter muito mais substâncias úteis, sua estrutura pesada dificulta o trabalho com o solo, é cheio de sementes de ervas daninhas ativas que certamente germinarão no solo e também contém ovos de helmintos, patógenos prejudiciais. Ao mesmo tempo, o estrume apodrecido aos dois anos de idade já ultrapassou a etapa necessária de fermentação, transformou-se numa substância solta, com cheiro a terra, e é adequado para todo o tipo de plantas. O húmus torna o solo solto, respirável e arejado.
O herói se desenvolve bem em solo fértil e leve, especialmente depois de cebolas e cenouras, bem como pepinos e leguminosas. No entanto, esses parâmetros são levados em consideração apenas no pouso em terreno aberto. Na estufa, ninguém cultiva cebolas e cenouras, mas pepinos são plantados, então você pode trocá-los por tomates. Os arbustos de baixo crescimento não precisam de ser amarrados, o que dispensa o jardineiro de organizar suportes ou grades. Na cova preparada, é preparada uma mistura de terra com adição de húmus, cinza de madeira, superfosfato e plantadas mudas. O solo ao redor do caule é compactado e bem derramado com água sedimentada. No dia seguinte, o solo úmido deve ser afrouxado para evitar a formação de uma crosta dura. Os cuidados adicionais consistem em regar, capinar, fertilizar e tratamentos preventivos
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
O tomate apresenta boa resistência ao apodrecimento e outras doenças, mas para garantir a plena frutificação, tratamentos preventivos com inseticidas e fungicidas são recomendados.
Regiões em crescimento
A variedade é adaptada para cultivo em toda a Rússia. Estas são as regiões Norte, Noroeste, Central, Volgo-Vyatka, TsChO, Cáucaso do Norte, Médio Volga, Baixo Volga, Ural, Sibéria Ocidental, Siberiana Oriental, Extremo Oriente.