- Autores: Khovrin Alexander Nikolaevich, Tereshonkova Tatiana Arkadyevna, Klimenko Nikolay Nikolaevich, Kostenko Alexander Nikolaevich, Agrofirma Poisk LLC
- Ano de aprovação: 2015
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo fresco
- Período de amadurecimento: meio cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 115-120
- Condições de cultivo: para estufas de filmes
- Tamanho do arbusto: alta
- Altura do arbusto, cm: 150-180
O bisonte preto é uma variedade bastante incomum de tomate. Esse nome foi dado a ele por causa da cor única e rara da fruta. Esta cultura é muito resistente e, portanto, um residente de verão que mora em qualquer região do país pode escolhê-la para o cultivo.
História de criação
O bisonte negro nasceu na associação Agrofirma Poisk LLC. Vários criadores se envolveram em seu desenvolvimento ao mesmo tempo: A. N. Khovrin, T. A. Tereshonkova, N. N. Klimenko, A. N. Kostenko. Uma variedade com um tipo de crescimento indeterminado foi permitida para uso não há muito tempo - em 2015.
Descrição da variedade
A planta possui arbustos altos, atingindo parâmetros de 150-180 centímetros. Os arbustos são cobertos por folhagem de forma alongada e não muito grande. Nas mudas, eles terão uma tonalidade verde clara e, na cultura adulta, uma tonalidade mais escura.
O bisonte negro se apaixonou por veranistas e fazendeiros de todo o país, devido a algumas vantagens:
a variedade dá frutos grandes e de tonalidade incomum, não encontrados em todos os jardins;
gosto excelente;
a planta apresenta boa resistência a diversos tipos de doenças.
Mas a falta de tais tomates é má qualidade de conservação. Sua pele é fina, delicada e pode rachar rapidamente. Por conta disso, os frutos praticamente não são transportados, preferindo crescer e comer in natura.
As principais qualidades da fruta
No processo de amadurecimento, Bison black será coberto com frutos de cor verde escuro. Com base neles, você pode ver claramente uma mancha escura. Quando maduros, os tomates adquirem uma cor marrom-arroxeada, o que é muito incomum para os tomates. Bagas redondas achatadas com nervuras fracas são agradáveis e grandes em tamanho - cada fruta pesa 200-280 gramas. Sob uma película fina, pode-se encontrar uma polpa de densidade média.
Características do sabor
Ninguém reclama do sabor do tomate preto Bison. E isso não é surpreendente, porque é muito rico e tem uma doçura agradável. O gosto final contém notas de fruta.
Amadurecimento e frutificação
Esta variedade de tomate estará pronta para a colheita 115-120 dias após o plantio, o que nos permite classificá-la com segurança como uma variedade intermediária precoce. Sem dúvida, os jardineiros ficarão satisfeitos com o fato de a variedade frutificar por muito tempo. A primeira onda começará em julho e, em seguida, mais e mais ovários se formarão até setembro.
Produção
A planta dá rendimentos estáveis e ricos. Em geral, são colhidos cerca de 6,3 kg de tomates frescos por metro quadrado.
Momento de plantio de mudas e plantio no solo
A semeadura dessa variedade é recomendada em março. Para ter certeza da germinação, as sementes podem ser embebidas em solução salina (5%). Os espécimes que sobem à superfície podem ser jogados fora com segurança. Para acelerar o crescimento do material, ele é envolto em gaze e colocado em uma solução de um produto denominado "Epin-Extra" por cerca de 18 horas.
É melhor não cozinhar o solo sozinho aqui, preferindo o do armazém. As mudas são cultivadas de acordo com as regras clássicas:
a presença de um abrigo de polietileno nos primeiros dias;
manter a umidade do solo;
garantir a temperatura ambiente correta;
separação e jigging oportunos;
endurecimento.
Se você aderir às regras de cultivo geralmente aceitas, já no final de maio ou início de junho terá a oportunidade de plantar mudas saudáveis e viáveis no solo. Os tomates Black Bison devem ser plantados em uma estufa de filme.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Esta variedade de tomate realmente precisa de um solo bem preparado. É melhor saturá-lo com nitrogênio desde a primavera. Para fazer isso, os residentes de verão experientes semeiam o solo da estufa com trevo e trigo e depois o desenterram. As plantas nesse tipo de solo são mais fortes e saudáveis. Em algumas semanas, você precisará realizar a seguinte preparação:
remover ervas daninhas e resíduos de vegetação;
remova e remova a camada superior, reserve a inferior;
colocar uma camada fina (cerca de 5 cm), constituída por palha, serradura, agulhas de pinheiro;
colocar estrume (a camada será de 10 cm);
coberto com terra.
Não mais do que 4 plantas podem ser cultivadas em um metro quadrado da estufa. O desvio dessa regra ameaça o espessamento das plantações e o desenvolvimento do fungo. Ao plantar mudas, faça uma distância de meio metro entre os arbustos. Será necessário passar meio metro entre as linhas.
Crescendo e cuidando
Apesar de um nome tão sério, Black Bison é absolutamente despretensioso no cuidado. Mesmo os agricultores completamente inexperientes podem cultivá-lo. Você pode se limitar a apenas algumas dicas úteis.
É preciso regar a cultura com moderação, é impossível que tudo flutue na água. Algumas vezes por semana é o suficiente para dar suporte a todos os processos necessários. No entanto, assim que os tomates começarem a se formar, o abastecimento de água deve ser aumentado.
7 dias após o plantio, as mudas recebem uma porção de curativos nitrogenados. A formação de inflorescências significa que é hora de alimentar o tomate com compostos minerais. A cada 14 dias durante a frutificação, o solo é aromatizado com fósforo e potássio.
Para evitar que o plantio se transforme em um matagal impenetrável, você terá que se preocupar com seus enteados. É melhor cortá-los imediatamente, até que cresçam e comecem a consumir a força da planta. Além disso, cada arbusto deve ser amarrado, pois seu crescimento é considerável, assim como o peso do tomate. Recomenda-se formar em 1 haste, no máximo 2. Observe que na formação em 2 hastes, a distância entre os arbustos deve ser grande.
Resistência a doenças e pragas
Bison black apresenta excelente resistência ao vírus do mosaico do tabaco. No entanto, com cuidados inadequados, as seguintes doenças podem acometê-lo:
requeima;
manchas marrons;
podridão.
Entre os insetos, freqüentemente podem ser vistos moscas-brancas e um urso.
Para evitar que as plantas tenham que passar por um tratamento longo e difícil, lembre-se do seguinte:
rotação de colheitas;
manter o site limpo;
ventilação regular;
escavação na primavera;
desinfecção de sementes, solo e paredes da estufa;
o uso de ferramentas limpas;
tratamentos preventivos.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Visão geral da revisão
Jardineiros que amam o cultivo de tomates há muito voltaram sua atenção para a variedade Black Bison. E a questão aqui não é apenas o cuidado fácil e a cor extraordinária das frutas, mas também o seu sabor incrível. Não há ninguém que não goste dele. Os tomates desta variedade são especialmente bons frescos, comidos assim ou em saladas. Você pode fazer suco, macarrão ou lecho.
A única reclamação é que não será possível manter os tomates frescos por muito tempo. Porém, é natural que os veranistas já conheçam com antecedência as propriedades da cultura que vão cultivar. E isso significa que eles estão familiarizados com essa característica da variedade e não reclamarão muito disso.