- Autores: Agrofirm "Sementes de Altai"
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo fresco
- Período de amadurecimento: meio cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 105-109
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Tamanho do arbusto: subdimensionado
- Altura do arbusto, cm: 55-75
- Característica de Bush: extenso
Para quem não está envolvido em enrolar inúmeras latas, preferindo cultivar tomates para consumo in natura, a variedade de rosa Biyskaya é a melhor opção. É uma opção de salada de sabor equilibrado que pode crescer tanto em estufas como ao ar livre. Além disso, sucos de excelente qualidade são obtidos a partir dos frutos carnosos.
História de criação
A autoria no aparecimento da variedade pertence à empresa agrícola "Sementes de Altai".
Descrição da variedade
Os arbustos da rosa Biysk são bastante atrofiados - a sua altura não ultrapassa 55, no máximo 70 cm, embora sejam muito extensos, o que requer certas medidas ao crescer.
As vantagens da variedade:
frutífero grande;
despretensão;
bom rendimento.
Desvantagens:
curto tempo de armazenamento;
uso fresco apenas;
tolerância a muitas doenças.
Os brotos fortes são capazes de suportar cachos pesados com 3-5 frutos pesados. Ao mesmo tempo, a tendência à descamação força os jardineiros a se envolverem na formação de um arbusto: 1-2 brotos são deixados no campo aberto, em condições de estufa até 4 hastes.
As principais qualidades da fruta
Frutos grandes (250-600 g), de formato redondo e rosa profundo, podem atingir um peso recorde de 1 kg para uma variedade.
Características do sabor
A polpa suculenta tem uma estrutura densa e um agradável sabor adocicado com ligeiro azedume. Os frutos são revestidos por uma casca densa, mas fina, quase imperceptível ao comer. As poucas câmaras de sementes contêm um número limitado de sementes.
Amadurecimento e frutificação
A rosa Biysk refere-se a tomates meio precoces com frutificação prolongada: período de maturação de 105-109 dias, a colheita pode ser colhida durante agosto-setembro, à medida que os frutos amadurecem.
Produção
Para arbustos de tamanho pequeno, os indicadores de rendimento são considerados altos - se os requisitos agrotécnicos forem observados, até 10-12 kg de tomates carnudos e saborosos podem ser colhidos em 1 metro quadrado.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
A variedade é cultivada em mudas, as sementes são semeadas em março, as mudas cultivadas são transplantadas para um local permanente após cerca de 60-65 dias, na fase de 6-7 folhas verdadeiras e brotos de flores emergentes.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
O padrão de plantio ideal de 40x40 cm, como regra, é de 2-3 raízes por metro quadrado.
Crescendo e cuidando
Uma condição indispensável para o cultivo de tomates na Sibéria é o método de mudas.No cultivo de mudas, são usados métodos clássicos: as mudas são transferidas para um local permanente 2 meses após a semeadura. Os pré-"jovens" são endurecidos, acostumados a baixas temperaturas e luz solar intensa. No jardim são escolhidas áreas bem iluminadas pelo sol, o solo deve ser fértil, respirável, com pH neutro. Matéria orgânica, fertilizantes minerais, cinzas de madeira são adicionados às covas preparadas para o plantio. Após o plantio, o solo é compactado, bem derramado com água sedimentada em temperatura ambiente. Se as plantas forem plantadas em terreno aberto, primeiro elas precisarão ser protegidas pelo sol forte.
O cuidado adicional com os tomates consiste nas seguintes atividades:
capina;
rega regular;
soltar e amontoar;
a formação de arbustos, amarração;
tratamentos preventivos de doenças e pragas.
Além disso, as plantas de frutos grandes de crescimento rápido requerem uma quantidade maior de nutrientes - aqueles introduzidos na primavera não são suficientes para obter uma boa colheita. Durante o período de formação da massa vegetativa, o tomate necessita de nitrogênio, durante o período de brotação, é necessário alimentar-se com composições potássio-fósforo. Até a colheita amadurecer, os tomates são alimentados com infusões de verbasco e urtiga. Cultivar a rosa Biysk em estufas também não impede os jardineiros de partir. Para evitar a requeima, é necessário remover as folhas inferiores e nos locais onde são muito grossas. A alta umidade provoca o aparecimento de requeima e lesmas nuas. Durante o período quente, a estufa precisa ser ventilada. O aparecimento de moscas brancas e pulgões ameaça inibir o desenvolvimento das plantas. Não menos perigoso para os arbustos é o besouro da batata do Colorado, que ao longo do tempo dominou não apenas as batatas, mas também outras culturas de erva-moura, incluindo tomates.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A variedade Biysk rose não possui imunidade forte e é tolerante a muitas doenças tradicionais do grupo de plantas da beladona, e também está sujeita a ataques de pragas. Para evitar complicações e doenças do crescimento, é necessário tratar as plantas com inseticidas e fungicidas.
Resistente a condições climáticas adversas
A planta, em cuja aparência trabalharam os criadores siberianos, está adaptada às difíceis condições do verão siberiano e não tem medo das mudanças de temperatura e tolera bem as ondas de frio de curto prazo.
Regiões em crescimento
O tomate é destinado a todas as regiões da Sibéria, sendo também cultivado na faixa do meio, nos Urais e no Extremo Oriente.