- Autores: Monsanto Holland B. V.
- Ano de aprovação: 2008
- Sinônimos de nomes: Big Beef
- Categoria: híbrido
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo fresco
- Período de amadurecimento: cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 99
- Condições de cultivo: para estufas de filmes
- Transportabilidade: Alto
O preconceito contra variedades e culturas estrangeiras só pode ser dissipado pelo conhecimento cuidadoso de suas características. Os residentes de verão e jardineiros russos só se beneficiarão se aprenderem os detalhes da variedade Big Beef. Esses tomates, quando cultivados com habilidade, podem ser um excelente recheio em qualquer área.
História de criação
A variedade de tomate Big Beef foi oficialmente aprovada para uso em 2008. O trabalho nele foi realizado pela mundialmente famosa empresa Monsanto Holland B. V. A planta tem um sinônimo oficial (ou melhor, o nome original) - Big Beef. A cultura é classificada como híbrida da classe F1.
Descrição da variedade
Big Beef é uma planta híbrida indeterminada. A descrição oficial menciona que se destina a uma estufa de película. Algumas fontes mencionam a permissibilidade do cultivo em terreno aberto (apenas em áreas quentes). Os arbustos apresentam um forte crescimento e podem atingir os 2 m de altura, sendo a grande folhagem de cor verde claro.
As principais qualidades da fruta
Tradicionalmente, para os tomates, os frutos verdes são verdes. E também de forma bastante previsível, à medida que amadurecem, ficarão vermelhos. Em média, a massa de 1 tomate é de 210-380 g, não é surpreendente, dado esse peso, que também atinja um grande valor. As nervuras do Big Beef não são grandes, a forma geométrica plana e redonda prevalece; existem 4 ou 5 frutos por 1 pincel.
Características do sabor
Não houve queixas sobre o mau gosto desta variedade. Quase todos os consumidores gostam. A polpa da fruta é firme e carnuda. A atratividade do perfume também é observada. As sementes são quase invisíveis e não têm nenhum efeito significativo no sabor.
Amadurecimento e frutificação
Na prática, o Big Beef confirmou seu status de "precoce". Pode amadurecer em 99 dias após o descarte das mudas. Mas também é necessário levar em consideração as peculiaridades de condições climáticas específicas. Após a formação das primeiras bagas, a frutificação continuará por muito tempo. Importante: algumas fontes escrevem que este é um tomate de meia temporada que amadurece em 100-110 dias; pode-se supor que tal diferença nas estimativas esteja relacionada às nuances da tecnologia agrícola e às condições reais.
Produção
A variedade pertence ao grupo de alto rendimento. Em condições favoráveis, pode produzir mais de 9 kg de frutas por 1 m2. Em termos de 1 arbusto, a colheita será de 4,5 kg. Este resultado pode ser alcançado com técnicas agrícolas padrão.
Momento de plantio de mudas e plantio no solo
Normalmente, a semeadura em vasilhames é feita em fevereiro ou março. Ao escolher um período específico, eles são guiados pelo clima local e pelas previsões meteorológicas de longo prazo. O transplante para um local permanente geralmente ocorre 55 dias após a germinação. É melhor realizar esse procedimento no início de maio, a fim de aumentar a proteção contra o retorno da geada.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Recomenda-se escolher um esquema de 700x600 mm. Ao mesmo tempo, não deve haver mais de 3 arbustos em 1 "quadrado". Caso contrário, eles começarão a interferir uns nos outros.
Crescendo e cuidando
Recomenda-se manter a temperatura de + 18… 20 graus, se possível. Mesmo à noite, não deve cair para menos de +15 graus. Rascunhos, mesmo os fracos, são totalmente inaceitáveis. A luz solar direta também pode ser prejudicial. É pela combinação de tais fatores que se pode concluir com segurança que uma estufa será a solução ideal para esses tomates.
A iluminação nele deve ser grande, pelo menos 12 horas por dia. É melhor se este indicador for fornecido com uma margem. Em condições difíceis, por exemplo, em dias nublados, iluminação adicional terá que ser organizada. Recomenda-se o uso de lâmpadas fluorescentes para isso. A umidade do ar de 70% é ideal, mas a umidade excessiva também deve ser evitada.
Big Beef requer uma alimentação muito mais ativa do que outras variedades de tomates. A ênfase principal deve ser dada às misturas de potássio. Normalmente, eles são trazidos duas vezes mais que os compostos de nitrogênio. A rega dos arbustos deve ser feita regularmente, com foco na secagem do solo. Na formação, o pinçamento é recomendado em 1 haste; este procedimento é realizado a cada 7 a 10 dias.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A variedade é protegida de:
verticilose;
cladosporiose;
vírus do mosaico do tabaco;
requeima;
mancha cinza.
Apesar dessa resistência, é desejável ajudar a planta. Afrouxamento sistemático e escavação do solo são fortemente recomendados. A proteção com a ajuda de tratamentos preventivos com inseticidas e outros pesticidas também é importante. Ao mesmo tempo, é impraticável o uso de dosagens excessivas de reagentes (além das recomendadas pelos fabricantes). Como alternativa, uma infusão de cinzas ou uma infusão de cascas de cebola é usada.
Resistente a condições climáticas adversas
O Tomato Big Beef pode tolerar bem as baixas temperaturas. Nas condições do norte da Federação Russa, esta cultura deve crescer em terreno protegido. Não há outras sutilezas especiais na proteção do clima.
Regiões em crescimento
Big Beef está oficialmente aprovado para cultivo:
no centro da Região da Terra Negra;
no norte e noroeste da parte europeia da Rússia;
na região do Volga-Vyatka;
no Cáucaso do Norte (em qualquer uma de suas repúblicas e regiões);
na região do Médio Volga;
na região de Moscou e outras regiões do meio da parte europeia.
Visão geral da revisão
Os jardineiros avaliam muito bem o Big Beef. Nota-se a facilidade de atendimento e a capacidade, apesar disso, de colher boas safras. Os frutos são saborosos tanto frescos como depois de colocados nas saladas. A taxa de germinação é bastante decente. Se você deixar um pequeno número de ovários, as bagas podem atingir tamanhos enormes.
E também os comentários falam sobre:
alta potência de arbustos;
aparência graciosa de frutas e sua superfície plana;
durabilidade decente no mau tempo de verão.