- Categoria: híbrido
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo in natura, para decapagem e conserva
- Período de amadurecimento: cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 97-105
- Condições de cultivo: para terreno fechado
- Marketability: Alto
- Tamanho do arbusto: alta
- Altura do arbusto, cm: 150-170
- Cor de fruta madura: vermelho, sem mancha verde no caule
Uma colheita obrigatória em todo jardim é o tomate. Apesar de serem todos bons, os tomates bovinos são especialmente apreciados. Estas são variedades híbridas de salada carnuda de frutos grandes. A diferença nessa categoria é que as frutas têm maior teor de açúcar e mais vitaminas. Um desses híbridos é o indeterminado vermelho Bifseller, destinado a estufas. Não a maior das carnes, mas quase um recordista em rendimento. Os frutos do tomate têm um sabor excelente e são utilizados na preparação de saladas de verão e de inverno.
História de criação
A autoria no surgimento da linha de variedades híbridas indeterminadas Bifseller, incluindo Bifseller tinto, pertence à empresa agrícola Novosibirsk "Siberian Garden". A empresa é especializada na produção de frutas e vegetais para cultivo em áreas de cultivo de risco.
Descrição da variedade
Um arbusto alto, cuja altura chega a 1,5-1,7 m, é coberto por folhagem verde entalhada de tamanho médio. Está sujeito a uma grande formação de enteados e engorda, portanto, necessita da formação e controle de nitrogênio. O primeiro ovário é colocado acima de 6-8 folhas, todos os subsequentes após 1-2 folhas. O número de frutos em um cacho é de cinco a sete pedaços, o caule principal é capaz de suportar até sete cachos. O número total de tomates em uma raiz chega a 50 peças. A quantidade pode ser ainda maior, se você não se empenhar na modelagem, mas os frutos serão pequenos, com características de baixo sabor.
As principais qualidades da fruta
Frutos grandes, de formato achatado, de bico pequeno, com peso de 400 g, revestidos com casca densa e lustrosa. Os tomates verdes têm coloração verde leitosa, quando chega a maturação técnica, os frutos tornam-se vermelho carmim sem mancha verde na região do pedúnculo. O vermelho Bifseller é caracterizado pela fasciação (entrecruzamento de flores), devido a isso, um fruto de formato irregular pode se formar no primeiro ovário, que deve ser removido. O híbrido tem altas qualidades comerciais, é muito decorativo, mas é caracterizado pela baixa transportabilidade.
Características do sabor
O tomate híbrido tem um sabor doce de sobremesa, contém uma quantidade aumentada de licopeno, um antioxidante natural que tem um efeito benéfico na atividade cardiovascular, bem como muito β-caroteno e luteína.
Amadurecimento e frutificação
O híbrido indeterminado é caracterizado por períodos de maturação precoce - de 75 a 105 dias.
Produção
O vermelho Bifseller é caracterizado por alto rendimento - até 50 frutos grandes de um arbusto, 18-22 quilos são removidos de um metro quadrado.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
O tomate desta hibridação é cultivado apenas por meio de mudas, as sementes são semeadas em abril-maio.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
O padrão de plantio recomendado não é mais do que três plantas por metro quadrado.
Crescendo e cuidando
Os tomates bovinos requerem uma tecnologia agrícola especial, uma vez que os frutos são vertidos não só devido ao grande número de células (efeito do azoto), mas também devido ao aumento do seu tamanho (boa rega). Na época do início da estação abafada, as plantas precisam da alimentação foliar de potássio na folha. O arbusto é formado em um caule, menos freqüentemente em dois. Cada folha deve receber uma quantidade suficiente de luz solar, de modo que os jardineiros precisam lidar não apenas com o aperto e a modelagem, mas também com o encurtamento da lâmina foliar.
Se não houver luz suficiente, então é realizada a iluminação suplementar noturna, e não a iluminação noturna, caso contrário pode provocar o aparecimento de plantas fracas. A temperatura ideal dentro da estufa é igualmente importante, e varia de 16 a 20 graus à noite, quando os nutrientes acumulados durante o dia são fornecidos aos pontos de crescimento. As temperaturas diurnas devem estar entre 22-25ºC. É necessária uma fertilização oportuna com dióxido de carbono - composto (urtigas fermentadas, pão, ervas daninhas), estrume e outros.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
Os híbridos de frutos grandes não diferem em forte imunidade, portanto, a requeima e a alternária são perigosas para eles. Recomenda-se a realização de tratamentos preventivos com "Ordan" cerca de duas décadas antes da colheita.
Resistente a condições climáticas adversas
O híbrido é destinado ao cultivo em interior, para que as condições meteorológicas não o afetem muito, o principal é cumprir as condições necessárias da tecnologia agrícola dentro da estufa.
Regiões em crescimento
O vermelho Bifseller foi criado por criadores de Novosibirsk, portanto, foi inicialmente adaptado para cultivo em estufas em regiões frias - Leste, Oeste, Sudoeste da Sibéria. Além disso, é cultivada na faixa do meio, nas regiões da Região Terra Negra e outras.