- Autores: Gavrish Sergey Fedorovich, Morev Viktor Vasilievich, Amcheslavskaya Elena Valentinovna (LLC 'Empresa de Reprodução Gavrish')
- Ano de aprovação: 1997
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo fresco
- Período de amadurecimento: ultra cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 78-83
- Condições de cultivo: para terreno aberto
- Tamanho do arbusto: subdimensionado
- Altura do arbusto, cm: 50
Há um pequeno grupo de variedades de tomate que amadurecem em datas extremamente precoces. E, apesar de seus frutos, via de regra, não diferirem em nenhum tamanho e sabor especial, após o inverno frio e a falta de alimentos frescos da horta, eles sempre parecem a todos simplesmente perfeitos, como um sopro de ar fresco. Além disso, essas plantações costumam ser fáceis de cuidar. Um dos representantes mais brilhantes dos tomates ultraprecoces é a variedade Betta.
História de criação
Betta é um híbrido amplamente difundido na Rússia há mais de 2 décadas. Foi criado por criadores polacos. O detentor dos direitos autorais da variedade híbrida é a empresa de melhoramento "Gavrish", que entrou com um pedido no final dos anos 90 do século XX para que a variedade fosse inscrita no Registro Estadual. Depois de testada, a cultura foi incluída no Registro Estadual em 1998 e tornou-se uma variedade de seleção reconhecida.
Descrição da variedade
A variedade Betta é uma planta de baixo crescimento, sua altura não pode ultrapassar 40-50 cm, a cultura é padrão, não precisa de liga e pinça. As folhas são de tamanho médio, a cor é verde escuro, não há estípulas e a ondulação é fraca. A ramificação não é muito forte, assim como a folhagem.
O arbusto ocupa um pouco de espaço - de 25 a 30 cm de diâmetro, por isso a cultura é plantada de forma bastante compacta. Os primeiros cachos de frutos podem se formar somente após 6-7 folhas, às vezes até mais cedo, então após 1 ou 2 folhas. O pincel contém de 4 a 6 flores, praticamente sem flores estéreis - cada flor posteriormente se transforma em tomate.
As principais qualidades da fruta
O tomate Betta distingue-se pelo seu fruto em forma de círculo plano, existem costelas, mas são pouco perceptíveis. A cor da fruta madura é vermelha, o número de ninhos de sementes é de 4 a 5, há poucas sementes. Tomates pequenos e brilhantes, o peso médio de uma baga é de 50-70 gramas, porém, se o cuidado for bom, obtém-se tomates de 100 gramas.
Características do sabor
A avaliação da degustação do sabor é a seguinte - é avaliado como muito bom, não muito doce, com um ligeiro acidez. Devido às peculiaridades do amadurecimento precoce, principalmente frutas são consumidas frescas com prazer. No entanto, se houver sobra, são enlatados, processados em diversos vazios, inclusive em polpa de tomate.
Amadurecimento e frutificação
Como já mencionado, as datas de amadurecimento do Betta são muito precoces. Os frutos atingem a maturação no sentido biológico em apenas um mês e meio, ou seja, é de 78 a 83 dias. A segunda quinzena de junho pode ser marcada como o início da colheita, que vai até os últimos dias de julho.
Produção
Os tomates Betta são caracterizados por um rendimento bastante alto para uma variedade padrão de baixo crescimento. Um arbusto pode produzir cerca de 2 quilos de frutos por safra, e como as plantas ficam próximas umas das outras, de um metro em um quadrado pode-se colher de 10 a 15 quilos.
Momento de plantio de mudas e plantio no solo
Betta é tradicionalmente cultivado por meio de mudas, mas há uma peculiaridade. Não é necessário cultivar o material para o plantio por muito tempo, por exemplo, 2 meses ou mais, como para outras variedades. Freqüentemente, a cultura é plantada no jardim 30 dias após os primeiros brotos.
É verdade que alguns jardineiros experientes ainda tentam manter as mudas por até 1,5 mês, para que tenham tempo de endurecer bem.Assim, as mudas são semeadas em abril (início ou meio), podendo ser plantadas no solo logo no início de maio.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Pelo facto da variedade ser compacta, o esquema de plantação pode ser bastante denso, nomeadamente 30x50 cm. Se considerarmos o número de arbustos, então este é 4 ou 5 exemplares por metro quadrado.
Crescendo e cuidando
Não é preciso muito tempo e esforço para cultivar uma variedade de tomate como o Betta em seu site. A variedade é despretensiosa. A propósito, se a tarefa não é conseguir uma colheita ultra-precoce, você pode tentar cultivar a safra usando o método sem sementes, colocando as sementes imediatamente no solo da horta quando o calor chegar. Nesse caso, os tomates amadurecem mais perto da segunda metade do verão. Mas essa opção é indicada para quem não tem tempo para lidar com mudas.
Não se pode dizer que os tomates Betta não requerem nenhum cuidado. Mas inclui atividades bastante comuns, como regar e alimentar. E uma vez que a cultura é padrão por natureza e bastante curta, beliscar não é um procedimento obrigatório. Porém, para a uniformidade e resistência do caule, bem como para evitar que os rebentos caiam ao solo, recomenda-se ainda que os tomates sejam amarrados a um suporte.
Betta possui boa resistência às principais enfermidades que afetam o tomate. E devido ao fato de que os tomates amadurecem cedo, eles não têm tempo para se maravilhar com a requeima. Como prevenção de doenças, é importante não violar as regras de rega, ventilar regularmente as estufas e também não plantar mudas com muita frequência.
Quanto à rega, deve ser feita apenas com água morna, já assentada há um certo tempo. Programa de rega - 1-2 vezes a cada 7 dias. Se houver falta de umidade, isso pode causar ondulação e amarelecimento da folhagem, e as inflorescências podem cair. O excesso de umidade também pode afetar negativamente os tomates Betta - fatores como a podridão da raiz, sinais de infecção fúngica.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação.Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.