- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: semi-determinante
- Compromisso: consumo in natura, para suco, para ketchup e extrato de tomate
- Período de amadurecimento: meio cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 105-110
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Marketability: Alto
- Tamanho do arbusto: subdimensionado
- Altura do arbusto, cm: até 100
- Cor de fruta madura: Vermelho
O tomate grande Berdsky é uma das variedades semideterminantes de frutos grandes da coleção da Sibéria, destinada ao cultivo em estufas e no campo aberto. O tomate distingue-se pela despretensão, elevada comercialização, sabor equilibrado, os seus frutos são consumidos in natura, em forma de saladas, para cozinhar molhos, elaboração de pasta de tomate e sumos.
Descrição da variedade
Um arbusto de baixo crescimento, não mais alto que um metro, tem um sistema radicular ramificado, uma forma compacta. Os rebentos são cobertos por folhas verdes escuras de tamanho médio, com ligeira pubescência. A planta cresce bem e dá frutos em áreas de cultivo arriscado no campo aberto, consegue "esticar" tomates grandes até a maturação total em um curto verão, se o jardineiro usar o método de mudas.
As principais qualidades da fruta
Frutos grandes e achatados, de até 700 gramas, mudam de cor de verde para vermelho vivo na fase de maturação técnica. Existem poucas câmaras de sementes, todas elas contêm um número limitado de sementes.
Características do sabor
Os tomates têm um sabor doce equilibrado combinado com uma ligeira acidez. A polpa carnuda, açucarada na quebra, apresenta um agradável aroma delicado característico.
Amadurecimento e frutificação
Berdsky grande pertence ao grupo de tomates de amadurecimento intermediário, o período de amadurecimento é de 105 a 110 dias.
Produção
Uma variedade produtiva dá até 3 kg por arbusto, até 10-14 kg por 1 m2.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
As sementes das mudas são plantadas usando o método clássico e na época tradicional para os primeiros tomates - meados do final de março. A planta é plantada em estufas em meados de maio e em campo aberto após a ameaça de retorno das geadas e o solo aquecer até + 15… 17ºC.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
A densidade de plantio ideal é de 3, no máximo 4 plantas por 1 m2.
Crescendo e cuidando
Para otimizar o custo de sementes, fertilizantes, mão de obra física e obter uma boa colheita, é necessário seguir as regras agrotécnicas. Os tomates são cultivados em mudas, e para obter mudas fortes, você precisará não apenas de solo especial, mas também de fornecer uma quantidade suficiente de luz. Se a luz natural não for suficiente, é necessária uma iluminação suplementar com fitolampos, caso contrário, as plantas começarão a esticar e enfraquecer.Para o plantio em local permanente são preparados sulcos, o solo é enriquecido com matéria orgânica e fertilizantes minerais, acrescenta-se cinza de madeira, acrescenta-se areia de rio conforme necessário.
Húmus, composto ou excrementos de pássaros são adicionados aos buracos, superfosfato é adicionado e estacas são instaladas com antecedência para suporte. Após o plantio, o solo ao redor do caule é compactado, derramado com água morna sedimentada e solto no dia seguinte. Cuidados adicionais com os tomates: regar oportunamente, remover ervas daninhas, amarrar à medida que cresce, a formação de um arbusto de 1-2 hastes. Isso reduzirá o número de inflorescências e ovários, mas permitirá frutas maiores e de melhor qualidade. O processo obrigatório, mas tedioso de afrouxamento pode substituir com sucesso a cobertura morta. A rega é efectuada regularmente até ao período de maturação, depois pare. Até então, os tomates são umedecidos aproximadamente a cada 3-4 dias, dependendo das condições do solo. A primeira cobertura é aplicada durante um conjunto de massa vegetativa e floração, quando as plantas estão com forte necessidade de nitrogênio. Durante o período de brotação, fertilizantes de fósforo e potássio são usados. Os tomates respondem com gratidão à nutrição na forma de infusão de verbasco, urtiga e ervas daninhas com a adição de sobras de pão.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A variedade resiste bem a algumas doenças, é tolerante a outras, por isso é imprescindível se empenhar na prevenção. O uso de fungicidas ajudará a evitar infecções fúngicas e o vírus do mosaico do tabaco, os inseticidas ajudarão a lidar com pragas como lesmas nuas, pulgões, ácaros e outros. Arejar, beliscar e remover as folhas inferiores irá aliviar a requeima.
Resistente a condições climáticas adversas
O aborígene siberiano lida bem com o clima imprevisível nas regiões do norte. O tomate tem excelente resistência ao estresse, tolera bem o calor e o frio.
Regiões em crescimento
A variedade foi criada para a Sibéria e adaptada às suas condições adversas, por isso é cultivada por jardineiros das regiões dos Urais, Sibéria Ocidental, Sibéria Oriental e Extremo Oriente.