- Autores: Frits Herlaar (Enza Zaden Beheer B.V.)
- Ano de aprovação: 2012
- Sinônimos de nomes: Berberana F1
- Categoria: híbrido
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo fresco
- Período de amadurecimento: cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 95-100
- Condições de cultivo: para estufas de filme, para estufas
- Marketability: Alto
Todo jardineiro sonha em cultivar tomates sem problemas em uma pequena estufa no país. Para realizar o seu sonho, basta escolher a variedade certa, não caprichosa, que vai deliciar você com deliciosos tomates caseiros. Esta é a variedade holandesa Berberana.
História de criação da variedade
Berberana é uma espécie híbrida de tomate desenvolvida pelos criadores holandeses da Enza Zaden Corporation. A variedade foi aprovada para uso em 2012. Os cientistas queriam criar uma variedade despretensiosa que proporcionasse safras abundantes e crescesse bem em todas as regiões climáticas em condições de filme caseiro e estufas industriais envidraçadas.
Descrição da variedade
O tomate Berberana é um tipo de cultura alto, indeterminado, com 180 cm de altura, necessitando de formação. O arbusto é caracterizado por espalhar, quantidade moderada de folhagem verde escura com entrenós curtos. O poderoso caule é capaz de suportar a enorme carga de tomates grandes durante o período de frutificação. Além disso, a planta possui um poderoso sistema radicular.
As principais qualidades da fruta
Os frutos são redondos achatados, com nervuras perceptíveis, caracterizados por tamanho considerável. Em média, o peso de uma fruta é de 170-200 gramas. A cor dos tomates é vermelha intensa quando maduros. Quando maduro, o tomate apresenta uma tonalidade verde irregular. A casca da fruta é densa, mas não dura, garantindo a integridade do tomate durante o armazenamento e transporte.
Características do sabor
Apesar de sua hibridez, os tomates são muito saborosos e suculentos. A polpa apresenta notável doçura, teor de açúcar e aveludado frutado. O aroma da fruta é fresco e pronunciado. Refere-se a universal, portanto, delicioso em qualquer forma, fresco e na forma de molhos em lata, molhos e saladas.
Amadurecimento e frutificação
Berberana é uma variedade de tomate precoce. O período desde o plantio das sementes até a colheita da primeira colheita é de 95-100 dias. O processo de amadurecimento e frutificação ocorre de maneira uniforme e por muito tempo, de modo que o tomate fresco pode ser apreciado por muito tempo.
Produção
O indicador de rendimento da variedade é alto. Sujeito à tecnologia agrícola, até 7,8-10,4 kg de tomate podem ser colhidos em 1 m2.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
As sementes das mudas são semeadas em fevereiro-março. O solo ideal para isso será aquele em que foram cultivados vegetais anteriormente (cenoura, cebola, repolho). O solo deve ser descontaminado.
Como esta cultura não tolera apanha, recomenda-se que a semeadura seja feita imediatamente em recipientes separados - potes de turfa. Antes de semear, é necessário mergulhar as sementes em solução salina para identificar as impróprias e depois desinfetá-las com permanganato de potássio. Após a semeadura, os vasos são cobertos com polietileno. Com o surgimento das mudas, o polietileno é retirado e os recipientes com brotos são colocados em local iluminado. Isso é seguido pelo endurecimento, após o qual as mudas são plantadas no solo. O pouso no solo é recomendado em meados de maio. O solo na estufa deve ser aquecido.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro será capaz de colher. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Devido à natureza disseminada da cultura, recomenda-se plantar no máximo 3 arbustos por 1 m2. O padrão de plantio ideal é de 40 por 60 cm.
Crescendo e cuidando
A cultura adora solo fértil que respira bem, limpo de ervas daninhas, fofo, nutrido. A formação do arbusto ocorre em 1-2 hastes. O cuidado abrangente da cultura inclui: rega abundante, alimentação com fertilizantes orgânicos e minerais à base de fósforo e potássio (pelo menos duas vezes por mês), prevenção de pragas e bactérias, beliscar em tempo hábil, cobertura morta do solo sob o arbusto, amarração do tronco e galhos. Além disso, essa variedade não gosta de rascunhos.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A planta tem um alto sistema imunológico, mas não se deve esquecer da prevenção. O tomate é resistente à cladosporia, vírus do mosaico do tabaco, verticilose e muitas outras infecções. A proteção contra insetos nocivos será fornecida por tratamento com inseticida.
Resistente a condições climáticas adversas
Alta resistência a extremos de temperatura, além disso, os frutos se firmam mesmo em condições climáticas muito desfavoráveis. Além disso, a planta se adapta rapidamente ao calor.
Regiões em crescimento
Central, Srednevolzhsky e Volgo-Vyatsky são consideradas regiões ideais para o cultivo, porém, sujeito à tecnologia agrícola, a cultura cresce em outras zonas climáticas.
Visão geral da revisão
Os tomates holandeses berberanos são amplamente cultivados tanto em casa como em escala industrial, uma vez que se caracterizam por colheitas abundantes, facilidade de tratamento, apresentação e alto sabor. A maioria das donas de casa nota a versatilidade da variedade. A desvantagem, junto com muitas vantagens, é o alto custo da semente.