- Autores: Bejo Zaden B.V., Holanda
- Ano de aprovação: 2000
- Categoria: híbrido
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: universal
- Período de amadurecimento: meio cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 95-113
- Condições de cultivo: para terreno aberto
- Transportabilidade: Sim
- Rendimento de fruta comercializável,%: até 100%
Cultivando tomates em suas casas de veraneio, todos preferem variedades híbridas não caprichosas que proporcionam grandes safras. A variedade holandesa de meia temporada Benito é muito popular entre os residentes de verão.
História de criação da variedade
O tomate Benito é o resultado de muitos anos de trabalho de criadores holandeses, cujo objetivo era criar uma variedade híbrida precoce com rendimentos incrivelmente elevados e capaz de crescer não só em estufas, mas também em campo aberto. A espécie foi inscrita no Registro Estadual em 2000. A cultura é dividida em zonas nas regiões de Volgo-Vyatka, Central Black Earth, East Siberian e Extremo Oriente.
Descrição da variedade
A cultura Benito é uma planta com um tipo de crescimento determinante, que pertence à classe dos híbridos. Um arbusto de baixo crescimento cresce até 50-100 cm e é caracterizado por um esplendor moderado, que é formado por grandes folhas verdes. Graças ao seu poderoso caule, o arbusto é capaz de suportar muitos frutos maduros. Em alguns casos, o suporte e uma liga são essenciais.
As principais qualidades da fruta
Os frutos distinguem-se pelo formato alongado de ameixa com ligeiras nervuras na superfície. Quando totalmente maduros, os tomates apresentam uma cor vermelha uniforme. Quando verdes, os tomates são de cor verde claro. O peso médio é de 40-70 gramas. Os tomates cultivados em estufas são um pouco maiores - seu peso é de cerca de 100 g. A casca da fruta é bastante densa, então os tomates não têm medo de ser transportados. Além disso, a pele densa evita rachaduras. A qualidade de conservação dos tomates é muito alta.
Características do sabor
Os tomates têm polpa firme com poucas sementes. O sabor é muito brilhante, tomate com doçura. O sabor especialmente vívido se manifesta nas frutas cultivadas em arbustos no campo aberto. Esta variedade de tomates é universal, por isso é óptima tanto fresca, em saladas, como também na forma de conserva - inteiros, sumos, molhos.
Amadurecimento e frutificação
Devido ao fato de a variedade ser medianamente precoce, leva 95-113 dias para o amadurecimento completo (desde a germinação até os primeiros tomates maduros). Além disso, os tomates podem ser colhidos verdes, pois amadurecem bem em ambientes fechados. Nos arbustos, os frutos amadurecem uniformemente e não se desintegram.
Produção
Os indicadores de rendimento da variedade são bons. Com os devidos cuidados, até 6,35 kg de tomates podem ser colhidos em 1 m2. Quando cultivado em estufas, rendimentos ainda maiores são colhidos. Os agricultores que cultivam tomates Benito para fins comerciais, de 1 hectare colhido até 635 centners.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
Os tomates Benito são cultivados em mudas. A semeadura das mudas deve ser feita em março. Para isso, as sementes são pré-embebidas para melhor germinação. O solo onde as sementes serão plantadas deve ser solto, respirável, fertilizado. Uma boa germinação requer aquecimento e iluminação adequada. Quando 2-3 folhas verdadeiras aparecem, uma escolha é realizada. Após cerca de 2 meses, as mudas atingirão a altura de 25-30 cm, será possível plantá-las em campo aberto. 10-14 dias antes de plantar os arbustos no solo, é necessário endurecer, baixando a temperatura ambiente em 2-3 graus, e também retirar as caixas com mudas por 15 minutos ao ar livre. O plantio de mudas em terreno aberto ocorre em ambiente bem aquecido - em meados de maio.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não.Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
O esquema de plantio ideal é de 40 x 50 cm, sendo recomendado plantar no máximo 6 a 8 arbustos de mudas por 1 m2. Na estufa, as mudas são plantadas em formato de tabuleiro de xadrez, o que simplifica a manutenção e evita o espessamento.
Crescendo e cuidando
Os tomates Benito crescem bem em solos férteis, que são bem fofos, respiráveis e fertilizados. O local deve ser iluminado pelo sol e também estar livre de ervas daninhas e outros detritos. Os tomates crescem lindamente em locais onde anteriormente eram cultivados repolho, abóbora ou pepino.
O cuidado integral consiste em regas regulares (manhã e noite), aplicação de fertilizantes minerais e orgânicos, afrouxamento do solo, melhoria das trocas de ar, beliscões, eliminação do espessamento excessivo e medidas preventivas para proteger a cultura de vírus e doenças. É necessário realizar o step-sonking todas as semanas.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A cultura de hortaliças tem uma boa imunidade a muitos vírus e doenças - mosaico viral do tabaco, verticilose, murcha de fusarium, mas fraca proteção contra o apodrecimento da parte superior da fruta. Pulverizar com preparações contendo cobre ajudará a prevenir a infecção com requeima. O combate aos insetos (pulgões, ursos, tripes, lesmas) que atacam os arbustos em todas as fases de crescimento e desenvolvimento é feito com uma solução concentrada de sabão e inseticidas.
Resistente a condições climáticas adversas
A variedade apresenta boa resistência a quase todas as condições climáticas. É bastante resistente ao inverno e tolera perfeitamente quedas bruscas de temperatura.
Regiões em crescimento
O tipo híbrido de tomate Benito se adapta rapidamente às diferentes condições climáticas, podendo crescer nas regiões sul e norte. O cultivo em massa da variedade holandesa ocorre nas regiões Central, Ural, Siberiana Oriental, Extremo Oriente e Volga-Vyatka, bem como na Ucrânia e Bielo-Rússia.
Visão geral da revisão
Muitas críticas de jardineiros e agricultores amadores sobre os tomates Benito dizem que a variedade é frutífera, absolutamente despretensiosa no cultivo, se acostuma rapidamente com o solo e o clima. A maioria nota o excelente sabor do tomate, longa vida útil e transporte. A única desvantagem da cultura, apontada por jardineiros experientes, é a fragilidade do sistema radicular.