- Autores: A. V. Kryuchkov, G. I. Tarakanov, M. D. Panova (Centro Educacional e Científico "Estação Experimental de Vegetais nomeada em homenagem a V. I. Edelstein")
- Ano de aprovação: 1966
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo in natura, para ketchup e extrato de tomate
- Período de amadurecimento: meio cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 100-105
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para terreno fechado
- Transportabilidade: Boa
- Rendimento de fruta comercializável,%: 85-95%
As variedades intermediárias sempre se deliciam com a colheita, por isso muitos jardineiros escolhem essas culturas. O recheio de tomate branco é uma dessas variedades. No artigo, consideraremos as características da variedade, a palatabilidade dos frutos, os aspectos agrotécnicos, os períodos de maturação e a produtividade.
História de criação
A variedade foi cultivada em 1960 pelos criadores A. V. Kryuchkov, G. I. Tarakanov, M. D. Panova no Centro Educacional e Científico V. I. Edelstein no Cazaquistão. O casal de pais escolheu os tomates Victor Mayak e Pushkinskiy. A tarefa dos criadores era desenvolver uma variedade de maturação precoce e alto rendimento em qualquer região do país. Foi registado no Registo Estadual em 1966 com a designação de enchimento White 241. No mesmo ano foi introduzido no mercado para posterior distribuição.
Descrição da variedade
A variedade pertence a culturas determinantes, o que significa que os arbustos terão uma marca de crescimento fixa. O rebento é forte e poderoso, depende diretamente do correto desenvolvimento do sistema radicular. Quanto maior o rizoma, mais espesso é o caule. A altura do arbusto depende de onde a cultura é cultivada: se em campo aberto, o comprimento é de 40-50 cm, na estufa - 70 cm. O crescimento pára quando a muda está totalmente madura. Devido à baixa altura, a liga de talo não é necessária. A compactação dos arbustos é notada.
A variedade possui poucas folhas. São de tamanho médio, bordas pontiagudas, cor verde fosco. Há nervuras ao longo da borda, uma seção intermediária pronunciada, sem pubescência.
As primeiras inflorescências são formadas após 7 folhas do nível do solo, as subsequentes - a cada 2. 2-4 frutos são formados em um cacho, no total há 6 cachos no arbusto.
Os aspectos positivos incluem:
cuidado despretensioso;
alto rendimento entre variedades intermediárias;
propósito universal;
transportabilidade.
Contras:
a necessidade de rega regular;
fraca resistência à geada.
As principais qualidades da fruta
Os frutos são redondos, de tamanho médio e grande. O peso de um tomate varia de 80 a 132 G. O fruto fica firme no pedúnculo, portanto não se desintegra mesmo após a maturação completa. A cor dos tomates verdes é esverdeada-esbranquiçada, e nos tomates maduros é vermelho-framboesa.
A pele é lisa, ligeiramente nervurada, densa, portanto não racha. A polpa é suculenta e carnuda. No seu interior existem de 5 a 12 câmaras de sementes.
Os frutos são formados de forma amigável, mas amadurecem em taxas diferentes, portanto, tomates de cores de maturação diferentes encontram-se no mesmo arbusto.
Características do sabor
A variedade é caracterizada por um sabor salgado e ligeiramente ácido, por isso os tomates são usados frescos para saladas. Pode ser usado para fazer pasta de tomate e ketchup.
Amadurecimento e frutificação
O recheio branco de tomate pertence a colheitas médias e precoces, cujo período de maturação é de 100-105 dias.A primeira colheita é no início de julho e segue até meados de agosto.
Produção
Para terreno aberto, o rendimento é de 4 kg, para estufas - 6 kg por arbusto. Em escala industrial, o rendimento é de 275-814 c / ha.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
A casta é conhecida pelo seu cuidado despretensioso, mas vale a pena seguir as regras e datas de plantio para posteriormente colher uma boa colheita.
Para semear, é necessário preparar caixas especiais para mudas. A semeadura começa em março, as datas dependem muito da região de cultivo e de onde as mudas serão posteriormente plantadas (em campo aberto ou em estufa). Antes da semeadura, as sementes geralmente são embebidas em um pano úmido ou algodão.
Depois que todas as sementes eclodirem, elas devem ser cuidadosamente semeadas em uma caixa. A camada de terra deve ser de pelo menos 5-7 cm. A profundidade da fossa não é superior a 1,5 cm, e a distância entre a fossa é de 2 cm, entre as linhas - 3 cm.
As caixas são cobertas com filme plástico e colocadas em um local aquecido. As mudas devem eclodir em 5-8 dias. Um pico ocorre quando cada muda tem 2 folhas fortes e o caule não se inclina para o solo.
Durante o cultivo em caixas e vasos, as mudas devem ser bem derramadas com água por meio de um borrifador, mas, ao mesmo tempo, não sature o solo com água em excesso. À medida que cresce, cada arbusto é alimentado com fertilizantes minerais. No início de maio, quando o ar esquenta até +15 graus, as mudas podem ser levadas para o ar em épocas de sol. Nesse momento, ocorre a aclimatação.
Para transplantar mudas para o solo, é preciso escolher o momento certo. A temperatura do ar deve esquentar até +22 graus, e a temperatura diária deve ser de pelo menos +15.
Os arbustos durante o plantio devem atingir a altura de pelo menos 20 cm, o caule deve ser grosso e forte e o sistema radicular deve ser bem desenvolvido. Na hora do desembarque, as mudas já podem estar com os primeiros brotos. Você não precisa cortá-los.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Antes do plantio, a área selecionada é escavada e abundantemente derramada com água. É melhor fertilizar o solo no outono para que ele fique saturado com minerais úteis e descansado. Os caroços são colhidos com uma profundidade não superior a 20 cm, o fósforo pode ser despejado no fundo, já que os tomates crescem mais ativamente com ele. Você pode escolher qualquer distância entre os arbustos, já que eles próprios são compactos e não se espalham. Na maioria das vezes, o padrão xadrez é escolhido.
Muitos jardineiros ainda amarram uma variedade para economizar espaço, mas isso não é necessário.
Após o plantio das mudas, os arbustos podem ser cobertos com cobertura morta e derramados com água morna estabilizada.
Crescendo e cuidando
O principal cuidado com o tomate O recheio branco é a rega regular, já que a cultura não tolera secas severas. É melhor regar ao pôr do sol, quando a água ainda está quente, mas não há luz solar direta.
A cobertura é realizada 1-2 semanas após o plantio das mudas, e vale a pena aplicar a cobertura a cada duas semanas. Vale a pena racionar os arbustos com nitrogênio, pois a partir do excesso os caules começam a crescer mais rápido e a formar enteados de maneira irregular. Se isso acontecer, as folhas e enteados extras serão removidos.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
Devido ao fato de que a variedade White fill amadurece precocemente, as doenças fúngicas não atacam ativamente esta cultura. A infecção, por exemplo, requeima, pode ocorrer durante chuvas prolongadas (se os arbustos crescerem em terreno aberto). Neste caso, é necessário pulverizar em tempo hábil. O sistema radicular também pode sofrer com o excesso de umidade.
E também a variedade é propensa à macrosporiose, que pode ser evitada ainda na fase de semeadura. Antes de semear as sementes embebidas, elas são tratadas com uma solução de permanganato de potássio.