- Autores: Myazina L.A.
- Ano de aprovação: 2008
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo in natura, para decapagem e enlatamento, para enlatamento de frutas inteiras, para suco, para ketchup e pasta de tomate
- Período de amadurecimento: cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 85-95
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme, para terreno fechado, para estufas
- Rendimento de fruta comercializável,%: 76-85
- Tamanho do arbusto: subdimensionado
Os tomates chamados de Branca de Neve são cultivados em várias regiões do país há mais de 12 anos. Despretensiosos para cuidar e resistentes ao frio, eles são especialmente amados entre os residentes de verão que vivem em um clima instável.
Descrição da variedade
A Branca de Neve é uma variedade criada por L.A. Myazina.Em 2008, ela apareceu pela primeira vez nas parcelas de jardineiros russos. A altura do arbusto é de apenas 45-50 cm, o que indica a baixa estatura e compactação da variedade. Uma quantidade moderada de folhagem verde cresce nos arbustos. As folhas não diferem em tamanhos grandes.
A popularidade de Branca de Neve se deve a vários fatores:
capacidade de resistir a condições climáticas adversas;
falta de tendência a rachar;
sabor agradável;
cuidado fácil, fácil;
a capacidade de usar a colheita resultante de maneiras diferentes.
Há apenas um sinal de menos para os tomates desta variedade - é muito suscetível à influência de insetos.
As principais qualidades da fruta
Após a formação dos ovários, a variedade determinante forma bagos verdes claros com uma mancha escura no pedúnculo. No período de plena maturação, os frutos ficam vermelhos. As nervuras são mal expressas, a forma lembra uma bola. Os tomates são caracterizados por um peso muito modesto - 48-56 gramas. Por dentro, os frutos são suculentos e carnudos, e por cima são recobertos por uma densa casca.
Características do sabor
Os tomates da Branca de Neve são deliciosos, agradáveis, agridoces. O aroma é leve, discreto, harmonioso. Os frutos colhidos são adequados para qualquer aplicação. A safra é cultivada para consumo próprio e para venda.
Amadurecimento e frutificação
A estação de crescimento de um tomate leva 85-95 dias. A variedade é considerada precoce. As frutas começam a se encher de vermelho no início de julho.
Produção
O rendimento de frutas comerciáveis é de 76-85%. Um arbusto dá até 2 quilos de bagas, de 369 a 586 centners - um hectare.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
É comum cultivar a Branca de Neve com sementes. 2 meses antes do plantio em solo aberto, são plantados em solo fértil, pré-tratados com solução de permanganato de potássio. O aprofundamento não deve ser superior a 2 centímetros. A rega das sementes é feita com regador, pode borrifar com um borrifador.
Esta variedade requer fertilização imediatamente. Após a germinação, os brotos recebem nitrogênio, a fertilização mineral será obrigatória. As mudas terão que mergulhar em tempo hábil. Nos últimos dias de maio, os brotos já endurecidos precisarão ser plantados em casa de vegetação ou em campo aberto. Se as geadas noturnas, que esta variedade teme, ainda não passaram, é melhor mudar as datas para os primeiros dias de junho.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Mesmo antes do plantio, o solo precisará ser misturado com nitrogênio e potássio. Se for uma estufa, é recomendável derramar o solo com água fervente para evitar doenças. O padrão de pouso necessário é 30x60 cm.Os rebentos plantados são regados com água quente, mas os suportes para esta variedade, devido ao seu tamanho compacto, não são necessários.
Crescendo e cuidando
Para irrigação, a Branca de Neve prefere água morna decantada ou água da chuva. O líquido deve ser dado não mais do que 2-3 vezes por semana e não em porções muito grandes, caso contrário, as raízes podem apodrecer. Feito o procedimento, pode-se soltar o solo superficialmente, remover ervas daninhas e ervas daninhas. É altamente recomendável colocar a cobertura morta. A serragem e a turfa são populares. Antes de colocar cobertura morta, você pode polvilhar o solo com farinha de cinzas. Ela vai afastar as pragas que parasitam o solo.
Como molho, é melhor usar produtos preparados por você. Podem ser soluções de excrementos de verbasco e frango, infusões de urtiga, ervas daninhas. Tratamentos preventivos com infusões em flechas de alho são úteis. Se produtos comprados em lojas forem usados, é importante seguir as instruções claramente.
Branca de Neve não precisa ser fixada. Nesse caso, é inadequado, pois reduz significativamente o valor da colheita prevista.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A variedade não é afetada pela requeima, uma vez que amadurece em termos de tempo antes que a doença possa começar. E também é observada excelente resistência ao vírus do mosaico do tabaco.
A situação é exatamente oposta com as pragas. O tomate é suscetível a ataques de besouros do Colorado, pulgões e ácaros. Inicialmente, é melhor limitar-se aos remédios populares: soluções de sabão, tomates, topos de batata. Na ausência de resultados, devem ser utilizadas composições químicas para destruição.
Resistente a condições climáticas adversas
O tomate branco de neve resiste adequadamente ao frio, às altas temperaturas do ar e à seca. Mas é melhor evitar as geadas noturnas, especialmente no caso de rebentos jovens.
Regiões em crescimento
A variedade é principalmente zoneada para cultivo na Região Central da Terra Negra, mas em geral é possível cultivá-la em quase todos os lugares. No entanto, os moradores do verão devem lembrar que na faixa do meio e em regiões com clima desfavorável, a Branca de Neve é cultivada apenas em estufas.