- Autores: Enza Zaden Beheer B.V.
- Ano de aprovação: 2003
- Sinônimos de nomes: Belle F1
- Categoria: híbrido
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Período de amadurecimento: meio cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 107-115
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme, para terreno fechado, para estufas
- Marketability: Alto
- Transportabilidade: Alto
A variedade Bellé é considerada uma das mais despretensiosas, principalmente quando cultivada em casa de vegetação. Um alto rendimento pode ser alcançado mesmo em um ambiente desfavorável. Os arbustos toleram o calor e a seca sem problemas. A falta de luz solar também não afeta o estado das plantas e frutos.
Descrição da variedade
A cultura é cultivada em condições de terreno aberto e fechado. O tipo de crescimento é indeterminado. Plantas altas, atingindo 1,5 metros de altura, possuem ramificações fortes e folhagem média. Folhas verdes brilhantes de tamanho médio. O formulário é padrão. O sistema radicular é bem desenvolvido, os troncos são fortes e grossos. Devido ao poderoso rizoma, a planta recebe do solo uma quantidade suficiente de nutrientes.
Uma copa moderadamente densa protege a cultura do granizo e da luz solar direta. Os vegetais amadurecem uniformemente ao longo da temporada. As inflorescências são simples. A primeira é formada por 9 folhas, e as demais se alternam a cada 3 folhas.
As principais qualidades da fruta
À medida que amadurecem, os frutos verdes adquirem uma cor vermelha profunda. Os tamanhos dos frutos são marcados como grandes e ganham peso de 121 a 145 gramas. Freqüentemente, existem amostras de cerca de 180 gramas. A forma é arredondada, ligeiramente achatada. Ribbing é fraco. A carne carnuda e firme é de cor vermelho escuro. A pele é lisa, brilhante. A qualidade de conservação da fruta é boa.
Os tomates são do mesmo tamanho. Eles podem facilmente suportar longos transportes e são armazenados por muito tempo em caixas. Por causa dessa característica, o tomate é cultivado comercialmente.
Características do sabor
Notáveis qualidades gastronômicas são notadas por especialistas e residentes comuns de verão. Os vegetais maduros fazem deliciosos molhos e ketchup. São perfeitos para saladas e cortes de vegetais.
Amadurecimento e frutificação
O período de maturação da variedade é medianamente precoce e varia de 107 a 115 dias.
Produção
A variedade de alto rendimento agrada com grandes volumes todos os anos. De um metro quadrado são coletados de 27,4 a 31,1 quilos. Em média, cerca de 6 quilos de tomate são obtidos de um arbusto.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
O tempo exato de semeadura depende do clima em uma área particular. A obra é realizada na 2ª ou 3ª década de março. Nas regiões norte, isso é feito no início de abril. O material de semente adquirido não precisa ser processado. Solo fértil para sementes pode ser preparado por você mesmo, misturando húmus e solo de jardim. A mistura é umedecida. As sementes são aprofundadas em 1,5-2 centímetros, polvilhadas com terra e cobertas com papel alumínio.
Assim que aparecem os primeiros rebentos, o recipiente é transferido para um local quente e luminoso. A falta de luz solar é compensada por lâmpadas. As mudas são regadas quando surge uma crosta seca. Use apenas água morna. Após a formação de várias folhas e da primeira inflorescência, as plantas são transplantadas para os canteiros.
Nota: no cultivo de mudas, a semeadura é realizada 60-65 dias antes do transplante para o solo.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Ao colocar o patamar, eles aderem ao esquema de 70x40 centímetros. Uma quantidade de espaço livre suficiente é necessária para o pleno desenvolvimento dos arbustos.
Crescendo e cuidando
A variedade Bellé tem uma ótima sensação em solo nutritivo e solto. Essa condição desempenha um papel importante no rendimento das hortaliças. Depois de escolher um local para o cultivo permanente do tomate, o local é preparado. Antes do plantio das mudas, o solo é alimentado com matéria orgânica: turfa, serragem, húmus ou composto. A profundidade ideal do furo é de 10 centímetros. Cada um deles é derramado com água fervente para desinfecção.
Os arbustos se aprofundam um pouco, o que contribui para o desenvolvimento das raízes laterais. O solo ao redor das plantas é coberto com cobertura morta. Com sua ajuda, você não precisa afrouxar o solo todas as vezes após cada irrigação. Serragem ou turfa são amplamente utilizadas. E também uma camada de cobertura morta ajuda a manter o nível desejado de umidade e é uma barreira que protege contra bactérias e ervas daninhas.
Ao cultivar Bella, é importante formar corretamente um arbusto em um caule. O excesso de brotos é removido dentro de 10-12 dias após o transplante. Somente na primeira semana após a transferência das mudas para o solo, os arbustos são abundantemente irrigados. Depois de mudarem para rega moderada. Antes de adicionar a próxima porção de água, a terra deve secar um pouco. Deve-se ter cuidado para evitar que as folhas murchem.
Os tomates são alimentados a cada 14-21 dias com fertilizantes minerais.
A primeira porção é aplicada 2 semanas após o plantio. A plantação é regada com solução de verbasco (proporções 1/5).
Três semanas após a primeira alimentação, a segunda é introduzida. Em 10 litros de água dissolvem-se 20 gramas de superfosfato e a mesma quantidade de sal de potássio.
O ácido bórico (2 gramas por 2 litros) é usado durante a floração.
Assim que a formação da safra começa, eles mudam para composições de potássio-fósforo.
E também o cuidado consiste em realizar as seguintes atividades:
remoção de ervas daninhas;
tratamento de plantas contra pragas e doenças;
inspeção dos arbustos.
Nota: regue os tomates com água morna.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.