- Autores: Enza Zaden Beheer B.V.
- Ano de aprovação: 2015
- Sinônimos de nomes: Belfort F1
- Categoria: híbrido
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo fresco
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Tempo de amadurecimento, dias: 105–110
- Condições de cultivo: para estufas de filme, para terreno fechado, para estufas
- Marketability: Boa
Os tomates são sempre os vegetais preferidos e desejados em qualquer horta, os proprietários das parcelas estão especialmente atentos à sua escolha. Além de variedades antigas e testadas, há sempre novos produtos no mercado de sementes, cujos autores prometem produções extraordinariamente grandes de frutas saborosas. Você não deve desistir daquelas espécies que nunca falharam, mas também há espaço para fazer experimentos com plantações de vegetais anuais na estufa ou no local. Entre as críticas de jardineiros sobre a variedade de tomate Belfort, há muitas positivas, e cada vez mais fãs são conquistados.
História de criação
Um híbrido relativamente novo foi o resultado do trabalho de criadores holandeses, que criaram uma variedade adaptada a temperaturas extremas e iluminação insuficiente. Esta variedade está no Registro Estadual da Federação Russa desde 2015 e é recomendada para fazendas e fazendas privadas com cultivo de tomate em estufas.
Descrição da variedade
Apesar de a variedade Belfort F1 ser destinada ao cultivo em casa de vegetação, em algumas regiões do sul ela é cultivada com sucesso ao ar livre. Um jovem híbrido no meio da temporada pode crescer até 2,5 m de comprimento. Recomenda-se amarrar a planta a treliças, e retirar todos os enteados, formando um forte caule principal. As frutas são formadas em grupos, 5-7 tomates em cada. A variedade é resistente a muitas doenças comuns entre os tomates e cresce mesmo em solos pesados.
As principais qualidades da fruta
Entre outros híbridos do mercado e cultivados em estufas, o Belfort tem um verdadeiro sabor de tomate. O formato do fruto é redondo, com nariz ligeiramente alongado e pontiagudo. Em um estado de plena maturidade, os tomates tornam-se profundamente vermelhos, pesando 250-300 gramas cada, e as amostras individuais chegam a pesar meio quilo. Não se notou rachadura nos tomates devido ao excesso de umidade durante o amadurecimento. Devido à sua pele densa e estrutura carnuda interna, os tomates Belfort toleram perfeitamente o transporte, armazenamento e mantêm sua apresentação por muito tempo. Em uma sala fria e escura, eles podem ficar por cerca de um mês sem nenhuma alteração.
Características do sabor
As excelentes qualidades de sabor dos tomates híbridos permitem que sejam consumidos principalmente frescos. Eles fazem saladas, molhos e todos os tipos de preparações para o inverno. São menos adequados para a salga devido ao grande tamanho dos frutos, que nem sempre passam pelo gargalo estreito do frasco como um todo, mas podem ser utilizados na forma de sumos e molho de tomate para outros vegetais.
Amadurecimento e frutificação
Uma das principais vantagens do tomate Belfort é, sem dúvida, sua capacidade para um longo período de frutificação sazonal. Novas inflorescências de racemos são formadas a cada 3-4 folhas recém-formadas. Recomenda-se remover o excesso de ovários, não deixando mais de 6 a 7 frutas na escova. Observando as técnicas agrícolas corretas, você pode coletar até 6 kg de um arbusto híbrido durante a temporada, e se houver 10 desses arbustos, uma pequena família pode obter até 50-60 kg de tomates maduros e saborosos de um pequeno lote de terra.
Produção
Esta variedade é caracterizada por um alto rendimento - 27-30 kg / m2.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
No final de fevereiro ou início de março, você pode plantar mudas de tomate dentro de casa.Para isso, semeie em uma pequena bandeja, aprofundando 1,5-2 cm, polvilhe o solo umedecido com um substrato macio por cima e cubra com uma película transparente para permitir que a luz penetre no peitoril da janela. Em boas condições de temperatura, 22-25 graus Celsius, as mudas germinam após 10 dias.
Quando as plantas têm pelo menos 2 folhas verdadeiras, elas devem ser mergulhadas, cada uma acomodada em um recipiente separado. Este procedimento é necessário para a formação de um sistema radicular fibroso especial. Antes do plantio em campo aberto ou em estufa, deve-se passar mais ou menos um mês e meio, dependendo das condições climáticas, que devem estar com uma temperatura do ar acima de +10 graus, para que das flores se obtenham ovários maduros. Por esta altura, as plantas têm até 7 a 8 folhas verdadeiras e o primeiro pincel pretendido.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
As mudas cultivadas podem ser plantadas em local permanente em casa de vegetação ou em campo aberto de maio a junho, dependendo da região. A distância entre as filas deve ser de no mínimo 90-100 cm, e entre os arbustos nas filas cerca de 35 cm. Deve-se ter em mente que esta variedade de tomate exige uma margem de altura, já que os caules crescem mais de 2 metros de comprimento e devem ser amarrados a treliças. A distância entre os arbustos é calculada com essa margem para que cada planta receba ar e luz suficientes.
Crescendo e cuidando
Para obter os resultados descritos pelos fabricantes de híbridos, deve-se seguir as regras de cuidado do tomate Belfort por eles recomendadas. Como muitas variedades híbridas, esta espécie não tolera o excesso de umidade. Portanto, a rega nos meses mais quentes deve ser feita duas vezes por semana, de preferência pela manhã. Umedecimento uniforme do solo, à medida que seca, pode ser feito usando um sistema de irrigação por gotejamento.
Para amarrar arbustos altos em estufas, muitas vezes são utilizadas ligas especiais, que são fixadas na base do arbusto e no teto da estrutura. A haste pode ser puxada para cima ao longo desses fios especiais.
Arbustos poderosos precisam de cobertura para um desenvolvimento completo em diferentes estágios. Assim, ao nível do crescimento de mudas em condições de interior, as plantas jovens devem receber fósforo para a formação de um sistema radicular forte. Para o crescimento da massa verde das folhas, os tomates precisam de verbasco e, quando chega o período de formação dos frutos, a cinza de madeira e o potássio são muito úteis.
Ao longo de todo o período de crescimento e frutificação, o tomateiro necessita de oligoelementos, que recebe com a rega. À venda está um fertilizante mineral complexo e especialmente balanceado, que é diluído em água e aplicado regularmente na zona das raízes dos arbustos.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.