- Autores: Maksimov S.V., Tereshonkova T.A., Klimenko N.N., Kostenko A.N. (LLC 'Agrofirma POISK'
- Ano de aprovação: 2012
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo fresco
- Período de amadurecimento: cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 85-90
- Condições de cultivo: para uma varanda, para crescer no peitoril de uma janela, cultura de maconha, paisagismo decorativo
- Tamanho do arbusto: anão
- Altura do arbusto, cm: 30-40
Em 2012, o tomate Baby foi aprovado para uso. Desde então, ele ganhou popularidade especial entre os agrônomos domésticos. Pode até ser cultivado na varanda, obtendo um rendimento decente de cada arbusto.
História de criação
O trabalho de retirada do Bebé foi realizado na LLC "Agrofirma POISK".
Descrição da variedade
Essa variedade, vista da posição de crescimento, refere-se a determinante, pois se estende por 30-40 cm e não cresce mais. O tomate bebê pode ser cultivado em um vaso na varanda e usado como planta ornamental. Quando se obtém uma colheita de boa qualidade, utiliza-se fresco, uma vez que os tomates desta variedade não são adequados para a conservação.
Arbustos anões, folhagem pequena, verde escuro. Trata-se de uma planta padrão com inflorescência e caule simples, que possui uma articulação.
As principais qualidades da fruta
Em um estado não maduro, o tomate bebê é verde claro e, quando maduro, torna-se vermelho brilhante. Em termos de tamanho, trata-se de tomates cereja, o peso não é superior a 15 gramas. Todos os tomates são redondos e ligeiramente nervurados.
Características do sabor
A polpa do tomate bebé não é muito densa, mas sim média, o sabor é doce.
Amadurecimento e frutificação
A variedade descrita é precoce, amadurece em apenas 80-90 dias após o plantio das sementes. Já em meados de julho, você pode começar a colher os frutos do bebê. As plantas deixam de dar frutos no final de agosto.
Produção
O máximo que pode ser coletado desse arbusto anão é 1,5 kg de tomates. Assim, Baby é classificada como uma variedade de alto rendimento.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
Você pode plantar sementes em meados de março, e em maio as mudas estarão prontas para o plantio em um único vaso.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Se a planta for plantada em uma estufa, então um esquema de 50 x 30-40 cm é usado.
Crescendo e cuidando
Para o cultivo da variedade Baby, é melhor usar vasos pequenos de 7,5 a 10 cm de altura, com largura suficiente para que as mudas espalhem suas raízes. Encha os recipientes quase completamente (deixando apenas cerca de 1 cm de espaço livre no topo) com mistura para envasamento sem solo ou composto de uso geral. Várias sementes são colocadas em um vaso com uma profundidade de no máximo um centímetro. O solo é bem regado e coberto com uma película.
Você pode colocar os vasos na estufa ou na varanda. É necessário um mínimo de quatro horas de luz solar direta por dia.Quanto mais for, quanto mais quente o ambiente, respectivamente, mais rápido as sementes germinarão. As mudas aparecerão em duas semanas ou menos. O filme é removido e, após 6-8 semanas, as plantas podem ser transplantadas para vasos maiores. Nesse período, é imprescindível garantir uma boa circulação de ar para as mudas, para que se possa abrir uma janela ou levar os vasos para uma varanda aberta.
Devido à pequena quantidade de terra, o bebê terá que ser alimentado constantemente. No início, fertilizantes de nitrogênio e, em seguida, potássio e fósforo. Você sempre pode usar matéria orgânica: excrementos de pássaros, esterco. Para manter a umidade na panela por mais tempo, use cobertura morta. É imprescindível fazer um sistema de drenagem de alta qualidade no recipiente: se não estiver lá, a água começará a estagnar e logo o sistema radicular da planta ficará infectado com podridão. O bebê é fracamente resistente a esse tipo de doença, então a drenagem resolverá muitos problemas.
Regar as plantas adultas conforme necessário. O solo deve estar sempre úmido e não seco, mas não molhado.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
O bebê tem resistência a:
- mosaico de tabaco;
- murchamento fusarium.
Tomates bebês com efeito de estufa são menos suscetíveis a doenças do que aqueles cultivados ao ar livre. Você pode realizar um tratamento preventivo após o plantio de mudas. São usados fungicidas à base de enxofre e cobre.
No entanto, existem duas pragas que podem prejudicar bastante o clima, pois são comuns em estufas e costumam causar grandes danos à cultura. Eles são ácaros vermelhos e moscas brancas.
É impossível não notar um carrapato nos arbustos dos bebês. Vale a pena lutar com ela não com agrotóxicos, mas com inseticidas, pois matam um inimigo natural mais rápido. Você pode entrar em contato com o centro de jardinagem local e pedir que criem o inimigo natural desse inseto.
Whiteflies aparecem na primavera. Existe um processo de duas etapas para lidar com esse inseto. No início de abril, vale a pena introduzir na estufa uma vespa parasita conhecida como encarsia formosa, que comerá esse inseto. Em seguida, as armadilhas são penduradas no final do mês. A maioria dos adultos é resistente a pesticidas.
O cultivo de malmequeres perto de tomates ajuda a atrair mariposas se houver problemas com pulgões. Também ajuda com sabonete inseticida, a partir do qual uma solução com sabão é preparada para pulverizar.
Regiões em crescimento
Você pode crescer Baby em qualquer região do nosso país: das partes sul ao Extremo Oriente.