- Autores: Blokin-Mechtalin V.I.
- Ano de aprovação: 2020
- Sinônimos de nomes: Barika F1
- Categoria: híbrido
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: universal
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Tempo de amadurecimento, dias: 95-100
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Transportabilidade: Alto
Barika é uma das novas variedades de tomate da categoria indeterminada. É cultivado tanto em dachas privadas como em quintas para venda à população. O tomate híbrido Barika (sinônimo - Barika F1) para fins universais é adequado para cultivo em espaços abertos e em estufas, usado para consumo fresco, para processamento e conservação de frutos inteiros.
História de criação
A autoria pertence a V.I. Blokin-Mechtalin. O ano de admissão ao cultivo é 2020.
Descrição da variedade
Arbustos altos são cobertos com folhas verdes escuras com uma placa esculpida. O tomate põe a primeira inflorescência acima de 8-9 folhas, todas as subsequentes - após 2-3 folhas. As flores amarelas dão uma boa porcentagem de ovário, mas a ajuda de abelhas e abelhas aumenta seu número, assim como o preparo "Ovário". Os tomates se desenvolvem em um caule articulado.
As principais qualidades da fruta
Os frutos de tamanho médio são cobertos por uma casca lisa e lustrosa de espessura média. De forma redonda, ligeiramente nervurada, cada fruto pesa cerca de 140 g Os tomates verdes são de cor verde, na fase de maturação técnica são de um vermelho vivo. O tomate maduro tem boa qualidade de conservação, transporte e tendência ao amadurecimento, o que possibilita a colheita de frutos verdes com a chegada do frio, que atingem a maturação durante o armazenamento.
Características do sabor
Barika tem um sabor doce agradável sem acidez.
Amadurecimento e frutificação
O híbrido é caracterizado como de amadurecimento médio: o período de amadurecimento varia de 95 a 100 dias, embora seja muito condicional. O momento é influenciado por muitos fatores: desde parâmetros climáticos até a conformidade com as práticas agrícolas. As datas de colheita são bastante estendidas - julho a agosto.
Produção
O tomate Barika apareceu em plantações de jardineiros recentemente, mas o rendimento declarado pelo originador é alto - de 15,5 a 16,8 quilogramas por metro quadrado. Ainda não existem estatísticas reais sobre a produção, mas em qualquer caso, a frutificação depende sempre dos métodos de cultivo e da adesão às técnicas agrícolas.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
A semeadura para mudas é realizada na terceira década de abril ou início de maio. As mudas são plantadas no solo em maio.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Ao plantar, observe a densidade de plantio recomendada - 4 peças por metro quadrado. A distância ideal entre os arbustos é 50x50 cm.
Crescendo e cuidando
O cultivo de tomate Barik indeterminado não é muito diferente do cultivo de nenhuma outra categoria: tamanho pequeno, médio, alto.É cultivado em mudas, mas com apenas uma diferença - a semeadura é feita 10-12 dias antes. Jardineiros em todo o mundo amam variedades indeterminadas por sua capacidade única de crescer indefinidamente e inflorescência. Mas esta mesma característica torna certos requisitos agrotécnicos.
Plantas desse tipo possuem grande massa vegetativa e grande carga produtiva, portanto, necessitam de mais nutrientes, além do custo de instalação de treliças e fertilizantes. O solo para cultivo de tomate indeterminado é preparado com antecedência, escolhendo-se as safras anteriores, caso o híbrido seja plantado em campo aberto. Estes são alho, cebola, repolho, pepino, legumes, milho, adubo verde.
Não pode ser plantado depois das soleiras. Um bairro ruim será o local da lavoura ao lado da batata, que está sujeita às mesmas doenças. No outono, o solo é escavado com matéria orgânica, superfosfato, sulfato de potássio. Os fertilizantes aplicados irão nutrir as plantas na segunda metade do verão. Na primavera, o solo também é enriquecido com matéria orgânica e fertilizantes minerais, dos quais as mudas se alimentam.
Após o plantio, as atividades padrão são realizadas: irrigação, capina, pinçamento, alimentação, tratamentos preventivos. A formação de um arbusto em 1-2 tiros é obrigatória. É mais conveniente plantar as plantas em trincheiras e, quando os brotos crescem bem, faz-se o amontoamento, o que permite ao híbrido construir um sistema radicular mais poderoso.
Como resultado de vários amontoados, as plantas já crescem na crista, e a irrigação ao longo dos sulcos deixa os caules secos, o que é uma boa prevenção de doenças fúngicas. A cobertura é realizada várias vezes por temporada, geralmente 3-4. Eles usam infusões de verbasco, composições fermentadas de urtigas e ervas daninhas com adição de resíduos de grãos, fertilizantes minerais complexos, que incluem potássio, fósforo, substâncias de nitrogênio.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
Barika tem um sistema imunológico bastante forte. O tomate é resistente à requeima, excelente resistência ao vírus do mosaico do tabaco (TMV), fusarium.
Resistente a condições climáticas adversas
Uma planta adulta tolera bem a seca temporária e as mudanças de temperatura.
Regiões em crescimento
O híbrido está se espalhando rapidamente em regiões e regiões como os distritos do Norte e Noroeste, a região Central, bem como as regiões de Volgo-Vyatka, TsChO, Cáucaso do Norte, Médio Volga e Baixo Volga. Além dessas áreas, o Barika pode ser cultivado nos Urais, em todas as regiões da Sibéria: oeste da Sibéria, leste da Sibéria e distritos do Extremo Oriente.