- Autores: Gavrish S.F., Morev V.V., Amcheslavskaya E.V., Degovtsova T.V., Volok O.A. (LLC "Gavrish Breeding Firm")
- Ano de aprovação: 2015
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo in natura, para preservação de frutas inteiras, para ketchup e extrato de tomate
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Tempo de amadurecimento, dias: 100-110
- Condições de cultivo: para estufas de filme, para estufas
- Tamanho do arbusto: alta
- Altura do arbusto, cm: 150-200
Uma das maravilhosas variedades de meia estação, cujos lindos frutos são ótimos para enlatados inteiros, molhos e pastas, ideais para secar - o universal indeterminado tomate Bananza. É usado para cultivo em estufas e está disponível para cultivo por jardineiros em todas as regiões.
História de criação
Os autores da variedade Bananza foram os criadores de LLC "Gavrish Breeding Company" S. S. Gavrish, V. V. Morevu, E. V. Amcheslavskaya, T. V. Degovtsova, O. A. Volok. O ano de aprovação para cultivo é 2015.
Descrição da variedade
A Bananza é cultivada como uma variedade indeterminada de alto rendimento e crescimento ilimitado, o que torna obrigatória a formação de arbustos e as atividades de pinçamento. Arbustos altos bem folheados (150-200 cm) cobertos por folhagem verde clara de tamanho médio. Flores amarelas masculinas e femininas são coletadas em inflorescências intermediárias e formam um ovário de até 12-15 peças cada. Em um cacho uviforme ramificado, os frutos estão presos a pedúnculos fortes e articulados. O peso médio da mão chega a 2 kg, então às vezes eles precisam de uma liga individual.
As principais qualidades da fruta
Frutos que pesam 120-140 g, longos (15-20 cm), cilíndricos, ligeiramente nervurados em forma de banana, são cobertos por uma casca muito densa que protege o tomate de rachar durante o tratamento térmico e no jardim em condições climatéricas adversas. O mesmo indicador fornece boa transportabilidade e armazenamento de longo prazo. Os frutos verdes verdes tornam-se vermelhos carmim na fase de maturação. Bananza tem um pequeno número de câmaras de sementes e sementes.
Características do sabor
A polpa de consistência agradável apresenta um sabor brilhante a tomate, elevado teor de açúcar e acidez moderada. Uma grande quantidade de matéria seca - até 7% permite secar frutas suculentas.
Amadurecimento e frutificação
Cultura de meia estação - de 100 a 110 dias a partir da época da semeadura. As datas oficiais de colheita são julho e agosto, mas é importante lembrar que os frutos são colhidos em diferentes estágios de maturação. Tomates vermelhos totalmente maduros são adequados para saladas, ketchups para cozinhar e pastas de tomate. O estágio marrom é selecionado para a conservação de frutos inteiros.
Produção
Bananza pertence a variedades de alto rendimento - até 5 kg e 8-10 kg por metro quadrado podem ser colhidos de um arbusto.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
A semeadura para mudas, com tratamento preliminar das sementes, é realizada no final de fevereiro, início de março. Mudas crescidas e maduras são plantadas em estufas no final de abril - início de maio. Ao mesmo tempo, as datas finais são determinadas individualmente em cada região específica - nas regiões norte isso é feito mais tarde.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Ao plantar, observe o padrão de 40x60 cm entre as raízes.
Crescendo e cuidando
O solo na estufa deve ser respirável, rico em húmus e minerais. No outono, matéria orgânica (húmus, composto, excrementos de pássaros em quantidades limitadas) é introduzida para cavar, na primavera cristas preparadas são preenchidas com fertilizantes minerais complexos, cinzas de madeira são adicionadas e suportes são instalados para cada raiz. Em um determinado momento, as mudas crescidas são transplantadas para covas preparadas, o solo é compactado e eliminado bem.
O afrouxamento é obrigatório após cada rega, você pode substituí-lo por cobertura morta. O cultivo desta variedade requer a formação de um arbusto em um tronco, regulação do crescimento, pinçamento e amarração constantes. Após a planta formar o primeiro pincel, as folhas inferiores são cortadas, proporcionando ventilação de alta qualidade. O cuidado adicional consiste em regar, assim como capinar e alimentar. A planta necessita de compostos de nitrogênio durante o período de crescimento da massa vegetativa, em preparações de potássio-fósforo durante a brotação e o enchimento. Além de fertilizantes prontos, uma solução envelhecida de verbasco fresco, infusões fermentadas de urtiga com adição de resíduos de grãos são muito eficazes.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A planta tem boa resistência a muitas doenças, mas as condições de estufa e a alta umidade podem causar a requeima e outras doenças. Para evitar danos às plantações por doenças fúngicas e pragas, a prevenção é necessária.
Resistente a condições climáticas adversas
Uma planta que gosta de calor não tolera tempo chuvoso e queda prolongada de temperatura. Há uma supressão da vitalidade, os tomates param de se desenvolver, tornam-se fracos, o risco de desenvolver doenças aumenta e surtos de requeima são observados.
Regiões em crescimento
Um tomate versátil e despretensioso é cultivado em todos os lugares, são as regiões Norte, Noroeste, Central, Volgo-Vyatka, Região Central da Terra Negra, Cáucaso do Norte, Médio Volga, Baixo Volga, Ural, Sibéria Ocidental, Sibéria Oriental, Extremo Oriente.