- Autores: LLC 'AGROFIRMA POISK'
- Ano de aprovação: 2015
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo in natura, para decapagem e enlatamento, para ketchup e extrato de tomate
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Tempo de amadurecimento, dias: 105-115
- Condições de cultivo: para estufas de filmes
- Tamanho do arbusto: alta
- Altura do arbusto, cm: 300
Um excelente representante das variedades de frutos amarelos é o tomate banana amarelo indeterminado. A variedade universal recebeu esse nome devido à cor e formato alongado da fruta. Concebido para ser cultivado em estufas e no jardim, é utilizado para consumo in natura, com conservas de frutos inteiros, para a preparação de ketchups e molhos originais.
História de criação
A variedade foi criada pela Agrofirma Poisk LLC. Ano de aprovação 2015.
Descrição da variedade
Altos indeterminados, até três metros, os arbustos são recobertos por rendas de tamanho médio, folhas verde-claras enrugadas, que precisam de suporte ou treliça. Os brotos formam inflorescências intermediárias simples, os frutos estão presos a um forte caule articulado. A primeira inflorescência é colocada após 7 folhas, todas as subsequentes após duas. De 10 ovários formam-se em uma escova.
Vantagens | desvantagens |
Decoratividade | A necessidade de moldar e fixar |
Sabor de sobremesa | A variedade precisa de restrição de crescimento |
Rendimento estável | |
Permitido para quem sofre de alergias | |
Resistência à rachadura | |
Os frutos ficam bem armazenados por muito tempo e são adequados para o transporte. | |
O ponto de crescimento deve ser pinçado ao atingir a altura desejada, neste caso, todos os nutrientes são redirecionados para o tomate, o que contribui para o seu enchimento ativo.
As principais qualidades da fruta
Os frutos em forma de banana ou cilíndricos, de tamanho médio e pesando 80-120 gramas, são coloridos de cor verde claro uniforme, passando a amarelo-limão na fase de maturação técnica. A pele densa e brilhante contribui para o armazenamento a longo prazo e um bom transporte.
Características do sabor
A polpa de tomate apresenta estrutura de densidade média, aroma característico, sabor doce equilibrado e alto teor de vitaminas e minerais.
Amadurecimento e frutificação
A variedade de amadurecimento intermediário é notável pelo amadurecimento amigável dos frutos nos dias 105-115. A colheita começa no final de agosto - em setembro.
Produção
A variedade é considerada uma variedade de rendimento médio e rende consistentemente até 6,8 kg por metro quadrado, 3-5 kg por arbusto.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
Após 55-65 dias após a semeadura das sementes para as mudas, as plantas são plantadas em terreno aberto. Eles são transplantados para a estufa muito mais cedo - o momento depende da região e das condições climáticas.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Ao transplantar para um local permanente, os especialistas aconselham a adesão ao esquema de plantio tradicional de 40 x 60 cm.
Crescendo e cuidando
Para a desinfecção, as sementes são tratadas com soluções estimulantes especiais (Epin extra, Zircon, HB 101 e outros), o que contribui para uma forte imunidade e desenvolvimento ativo das plantas. As mudas são cultivadas da maneira tradicional, com iluminação complementar com fitolampo, caso não haja luz natural suficiente. Após 55-65 dias, as plantas jovens são transplantadas para estufas e hortas, escolhendo solos com pH neutro. O tomate precisa ser beliscado e formar arbustos em 1 a 2 hastes.
Ao cultivar safras em uma estufa, é necessário lembrar de manter um microclima ideal. Nos dias de calor, é obrigatório arejar, às vezes até sombreamento, para que as plantas não "queimem". Também é importante observar o nível de umidade do ar e do solo, a fim de evitar o aparecimento da requeima.
Cultivar em uma horta é um pouco diferente dos métodos de estufa. Os locais ensolarados são escolhidos para o plantio, uma vez que a cultura sulista se caracteriza pelo aumento da dependência do sol. Os poços são preparados com antecedência, enriquecendo o solo retirado com matéria orgânica, superfosfato, areia de rio, se o solo não estiver solto o suficiente. O cultivo de suporte requer a instalação simultânea de estacas de suporte nos poços. As tapeçarias, via de regra, são feitas minuciosamente, uma vez e por muito tempo. Após o plantio, o solo é compactado, bem vertido. Os procedimentos de cuidado incluem irrigação, remoção de ervas daninhas, afrouxamento e fertilização com fertilizantes de nitrogênio, fósforo e potássio.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
O amarelo da banana tem boa resistência ao mosaico viral do tabaco (TMV) e é bastante instável a outras doenças. Para prevenir danos por doenças fúngicas e pragas, tratamentos preventivos com inseticidas e fungicidas são necessários. Alguns jardineiros que evitam usar produtos químicos em seu site preferem remédios caseiros, por exemplo, uma forte concentração de sabão em pó.
Resistente a condições climáticas adversas
A este respeito, a variedade tem desempenho mediano - tolera bem as quedas diárias de temperatura no verão, mas responde mal a chuvas prolongadas.
Regiões em crescimento
O tomate é bem cultivado em todas as regiões do país, exceto no Ártico. Estas são as regiões Norte, Noroeste, Central, Cáucaso do Norte, Volgo-Vyatka, TsChO, Médio Volga, Nizhnevolzhsky, Ural, Oeste da Sibéria, Leste da Sibéria e Extremo Oriente.