- Autores: Gavrish S.F., Morev V.V., Amcheslavskaya E.V., Volok O.A. (LLC "Gavrish Breeding Firm")
- Ano de aprovação: 2006
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo in natura, para preservação de frutas inteiras, para suco
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Tempo de amadurecimento, dias: 107-110
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Transportabilidade: Alto
- Tamanho do arbusto: alta
A variedade de tomate Orange Banana é muito popular devido ao seu alto rendimento, bem como frutas interessantes de uma cor laranja incomum com um tom perolado. Esses frutos são tão bonitos que são um elemento importante do projeto paisagístico do local, ao contrário dos arbustos tradicionais. Além disso, são compactos, o que é bastante conveniente para o enlatamento de frutas inteiras. Os residentes de verão também gostam de Banana Orange por causa de seu sabor de mel e aroma único.
História de criação
A “Gavrish Breeding Company” representada por SF Gavrish, VV Morev, EV Amcheslavskaya, OA Voloka estabeleceu uma meta para desenvolver uma variedade de tomate para cultivo em estufas. Então foi obtida a Banana Orange, isso aconteceu não faz muito tempo. Em 2006, a variedade foi incluída no Cadastro Estadual, já conseguiu ganhar sua cota de popularidade, já que nas estufas da maioria das regiões do país, o tomate desta variedade é cultivado com bastante sucesso.
Descrição da variedade
A banana laranja é um tomate alto de cultura indeterminada, podendo crescer até um metro e meio. No tronco, folhas de tamanho médio, pintadas de verde claro, de forma que se assemelham a folhagem de batata. Tanto a raiz quanto o caule são bastante poderosos. O sistema radicular se espalha em largura, penetrando na profundidade do solo para facilitar a extração de elementos úteis e umidade.
As principais qualidades da fruta
Tomate A banana laranja distingue-se pela especial forma cilíndrica alongada, que lembra a famosa fruta, e pela cor laranja, daí o nome da variedade. O tamanho é pequeno - de 85 a 92 gramas, cada fruta pesa em média. Seu comprimento varia de 7 a 9 centímetros. Os bagos têm uma epiderme fina, brilhante, bastante densa, suave e agradável ao tacto.
Características do sabor
A forma incomum do vegetal pertence às variedades universais. É saboroso tanto quando consumido fresco como em saladas, e também é conveniente para enlatados de frutas inteiras, para fazer sucos. Além disso, devido à sua densidade, a pele não rachará durante o tratamento térmico.
Amadurecimento e frutificação
O período de amadurecimento se refere aos tomates da variedade Orange Banana até o meio da temporada, você pode deleitar-se com os frutos 107-110 dias após o aparecimento dos primeiros brotos.
Produção
A cultura ocupa um certo nicho entre as variedades frutíferas. Ao mesmo tempo, é impossível considerar rendimentos muito altos da Orange Banana. Mas o tomate também não difere no baixo rendimento. De cada arbusto normalmente você pode coletar de 3 a 3,5 kg, e em termos de metro quadrado, esse valor já será de 8 a 9 kg.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
Quanto aos horários de desembarque das mudas, pode-se observar o período do final de março ao início de abril. E depois de 45-50 dias, já será possível plantar as plantas no solo. Será possível fazer isso aproximadamente no início ou meados de maio, mas se estiver calor em abril, você pode aproveitar a oportunidade e pousar no final de abril. O tempo também depende de onde exatamente o desembarque ocorrerá. Se for para a estufa, é abril-maio; mas se em campo aberto, é melhor esperar junho. E também no caso de geadas recorrentes, vale a pena providenciar um abrigo para os plantios.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
De acordo com a experiência de cultivo dessa cultura, é melhor plantar em um padrão quadriculado. Vale a pena considerar que a Orange Banana possui um sistema radicular poderoso, e cada planta necessita de espaço suficiente para um bom desenvolvimento. Portanto, a distância ótima entre os arbustos será de meio metro, e o espaçamento entre linhas deve ser feito em 0,6 m.
Crescendo e cuidando
Jardineiros experientes cultivam esta cultura em 1-2 hastes. Para o plantio de tomates, o solo de banana e laranja deve ser preparado a partir do outono. Parte do húmus é introduzida nele, assim como outros componentes para saturar o solo com elementos úteis. Deve-se ter em mente que a variedade não tolera solos ácidos, e se o pH for alto, é necessário tomar uma série de medidas para diminuir esse indicador, enriquecendo o solo com giz e cinza de madeira.
No outono, além do húmus, a cultura é alimentada com fertilizantes à base de potássio e fósforo. O composto favorito para quase todos os tomates é o nitrato de potássio, que contém nitrogênio.
Para o cultivo de tomate e banana laranja, deve-se escolher e preparar um local separado no local. Deve ser distinguido por uma boa iluminação, ótimas condições de temperatura, e também é importante levar em consideração o fato de que outras culturas crescem neste mesmo local. A variedade em questão adora o sol, e vale a pena plantar arbustos em uma área onde haja espaço suficiente, não existam prédios altos e árvores grandes por perto que possam inviabilizar o escurecimento das mudas.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A banana laranja é bastante resistente à requeima, cladosporium e fusarium.
Regiões em crescimento
A variedade de tomate em questão foi zoneada em regiões como o norte, noroeste. É cultivado com sucesso na região central, bem como nas regiões do Volga-Vyatka, do Cáucaso do Norte, do Médio Volga e do Volga Central.