- Categoria: híbrido
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: universal
- Período de amadurecimento: meio cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 100-120
- Condições de cultivo: para terreno aberto
- Transportabilidade: Alto
- Altura do arbusto, cm: até 60
- Característica de Bush: compacto
- Cor de fruta madura: rosa, com um leve ondulado
Os híbridos de tomate para reprodução são atraentes porque não ocupam muito espaço nas camas e não precisam de cuidados cuidadosos. Entre eles está o tomate Ballerina, que apareceu no mercado agrícola há relativamente pouco tempo, mas tem se mostrado bem. A maioria dos residentes de verão e jardineiros falam positivamente sobre esta variedade, observando seu excelente sabor, produção precoce e facilidade de cultivo.
Descrição da variedade
O tomate bailarina foi desenvolvido por criadores nacionais. Uma região adequada para o cultivo ao ar livre é o sul da Rússia; na faixa do meio, os tomates são plantados sob uma película. Não tolera baixas temperaturas, portanto, a planta não é adequada para zonas de clima frio, ou então são utilizadas estufas aquecidas.
A cultura é baixa, os arbustos são compactos, não atingem mais de 60 cm de altura.Requer uma liga devido aos caules finos e frágeis. Existem poucas folhas verdes nos rebentos.
As principais qualidades da fruta
Os tomates de tamanho médio têm uma cor rosada, com um ligeiro moiré, podem pesar 60-120 g.O formato do fruto é em forma de bala. A polpa é suculenta, com sementes pequenas, que praticamente não são sentidas ao serem consumidas.
Apesar de a pele ser fina, é bastante densa, o que permite que a safra colhida tolere bem o transporte. Os tomates podem mentir por muito tempo sem perder sua apresentação.
Características do sabor
Frutas com um pronunciado sabor agridoce de tomate, no entanto, a acidez presente confere um gosto final agradável.
O objetivo do tomate é universal. Eles podem ser preservados ou consumidos frescos. Devido à pele densa, quando derramadas com água fervente, elas não racham. Os tomates são adicionados a saladas, molhos, ketchups, massas ou molhos para os primeiros pratos serem preparados a partir deles.
Amadurecimento e frutificação
O amadurecimento ocorre 100-120 dias após os primeiros brotos, é considerado um híbrido intermediário inicial. A safra pode ser colhida a partir de julho, e a colheita continua em agosto.
Produção
Híbrido de alto rendimento. Com os devidos cuidados, a partir de 1 sq. m, 3-4 kg de frutos são colhidos, quando cultivados em campo aberto, em condições de casa de vegetação, o rendimento é várias vezes maior - 9-10 kg por metro de plantação.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
Para as mudas, as sementes começam a germinar no início de março. O híbrido se distingue por brotos amigáveis. Os primeiros brotos podem ser vistos já no 10º dia de plantio.
Você pode germinar a planta em copos, um recipiente ou uma estufa. Para este procedimento, é preferível escolher um solo fértil. Regue as mudas com água morna.
Eles começam a colher os brotos quando têm 2 folhas maduras. O procedimento é realizado 1 vez, pois as mudas não esticam muito.
Em abril, as mudas da bailarina podem ser plantadas na estufa. Como a planta não tolera bem baixas temperaturas, você não deve se apressar em plantá-la em terreno aberto. O momento ideal para pousar ao ar livre é quando o tempo está quente + 18,20 graus, por volta de meados de maio. Porém, a época de plantio depende muito das condições climáticas da região.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não.Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Os furos são feitos a uma distância de 30-40 cm um do outro, umedecidos e fertilizados. A planta é compacta, não podem ser plantadas mais de 3-4 mudas por metro quadrado.
Crescendo e cuidando
A variedade não é muito exigente com os cuidados, até mesmo um residente de verão iniciante pode lidar com isso. Porém, para ter uma boa colheita, a planta precisa ser cuidada. O cuidado é simples - regar, fertilizar e soltar a terra em tempo hábil.
Depois que as mudas foram plantadas em um local permanente, o tomate precisa de tempo para se adaptar por vários dias. Quando as folhas novas começam a aparecer nas mudas, elas começam a regar e soltar o solo.
A irrigação é feita várias vezes por semana, se o tempo estiver quente e seco, a rega é aumentada. Para menos perda de umidade do solo, a cobertura morta é colocada. Você precisa afrouxar o solo constantemente. Este procedimento enriquece a Terra com oxigênio.
A introdução de fertilizantes orgânicos e minerais é um componente importante para o bom desenvolvimento do tomate. A bailarina precisa especialmente de fertilizantes de nitrogênio e potássio. O nitrogênio permite que você acumule uma massa verde e desenvolva o sistema radicular, e o potássio afeta as características de sabor do tomate.
A bailarina é um dos poucos híbridos que praticamente não produz enteados. E também não há necessidade de amarrar os arbustos.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A variedade tem uma imunidade bastante forte a muitas doenças fúngicas. Mas, para excluir possíveis danos à planta por várias pragas, durante o período de floração, é realizado um tratamento profilático dos arbustos com preparações especiais.
Thrips e afídeos melão causam danos especiais. Eles são tratados com fungicidas e inseticidas.Para além da podridão das raízes (suportam-na graças à remoção regular das ervas daninhas dos canteiros), lesmas e caracóis, são recolhidos à mão.