- Autores: Blokin-Mechtalin Vasily Ivanovich
- Ano de aprovação: 2019
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo in natura, para suco, para ketchup e extrato de tomate
- Período de amadurecimento: meio cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 105-115
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme, para terreno fechado
- Tamanho do arbusto: alta
- Altura do arbusto, cm: 180
Você pode comprar tomates para a mesa ou pode cultivá-los em seu site. Essas frutas são sempre suculentas e saborosas. Maduro e aromático. Uma das variedades populares em nosso país é Babushkino. Facilidade de cultivo, manutenção mínima e bons rendimentos tornaram isso possível.
História de criação
Criei a planta Blokin-Mechtalin Vasily Ivanovich. A variedade foi aprovada para uso apenas em 2019.
Descrição da variedade
A variedade descrita é indeterminada, adequada para cultivo ao ar livre, bem como para estufas e estufas.
A variedade descrita requer necessariamente formação e liga para que os arbustos não caiam ao solo. Quando uma planta é formada, duas a três hastes são formadas. A inflorescência é simples, a primeira aparece acima da 9ª folha, todo o resto - após 2-3 folhas. O pedúnculo tem uma articulação.
Os arbustos de Babushkino são altos, atingem 1,8 m, a folhagem é de comprimento médio, a sombra é verde escura.
As principais qualidades da fruta
Tomates desta variedade são ótimos para cozinhar:
pastas;
suco;
ketchup.
Eles são deliciosos frescos.
Quando totalmente maduro, Babushkino torna-se uma rica tonalidade vermelha com uma tonalidade rosa. Os frutos podem crescer até 600 gramas. Os tomates de babushkino têm uma leve nervura, são achatados e redondos.
Tomates dessa variedade podem rachar quando maduros demais.
Características do sabor
A polpa dentro do tomate é densa, tem um sabor adocicado, mas há uma acidez leve e moderada.
Amadurecimento e frutificação
O tomate Babushkino amadurece totalmente nos arbustos em 115 dias a partir do momento em que as sementes são plantadas.
Produção
Esta variedade é considerada de alto rendimento. Indicadores: 18-22 kg / m2.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
No final de fevereiro ou início de março, as mudas são geralmente plantadas para mudas. Os arbustos são transplantados para uma estufa no final de abril ou início de maio.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
O produtor deve seguir o esquema de plantio. Com esta variedade, fica assim: 4 plantas por m2, 40x60 cm.
Crescendo e cuidando
O cultivo de tomates de Babushkino a partir de sementes leva de 6 a 8 semanas, desde a semeadura até o transplante. Começar muito cedo dentro de casa resulta em mudas de pernas compridas e crescidas demais.
As sementes de tomate são muito pequenas e, se você plantá-las muito fundo, podem nunca romper. Semeie-as até 5 mm de profundidade, cobrindo-as levemente com uma mistura fértil umedecida.
Mudas fortes e saudáveis precisam de muita luz. Quando há muito pouco, as mudas começam a se esticar para cima. É melhor enviar os vasos para uma janela ensolarada.
O segundo ponto importante é a umidade. O alagamento é uma das maneiras mais rápidas de destruir as mudas de Babushkino, portanto, você precisa monitorar a umidade do solo constantemente. O solo deve estar ligeiramente úmido. Depois que as sementes são semeadas, um oleado é usado para cobrir o solo. Acontece algo como uma pequena estufa. Assim que as sementes germinam, a película é retirada para que o ar circule livremente pela folhagem.
A circulação do ar é importante não apenas ao cultivar mudas saudáveis, mas também mais tarde, quando o tomate cresce no solo, então eles fazem a poda oportuna e enteado Babushkino.
Duas semanas depois de os tomates serem colocados no solo, as folhas inferiores são todas removidas. Essa medida preventiva pode reduzir a probabilidade de muitas doenças fúngicas posteriormente.
Quanto aos enteados, muitos deles são formados nesta variedade, se não forem removidos, o arbusto torna-se largo, muito frondoso. Como resultado, não apenas a umidade é retida dentro da planta nas folhas, mas os brotos extras começam a puxar os nutrientes para si.
Os fertilizantes de liberação lenta são adequados para o tomate de Babushkino. Eles fornecem as substâncias necessárias dentro de algumas semanas após o plantio no solo. Você pode complementar esses curativos com um fertilizante orgânico solúvel em água, aplicado pela metade da taxa recomendada a cada 12-14 dias. Estrume animal é ideal para tomates.
No início, Babushkino vai precisar de muito nitrogênio, já que os arbustos são altos. Pode ser usado até que as inflorescências comecem a se formar. No próximo estágio de crescimento, o nitrogênio é removido para que uma grande quantidade de folhagem em excesso não se forme e todas as forças vão para os frutos.
No período em que o tomate começa a amadurecer, eles mudam para curativos de fósforo e potássio. Eles ajudam a melhorar a imunidade, permitem que a planta forme tomates de alta qualidade.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
O tomate babushkino não tem resistência às doenças mais comuns, portanto, o tratamento preventivo é fundamental.
A luta contra o murchamento bacteriano dos tomates cultivados em solo contaminado é difícil. A rotação de culturas com plantas não suscetíveis como milho, feijão e repolho por pelo menos 3 anos fornece algum controle. Não use pimentas, berinjelas, batatas ou girassóis nesta rotação. Remova e destrua todo o material vegetal contaminado na estufa ou no campo.
A requeima precoce é um problema para a variedade Babushkino. Para reduzir a gravidade da doença, teste o solo do seu jardim anualmente e mantenha os níveis de potássio adequados. O tomate precisará ser pulverizado com nitrato de cálcio mensalmente para um bom crescimento. Se a doença for suficientemente grave, vale a pena escolher um dos seguintes fungicidas: mancozebe, clorotalonil ou preparações de cobre.
Para minimizar o problema da requeima, as seguintes recomendações devem ser seguidas ao cultivar a variedade descrita.
Mantenha a folhagem seca.
Deixe espaço extra entre as plantas e evite regar, principalmente no final do dia.
Compre sementes e mudas certificadas sem doenças.
Eles destroem as ervas daninhas da família das beladuras ao redor do tomate.
Não adubar o solo com batatas podres.
Arrancar e destruir plantas doentes.
Para combater manchas bacterianas, evite áreas que foram plantadas com pimenta no ano anterior. Não permitir a irrigação aérea, a umedecimento do solo é realizada por gotejamento ou irrigação por sulco. Todo o material vegetal doente é removido. Pulverize fungicida de cobre Babushkino, que proporciona um bom controle sobre doenças bacterianas.
Se os tomates de Babushkino sucumbem à necrose do núcleo, as plantas doentes, incluindo as raízes, são cuidadosamente removidas e descartadas. Esta doença é exacerbada pelo uso excessivo de fertilizantes de nitrogênio no início da temporada, por isso é melhor verificar o solo para a aplicação adicional de nitrogênio.
Regiões em crescimento
Considerando que a variedade Babushkino é cultivada com grande sucesso em estufas, é comum na maioria das regiões do nosso país. Não se trata apenas dos Urais e da parte central, mas também do Extremo Oriente, diferentes regiões da Sibéria. Resultados bastante bons estão sendo alcançados no sul.