- Autores: Motov Victor Mikhailovich, Ostanina Olga Borisovna, Kharitonov Sergey Evgenievich (Rússia)
- Ano de aprovação: 2015
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: universal
- Período de amadurecimento: cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 83-90
- Condições de cultivo: para terreno aberto
- Tamanho do arbusto: subdimensionado
- Altura do arbusto, cm: 40-60
O Tomato Ascetic é capaz de agradar aos jardineiros e jardineiros mais exigentes. Mas antes de se apressar para cultivá-lo, você precisa descobrir as sutilezas e nuances básicas. O esquema de plantio e os princípios de cuidar de tal planta também são importantes.
História de criação
Asceta é uma cultura completamente nova. Seu uso está autorizado em 2015. Os autores do desenvolvimento foram os criadores russos Mokhov, Kharitonov e Ostanina.
Descrição da variedade
Ascética é uma variedade universal determinante. Suas qualidades são boas o suficiente para o cultivo, mesmo em áreas agrícolas arriscadas. Os arbustos atingem uma altura máxima de 0,4-0,6 m. Deve-se notar que esta é uma cultura padrão típica.
As principais qualidades da fruta
Como é típico para outros tomates, os frutos maduros Ascetic têm um tom vermelho rico. O peso de um espécime varia de 80 a 100 G. A maciez da pele também pode ser considerada uma característica. Afirma-se que alguns frutos podem atingir a massa de 150 g, sendo divididos em um grande número de câmaras.
Características do sabor
Segundo histórias de agricultores e provadores, a variedade deixa uma impressão favorável. O sabor do tomate vai deliciar até as pessoas mais exigentes. O asceta pode competir em desempenho gastronômico com qualquer outro tomate de campo aberto. É utilizado fresco e na preparação de saladas.
Amadurecimento e frutificação
As descrições indicam que o Asceta amadurece cedo. Os frutos demoram 83 a 90 dias para atingir a maturidade. Mesmo nos Urais, será possível fazer a colheita já em meados de julho. Na faixa do meio, às vezes acontece que se festeja com frutas ainda mais cedo.
Produção
A cultivar é considerada uma planta prolífica. Até 3,5 kg de tomates amadurecem em 1 arbusto por temporada. Mas esse resultado só é alcançado com a implementação escrupulosa de normas agrotécnicas. Em condições desfavoráveis, a cobrança pode não atender às expectativas.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
É necessário semear em recipientes não antes de 10 de abril. Em condições climáticas desfavoráveis, este período terá que ser adiado novamente. Deve-se notar que a planta tolera clima frio bastante severo, mas isso se aplica apenas a arbustos adultos, e não a sementes ou crescimento jovem.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Os requisitos de plantio para esta variedade são tradicionais - por 1 sq. m coloque não mais do que 4 plantas. Se precisar de uma manutenção mais cuidadosa, típica de uma horta normal, você pode se limitar a 3 arbustos. A distância entre as sementes em recipientes de mudas também é determinada como regra geral.
Crescendo e cuidando
Não há necessidade de amarrar o arbusto ascético aos suportes do arbusto ascético. O uso de fertilizantes minerais complexos é encorajado. Uma solução alternativa é usar azophoska, independentemente combinado com sulfato de potássio, sulfato de magnésio e oligoelementos. Para 1 m2 de terreno, são usados 40 g da composição complexa e 10 g de sulfato de magnésio. Com a alimentação de outono com matéria orgânica podre, a alimentação de minerais no verão praticamente não é necessária, e você pode limitar-se a regar regularmente.
É aconselhável cultivar o asceta em materiais de cama pretos como o lutrasil. Esta solução permite a retenção de umidade e protege as raízes do calor excessivo. Além disso, os materiais de cobertura garantem a rejeição da liga. Apesar de não haver necessidade de modelagem especial, recomenda-se retirar todos os enteados até a 1ª mão. Não há mais sutilezas aqui.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A cultura pode resistir com sucesso à requeima. As medidas de proteção, se necessárias, serão mínimas. Praticamente não há informações sobre resistência a outras doenças. Portanto, é necessário proteger a cultura de outras infecções e insetos nocivos de maneiras estabelecidas. Um papel importante é desempenhado pelos tratamentos preventivos com medicamentos de marca especial de acordo com as instruções (meios improvisados são ineficazes).
Regiões em crescimento
O tomate Ascético é zoneado para a zona de cultivo de risco.Ele pode ser cultivado com segurança nas regiões do norte da Federação Russa. As únicas exceções são áreas com condições especialmente extremas, incluindo permafrost. Diante disso, o cultivo de tal tomate na zona temperada e na zona média, especialmente nas regiões do sul, não é difícil. A diferença diz respeito apenas às dificuldades com a capa.