- Autores: Mashtakov A. A., Mashtakova A. Kh., Strelnikova T. R., Mashtakov N. A.
- Ano de aprovação: 2005
- Categoria: híbrido
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo fresco
- Período de amadurecimento: cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 105-107
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Marketability: Alto
- Transportabilidade: Sim
O determinante tomate Andrômeda ocupa uma das posições de liderança entre os representantes do tomate nas coleções mundiais. O híbrido possui alto rendimento, resistência ao gelo, despretensão e excelente sabor. A combinação de todos esses parâmetros explica a alta e constante demanda por sementes. As frutas são consumidas frescas, seu sabor combina bem com outros vegetais, ervas e até frutas.
História de criação
Jardineiros e fazendeiros devem o surgimento de um híbrido notável ao trabalho dos criadores A. A. Mashtakov, A. Kh. Mashtakova, T. R. Strelnikov, N. A. Mashtakov. Ano de aprovação para uso 2005.
Descrição da variedade
Um arbusto poderoso e bem frondoso de até 80 cm de altura em terreno aberto e mais alto em estufas pertence ao grupo dos tomates determinantes. A planta é recoberta por folhas alternadas dissecadas pinnadamente de tamanho médio, de cor verde escuro, com um leve tom prateado. As flores amarelas são coletadas em uma inflorescência simples, que é colocada após a quinta folha. Todos os subseqüentes são formados em 1-2. O cacho cresce de cinco a sete tomates presos ao talo articulado. Os frutos destacam-se pela alta transportabilidade e boa apresentação com rendimento de até 99%. A planta é caracterizada por um curto período de crescimento, um número médio de brotos e necessidade de parar o ponto de crescimento. O tomate é cultivado em um suporte ou treliça. O amadurecimento simultâneo dos frutos permite a colheita com cachos inteiros.
As principais qualidades da fruta
Os frutos arredondados ou achatados, ligeiramente nervurados, com peso de 64-100 gramas, são tingidos na fase de maturação técnica e final com intensa tonalidade laranja-dourada, o que se explica pelo alto teor de beta-caroteno.
Características do sabor
Coberto por uma pele densa e oleosa, o tomate distingue-se por um sabor doce equilibrado com uma ligeira acidez e um agradável aroma suave. A quantidade de matéria seca em porcentagem atinge 4-5,3, o índice açúcar-ácido é 1,7-3,2%.
Amadurecimento e frutificação
Andromeda pertence à categoria de maturação precoce - o período de maturação declarado é de 105 a 107 dias. A colheita começa em meados de julho - meados de setembro.
Produção
Em campo aberto, eles coletam 6-7 kg, em casa de vegetação, 9-11 kg por metro quadrado.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
A semeadura das mudas é realizada em março, plantada em estufa em abril, em campo aberto em maio, se estivermos falando das regiões do sul para as quais o híbrido foi criado.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
As mudas são plantadas no esquema de 3 raízes por metro quadrado ou na distância de 60x40 cm.
Crescendo e cuidando
Para o cultivo em terreno aberto, prepare um local ensolarado, solo bem drenado e com nível neutro de acidez do solo. O plantio das mudas é realizado 55-60 dias após a emergência das mudas, preparando-se as covas de plantio de acordo com o esquema adotado. O solo escavado é enriquecido com matéria orgânica e fertilizantes minerais complexos. Os poços são cavados em uma pá de baioneta, as estacas são instaladas imediatamente se as plantas forem cultivadas em um suporte. Após o plantio, o solo é compactado, derramado bem e solto um dia depois. O cuidado adicional consiste em regar oportunamente antes do início do período de amadurecimento, capinar, afrouxar, formar um arbusto em 1-2 brotos, beliscar, alimentar.
Quanto à introdução de nutrição adicional, este evento é realizado pelo menos três vezes:
fertilizantes de nitrogênio são aplicados durante o período de crescimento da massa vegetativa;
as preparações de fósforo-potássio são usadas durante o brotamento;
durante o derramamento das frutas, os tomates são alimentados com tintura fermentada de urtiga e ervas daninhas com a adição de sobras de pão.
Durante as escavações de outono, a terra é enriquecida com húmus, solo preto e composto. O afrouxamento do solo pode, e até desejável, ser substituído por cobertura morta, que não apenas protege o solo de secar e rachar, mas também evita a evaporação da umidade.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
O tomate apresenta boa resistência ao mosaico viral do tabaco (TMV), porém, é tolerante a muitas outras doenças, sendo necessário realizar tratamentos preventivos oportunos com medicamentos antifúngicos.
Resistente a condições climáticas adversas
Andromeda tolera muito bem uma onda de frio de curto prazo.
Regiões em crescimento
O híbrido é adaptado para cultivo nas regiões do Cáucaso do Norte e da Terra Negra Central.