- Autores: Kachainik V.G., Gulkin M.N., Karmanova O.A., Matyunina S.V.
- Ano de aprovação: 2015
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo in natura, para decapagem e enlatamento, para conservas de frutas inteiras
- Período de amadurecimento: meio cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 108-112
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Transportabilidade: Boa
- Tamanho do arbusto: alta
Se você quiser plantar em sua própria plantação uma variedade de tomate que tenha um sabor adocicado agradável e não exija os devidos cuidados, então o tigre de Amur é exatamente o que você precisa.
Descrição da variedade
Esta variedade é classificada como indeterminada. É uma planta alta que pode atingir os 180-200 cm de altura, a folhagem é de tamanho médio e de cor verde escuro. As inflorescências nos arbustos são intermediárias. O primeiro aparece entre 8 e 9 folhas, todos os outros - a cada 1-2 folhas.
As principais qualidades da fruta
As frutas podem ser consumidas frescas e para conservação. Os frutos suportam muito bem o transporte.
Em um estado imaturo, a cor do tomate tigre Amur será verde, com listras claras. Quando maduro, a cor muda para vermelho e as listras ficam amarelas. Todas as frutas são grandes, pesando de 150 a 200 gramas, algumas podem crescer até 400 gramas. Os tomates são achatados e redondos, com nervuras na base. De 3 a 5 frutos são formados no pincel.
Características do sabor
A polpa dos tomates Amur Tiger é suculenta, carnuda e o sabor é doce.
Amadurecimento e frutificação
Esta variedade intermediária amadurece após o plantio nos dias 108-112. Frutando por muito tempo, a vindima inicia-se nos meses de julho a agosto.
Produção
O tigre Amur é uma planta de alto rendimento, sua taxa é de 9-12 kg / m2 (em uma estufa).
Momento de plantio de mudas e plantio no solo
Em meados de março, você pode começar a semear o tigre de Amur para as mudas. O pouso no solo é realizado no início de maio. Se a planta for plantada em uma estufa, as mudas são transferidas em meados de maio.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
São plantadas 4-5 plantas por metro quadrado de solo, a distância entre elas deve ser de 50 centímetros.
Crescendo e cuidando
Para plantar no solo, use um local ensolarado. Se o desembarque for feito em região de clima temperado, deve-se escolher um local onde o sol permaneça por pelo menos 6 horas. E, ao contrário, nas regiões do sul para o tigre de Amur, eles procuram uma área com sombra, caso contrário, os raios escaldantes não apenas evaporam rapidamente a umidade, mas também queimam as folhas.
Esses tomates crescem bem em solo ligeiramente ácido. O ácido ácido pode lixiviar o cálcio da planta, o que leva à decomposição das flores. O produtor deve manter o pH na faixa de 6,0 a 6,8. Se o indicador for maior, você pode derramar o solo com café e água. O mulch da agulha do pinho também é adicionado.Quando a leitura está abaixo de 6,0, é usada cal dolomita ou calcita.
O tigre de Amur deve ser imobilizado, amarrado e moldado. Sem instalar suportes durante a formação dos frutos, o arbusto cairá ao solo, portanto, à medida que a variedade cresce, é necessário amarrá-la regularmente. A rega profunda ajuda a fortalecer o sistema radicular. Evite regar em cima da cabeça e à tarde. Nesse caso, é melhor usar a irrigação por gotejamento.
O solo é coberto com cobertura morta 5 semanas após o plantio para reter a umidade e controlar o crescimento de ervas daninhas. Os tomates-tigre de Amur precisam de um nutriente rico em matéria orgânica. Se o produtor não fizer seu próprio composto, deve-se usar composto comprado em loja. Você precisará de 25 a 40 kg por metro quadrado. É despejado em uma camada de 6 a 8 cm, antes de plantar as mudas no solo vale a pena jogar um punhado de cascas de ovo no fundo da cova de plantio. Os tomates são alimentados com fertilizante líquido algumas semanas após o plantio e a cada duas semanas daí em diante.
O tigre Amur criado em uma estufa requer alta umidade (80-90%) durante o dia. À noite, deve ser moderado (65-75%). Se este valor for superior a 90 e inferior a 65%, pode ocorrer apodrecimento das flores. Você pode lutar contra a decadência com métodos populares. Para fazer isso, adicione uma colher de sopa de suco de limão a 4 litros de água. A solução é fervida e borrifada com folhas e terra ao redor. O procedimento é repetido a cada três dias.
Se as flores não se formarem nos arbustos de tigre de Amur, provavelmente as plantas não estão recebendo sol ou água suficiente. Também pode estar relacionado às altas temperaturas diurnas. Se uma variedade produz muitas flores, mas não frutos, falta luz, água ou fica muito fria à noite. Outro motivo é a falta de polinizadores (abelhas). A baixa umidade também pode afetar a polinização.
A melhor prevenção contra a requeima e outras lesões é o desbaste dos arbustos e a poda oportuna de enteados. Quanto mais tempo a umidade permanecer nas folhas, maior será a probabilidade de infecção fúngica. Assim que as mudas atingirem a altura de 20 centímetros, todas as folhas inferiores devem ser retiradas. É com eles que geralmente começa a infecção da planta.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
O tigre de Amur deve ser tratado de insetos e doenças, se você quer que seu trabalho valha a pena. As úlceras bacterianas podem se tornar um dos principais problemas.É preciso lidar com isso antes mesmo de plantar mudas. Não plante o tomate tigre Amur onde a erva-moura costumava crescer. O local deve ser limpo de ervas daninhas de alta qualidade.
A antracnose é aliviada por sprays de cobre líquido e pós de enxofre usados semanalmente, começando com a folhagem no início da primavera. É melhor pulverizar as plantas de manhã cedo. Além disso, você deve sempre ter óleo de nim à mão, pois é um tipo orgânico e multiuso. Seu uso previne doenças fúngicas e, se aplicado precocemente, esse remédio pode interromper o fungo logo no início.
O cuidado adequado com o tigre de Amur é a melhor maneira de prevenir a requeima. O produtor deve remover detritos e ervas daninhas com o tempo, bem como plantar o tomate de forma a garantir a circulação de ar adequada. Esta variedade é sempre regada na base e não no caule. Os fungicidas orgânicos à base de cobre também são úteis. O procedimento de pulverização é realizado em um dia seco. Após alguns dias, é necessário remover os ramos inferiores e repetir o tratamento após 1-2 semanas.