- Autores: EUA, Wild Boar Farms, Brad Gates
- Sinônimos de nomes: Jóia de Ametista, Ametista Preciosa, Tesouro Violeta
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: universal
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Tempo de amadurecimento, dias: 110-115
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas
- Tamanho do arbusto: tamanho médio
- Altura do arbusto, cm: 160 - 180
Na hora de escolher sementes de tomate para plantar no país, você sempre quer que a variedade reúna as qualidades mais necessárias - ótimo sabor e aroma, alto rendimento e facilidade de manutenção. Todas essas propriedades são possuídas pela Jóia de Ametista - tomates, que será discutida a seguir.
História de criação
Os tomates da variedade Amethyst Jewel foram criados na Califórnia pelo criador americano Brad Gates, Wild Boar Farms. O nome original é Amethyst Jewel. Você também pode encontrar nomes como Ametista Preciosa e Tesouro de Ametista. Na criação da casta, pretendeu-se obter um tomate que fosse igualmente adequado tanto para cultivo em campo aberto como protegido, bem como para atrair a atenção dos compradores com uma cor invulgar da fruta.
Descrição da variedade
A joia de ametista é uma variedade versátil e indeterminada, adequada para cultivo em estufas e ao ar livre. Distingue-se pelo seu crescimento alto: um arbusto poderoso, extenso, de folhas médias em terreno protegido atinge a altura de 180 cm, ao ar livre - até 160 cm. Tem uma inflorescência simples. Requer ligas, fixação e modelagem. O número de hastes durante a formação é 2.
A variedade tem boa imunidade, é resistente a muitas doenças, inclusive as comuns entre os tomates: bacteriose, mosaico, manchas, requeima. Os frutos não são suscetíveis a rachaduras, portanto, alta qualidade de conservação e transportabilidade são características da Jóia de Ametista. A safra colhida pode ser armazenada por até 15 dias. O objetivo é universal. Pode ser consumido fresco, bem como utilizado para enlatar e preparar uma variedade de pratos culinários.
As principais qualidades da fruta
Os frutos da Jóia de Ametista são representados por tomates grandes, redondos e ligeiramente achatados. O peso de uma cópia pode ser 350-800 ge às vezes até mais. Até 5-6 tomates são formados no pincel. Os tomates têm uma pele densa e macia, altamente resistente a fissuras. Têm uma cor interessante: o fruto verde é de cor vermelho-rosa com ombros azul-púrpura. No processo de maturação, a depressão perto do pecíolo torna-se quase preta com uma transição suave e suave de púrpura claro para um ápice rosa. No corte, a polpa apresenta-se brilhante, brilhante, suculenta, densa, de cor vermelha ou rosa intenso.
Características do sabor
Os tomates da variedade Ametista Jewel apresentam um agradável sabor adocicado com leve acidez e notas frutadas. Perfeito para consumo fresco. Acompanha bem outros vegetais nas saladas de verão.
Amadurecimento e frutificação
A variedade de joias de ametista pertence à estação intermediária. A primeira colheita pode ser obtida já após 110-115 dias a partir do momento da semeadura, desde que seja cultivada em estufas. Difere na frutificação de longo prazo: até setembro em campo aberto, em estufa - ainda mais.
Produção
A joia de ametista é uma variedade de alto rendimento. De um arbusto, você pode obter até 7 a 9 kg de frutas. Até 8 tomates crescem em uma escova.
Momento de plantio de mudas e plantio no solo
A semeadura da Jóia de Ametista para mudas deve ser feita 70 dias antes do transplante em campo aberto.Durante esse tempo, as mudas ganharão força e estarão totalmente prontas para serem transferidas para um local de crescimento permanente.
O cultivo de mudas requer taças de turfa ou outros recipientes, bem como solo especial. Pode ser adquirido na loja pré-fabricado ou feito por si misturando 1 parte de húmus, 1 parte de turfa, 1 parte de areia e 2 partes de terra. Será útil adicionar um fertilizante mineral complexo para tomates à mistura preparada.
Se as sementes forem compradas em uma loja especial, você pode semeá-las imediatamente. Se você usar sementes de sua própria coleção, antes do plantio, elas devem ser desinfetadas por imersão em uma solução fraca de permanganato de potássio por 20 minutos.
As sementes são semeadas a uma profundidade não superior a 8 mm. Se o plantio for planejado não em vasos separados, mas em caixa, deve-se observar uma distância de 6 a 7 cm entre as mudas. Após o plantio, o solo deve ser umedecido, e a seguir os vasos devem ser retirados para um local quente e seco Lugar, colocar. É importante monitorar a irrigação - o solo não deve secar, mas a umidade muito alta se tornará destrutiva - as sementes apodrecerão e não haverá brotos.
Os primeiros brotos devem aparecer uma semana após a semeadura. Eles precisam de muita luz, então os vasos devem ser colocados no parapeito da janela. Iluminação adicional com lâmpadas especiais pode ser organizada se o horário de verão for inferior a 9 horas. A sala onde as mudas estão localizadas deve atender aos seguintes requisitos:
temperatura do ar +23 graus;
umidade do ar dentro dos valores normais (40-60%);
falta de correntes de ar e luz solar direta.
Não se esqueça de regar regularmente na raiz com água morna, sedimentada ou filtrada. A colheita em vasos individuais é realizada um mês após a semeadura. A muda é enterrada no solo até as folhas cotiledonares.
Antes do plantio em terreno aberto, as mudas devem ser adaptadas às novas condições ambientais futuras por meio do endurecimento. Algumas semanas antes do transplante, os vasos devem ser levados ao ar livre por um período de 1 a 10 horas, e o tempo deve ser estendido suave e gradativamente para que as mudas se acostumem suavemente com a diferença de temperatura.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
O transplante para campo aberto é realizado aproximadamente 70 dias após a semeadura. Deve-se observar a distância entre as mudas, igual a 50-60 cm.
Crescendo e cuidando
Duas semanas após o plantio, é necessário alimentar as plantas com fertilizantes orgânicos. Excrementos de frango são ótimos. É necessário preparar uma solução da seguinte maneira: diluir 600 g de fezes em 1 balde de água.
A variedade requer fertilização com fertilizantes minerais complexos na fase de formação de botões e floração. Você deve comprar uma composição especial para tomates. Adicione novamente o complexo mineral durante o período de frutificação.
O poderoso arbusto da Jóia Violeta precisa de liga, pinça e modelagem. A primeira pinçada deve ser realizada 14 dias após o plantio em campo aberto, sendo repetida a cada 2 semanas.A formação é realizada em 2-3 hastes. Tudo isso é necessário para aumentar os rendimentos. No final do verão, recomenda-se beliscar o topo do arbusto em crescimento para permitir que os frutos restantes amadureçam.
Recomenda-se cultivar a gema Ametista em campo aberto em um clima típico da Rússia central, já que esta variedade não tolera muito bem o calor. As temperaturas do ar acima de 25 graus podem ser fatais para esses tomates.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.